Alimentação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Alimentação

Cabra Nossa De Cada Dia

ASSOCIAÇÃO PROJETO CABRA NOSSA DE CADA DIA

Num período de grande seca (1989-1993), a pobreza, a miséria e o alto índice de mortalidade infantil se alastravam em grande parte do município de Sobral. Várias providências foram tomadas como distribuição de cestas básicas, sopas, etc. Algumas idéias foram sugeridas como criação de frangos e abelhas como idéia principal, mas a criação de cabras foi a proposta vencedora. A cabra por ser um animal de pequeno porte e fácil adaptação ao clima semi árido do nordeste, e o leite de cabra supriria a redução da mortalidade infantil, fato consumado posteriormente ao longo dos anos. Em julho de 1993 foi criado o Cabra Nossa de Cada Dia. Hoje 23 anos depois é um caso de sucesso.

Temas: Saúde Alimentação Ver mais

Campo Ativo

Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas

Estimular processos alternativos de assessoria técnica, com base na agroecologia e convivência com o semiárido brasileiro, para famílias agricultoras.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Casa De Farinha Construída De Barro

Elementos da Natureza

A farinha de mandioca é a base alimentar de populações tradicionais em todo o território brasileiro e as casas de farinha são as estruturas presentes em todo o país. No litoral de São Paulo, as casas de farinha são construídas com barro e as comunidades caiçaras foram responsáveis pela manutenção desta tecnologia. Atualmente, o feitio da farinha está rareando, e com isso estão desaparecendo as casas de farinha. A tecnologia social proposta é uma versão moderna das casas de farinha, que destaque o conhecimento tradicional, aliado a técnicas modernas. Desta forma, promova a segurança alimentar, o conhecimento tradicional, a transmissão de conhecimentos entre gerações e a resistência cultural.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Casa De Farinha Móvel

INSTITUTO SOCIO ECONOMICO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Casa da farinha móvel é uma tecnologia simples é eficaz de fácil utilização, sob sistema de deslocamento em reboque para ser puxado por veículo utilitário com fácil deslocamento na comunidade ou região onde tenha produtores rurais envolvidos com a atividade de mandiocultura, o conjunto de equipamentos tem a capacidade média produção de até 10 a 16 sacos de 50 kg /dia, todos equipamentos para realizar o processamento da mandioca para transformação em farinha foram dimensionados para facilitar a operação sem causar esforço físico necessitando apenas de duas pessoas para realizar todas etapas: descascamento da mandioca automático com ralador elétrico, prensa com cesto manual, ralador automático e forno de torrar da farinha mecânico com sistema de paletas mexedor de farinha. Fazemos projetos por encomenda de acordo as caracateristicas locais da comunidade a ser atendida, atualmente temos 04 opções: 1- casa de farinha compacta/mini casa de farinha( ideal para comunidades tradicionais e riberinhas e quilombolas). Com produção de 05 sacas de farinha dia 2- Casa de farinha modelo 1.0 - Ideal para associações e cooperativas de agricultores e empreendedores rural com produção de entre 08 a 10 sacas de farinha dia 3 -Casa de farinha modelo 2.0 - Processa farinha e goma/polvilho com capacidade média de 10 a 15 sacas de farinha por dia e 40 kg de goma/polvilho por hora. 4 - Montamos seu projeto exclusivo de acordo sua necessidade e realidade local

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Cisterna Calçadão Para Potencialização De Quintais Produtivos

Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semi-Árido

A tecnologia cisterna-calçadão consiste em um espaço de 200m2 para captação de água da chuva e reservatório com capacidade para 52mil litros e tem como finalidade armazenar água para a produção de alimentos, plantas medicinais e criação de pequenos animais potencializando os quintais produtivos.

Temas: Alimentação Recursos Hídricos Ver mais

Cisterna Chapéu Do Pe. Cícero

Associação Cristã de Base

A Cisterna Chapéu do Padre Cícero é uma tecnologia social de convivência com o semiárido desenvolvida no intuito de ampliar o acesso à água para produção de alimentos em pequenas propriedades rurais. A cisterna tem capacidade para armazenar 52 mil litros de água. Ocupa área de 80 m². Possui calçadão em formato circular, construído ao redor da cisterna. Esse conjunto: cisterna e calçadão circular assemelha- se a um chapéu. De onde surgiu o nome da tecnologia: Cisterna Chapéu do Padre Cícero. O teto da cisterna também serve como área de captação de água das chuvas, a qual escorre para seu interior através de fendas nas bordas.

Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais

Cisterna Enxurrada Para Água De Uso Na Produção De Alimento

Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

A tecnologia Cisterna Enxurrada consiste em um reservatório de água, de formato cilíndrico, com capacidade para 52 mil litros, provida de decantadores, e tem sua estrutura fundamentada no uso de placas de areia e cimento. A água das chuvas é captada num terreiro, estrada ou córrego, passa pelo decantador que nada mais é do que uma caixa de retenção de sedimentos, adentra a cisterna por meio de canos, e destina-se ao uso na produção de alimentos através do cultivo de hortas, pomares, plantas meidicinais, e criação de animais de pequeno porte, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional de famílias no Semiárido brasileiro.

Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais

Cliquealimentos.com.br - Doação De Alimentos Pela Internet

Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul

Uma moderna tecnologia desenvolvida na internet. De um lado, o internauta acessa o site cliquealimentos.com.br e concretiza a doação de 1 kg de alimento com apenas um clique, gratuitamente; de outro, uma empresa parceira patrocina a doação. Em 10 anos, a tecnologia doou 7.000.000 Kg para mais de 900 entidades.

Temas: Alimentação Saúde Ver mais

Coleção Educação E Relações Raciais: Apostando Na Participação Da Comunidade

Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação

A Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar tem por objetivo contribuir para que as escolas desenvolvam um processo de autoavaliação participativa sobre a implementação da lei 10.639, ampliem a roda de pessoas e coletivos envolvidos com a superação do racismo e de outras discriminações e construam um plano de ação estratégica que gere transformações efetivas no cotidiano escolar.A proposta também visa reconhecer, potencializar e articular ações já desenvolvidas por escolas, secretarias de educação, universidades e grupos e organizações da sociedade civil destinadas a promover uma educação antirracista e não discriminatória.

Temas: Alimentação Educação Ver mais

Colostro Bovino: A Redescoberta De Um Alimento Humano Funcional E Nutracêutico

Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS)

Aproveitamento do colostro bovino na alimentação humana. Alimento de alto valor nutricional desprezado no Brasil devido a uma proibição equivocada do consumo humano na legislação Brasileira desde 1952. O colostro é produzido pela vaca por 5 dias em volume superior ao que o bezerro pode consumir sendo o excedente, (media de 50 litros) era jogado no lixo. Descobrimos que o colostro é utilizado no mundo inteiro como alimento funcional e nutracêutico, suplemento alimentar e medicamento. Assim, começamos o trabalho de estudar, divulgar e apresentar formas de utilizar este valioso alimento. Paralelo a isso trabalhamos politicamente na mudança da legislação brasileira que ocorreu em 29/03/2017. O trabalho tem continuado, divulgando alimentos produzidos com colostro em eventos, exposições, fazendo palestras, participando de seminários. Este ano surgiu o interesse de um grupo de alimentos do Rio Grande do Sul em produzir colostro em Pó para uso humano.As tratativas junto a ANVISA e MAPA estão em andamento..

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Fale Conosco