Alimentação

Alimentação

Pais – Produção Agroecológica Integrada E Sustentável

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional)

Tecnologia Social de apoio à agricultura familiar, inspirada na experiência de pequenos produtores da localidade de Brejal, município de Petrópolis (RJ), que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos, com a preocupação de preservar o meio ambiente.

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Palmhaste: Ferramenta De Coletas De Frutos Das Espécies De Palmeiras

Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)

A Palmhaste é uma ferramenta para coleta eficiente e segura de cachos de espécies de palmeiras com até 18 metros de altura. Vantagens multissetoriais: Diminui o desgaste físico e evita acidentes graves dos coletores de palmeiras; permite maior eficiência nas coletas e aumento da produtividade; proporciona melhor aproveitamento dos frutos; contribui para diminuição da supressão das palmeiras de porte elevado e difíceis de serem coletadas; incentiva o extrativismo sustentável. É uma TS de muito interesse dos extrativistas e produtores rurais. Diversas unidades já foram disseminadas em organizações sociais para uso nas comunidades rurais e extrativistas no Estado do Amazonas.

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Pão Para Todos: Módulos-Piloto De Espaços Físicos Equipados

Associação de Vilas: “É Preciso Repartir o meu Viver com Todos”

A Tecnologia Social tem o objetivo de formar indivíduos de comunidades pobres para trabalharem com panificação, tentando ajudar na solução do problema da falta de alimentos nesses locais. A formação é feita por meio de oficinas.

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Peixe Na Mesa, Planta Na Mata

Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres)

A Associação de Agricultores Familiares da Comunidade do Espírito Santo, ASAFACES, de origem quilombola, se destaca pela produção agrícola de baixo impacto ambiental, sendo 04 as propriedades que se destacam na produção agroecológica. O projeto buscou aprimorar a agricultura integrada agroecológica, implantando a piscicultura do peixe nativo lambari, a olericultura, a produção de mudas de espécies nativas e a produção de energia solar, que movimenta o sistema de recirculação e filtragem da água da piscicultura, sendo esta utilizada para a irrigação das hortas e das mudas. Tais sistemas produtivos são ensinados a jovens e adultos da comunidade, aumentando a produção de alimentos saudáveis

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Percurso Sensorial

Associação Slow Food do Brasil

O percurso sensorial é uma ferramenta para trabalhar a relação das pessoas com os alimentos. Tem o objetivo de despertar as pessoas para perceberem as qualidades sensoriais, culturais e ecológicas dos alimentos. Para isso, foi dado um viés educativo e lúdico à análise sensorial, usada no setor de alimentos e bebidas. A atividade se divide em 6 bases, uma para cada sentido e uma polissensorial, estimulando que os alimentos sejam vivenciados com todos os sentidos. Serve para todas as idades e públicos, e se adapta a cada contexto e região com seus produtos locais, sensibilizando o público para um novo olhar pro alimento, atuando na promoção da educação alimentar e do gosto.

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Permacultura Urbana - P.u. : Ecologia No Dia A Dia Das Grandes Cidades

Instituto de Permacultura EcoVida São Miguel

O curso de Permacultura Urbana encontra-se na 6ª Edição e visa levar às grandes cidades soluções factíveis e eficazes para as principais e cruciais necessidades dos assentamentos humanos sustentáveis: saneamento ecológico, utilização de energia alternativa, autonomia no abastecimento de água e autossuficiência alimentar. Busca incentivar formas alternativas de vida pela mudança de práticas, hábitos e costumes do dia-a-dia e, para isso, utiliza metodologias participativas e de autogestão. Os princípios, as técnicas e as ferramentas apropriadas de baixo custo da permacultura são compartilhados durante um final de semana em vivência imersiva de 20h/aula.

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Pesquisador Cooperado

Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso (Coorimbatá)

O Estatuto da COORIMBATÁ possibilita que pesquisadores de universidades ou outras entidades que se dediquem à pesquisa científica sejam associados. Os Pesquisadores Cooperados direcionam suas pesquisas para soluções de problemas do empreendimento econômico solidário nas diferentes áreas. Estes Pesquisadores atuam como articuladores de diferentes entidades governamentais ou não governamentais da sociedade para que atuem de modo integrado na solução dos problemas e/ou na elaboração de projetos e em rede, para a captação de recursos para os empreendimentos e/ou para as entidades parceiras. O Pesquisador Cooperado participa da gestão da Cooperativa, dos projetos e compartilha os riscos.

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Produção Agroecológica De Alimentos Em Meio Urbano

Pólis Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais

Conjunto e associação de diferentes técnicas de plantio ecológico, aproveitando pequenos espaços e utilizando matérias-primas reaproveitadas para a instalação de técnicas sustentáveis que visam à integração de todo o ambiente, permitindo rápido acesso ao alimento saudável de baixo custo.

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Programa De Agroecologia

Prefeitura Municipal de Farroupilha

O Programa visa fomentar o enfoque agroecológico no âmbito do município de Farroupilha, estimulando a adoção das bases metodológicas e científicas da agroecologia na produção rural, auxiliando a comercialização de produtos agroecológicos e divulgando seu consumo entre a população. Contempla estratégias e ações de iniciação e progresso pelos caminhos da transição agroecológica para os produtores convencionais, de suporte ao desenvolvimento para os produtores já existentes e de criação e ampliação de canais de comercialização e comunicação relacionados aos produtos agroecológicos. Desta forma, cumpre-se com a missão de promoção do desenvolvimento rural sustentável e da qualidade de vida.

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Programa Minha Horta (Programa Mi Huerta - Argentina)

Fundación Huerta Niño (ARGENTINA)

O Minha Horta tem o objetivo de aliviar a desnutrição infantil na Argentina através da construção de hortas comunitárias de manejo agroecológico em escolas rurais nas áreas mais desfavorecidas do país. Através da escola, que serve como uma entidade centralizada, empodera-se as comunidades através de habilidades e conhecimentos para a auto-produção alimentar que assegura a nutrição e o desenvolvimento harmonioso das crianças. Incentiva-se a auto-gestão e desenvolvimento local recuperando técnicas de cultivo agroecológico tradicionais. Revaloriza-se as características próprias da cultura e da identidade locais: as hortas se inserem no marco comunitário pela apropriação de seus protagonista

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