Alimentação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Alimentação

Banco Comunitário De Sementes Crioulas

Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Apoio à Agricultura Familiar – Rede Terra

O Banco Comunitário de Sementes Crioulas é uma tecnologia social que promove a sustentabilidade da agricultura familiar por meio do fortalecimento do intercâmbio de variedades crioulas e as respectivas informações sobre o seu cultivo e usos entre as famílias de agricultores e agricultoras.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Bancos De Sementes Comunitários

Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS)

Resgate, multiplicação e preservação de variedades de sementes locais que estavam desaparecendo com a erosão genética. É uma TS que busca dinamizar o processo produtivo dos agricultores(as) por meio do estoque coletivo de sementes e grãos, através de bancos de sementes comunitários.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Barragem Subterrânea Transformando Vidas No Médio Sertão De Alagoas

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Solos UEP Recife

A barragem subterrânea é uma tecnologia de captação e armazenamento da água da chuva que está promovendo o redesenho de agroecossistemas no Médio Sertão do Estado de Alagoas por meio da valoração de metodologias que utilizam o saber popular em diálogo com o conhecimento científico.

Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais

Batata-Doce Brs Amélia: Alimento, Nutrição E Saúde Para Todos

Embrapa Clima Temperado

A cultivar de batata-doce ‘BRS Amélia’ foi selecionada a partir de plantas provenientes da região de São Lourenço do Sul (RS). As batatas apresentam formato elíptico longo, são de cor rosa claro com pigmentações também rosadas, a polpa é alaranjada. A colheita inicia entre 120 a 140 dias após plantio. A produtividade média é de 32 toneladas por hectare, ou seja, 227 e 239% superior à média da produção no Brasil e no Rio Grande do Sul, respectivamente (IBGE – Produção Agrícola Municipal, 2016). Quanto à composição química e características nutricionais, constitui-se em fonte de energia devido ao alto teor de amido (27,09 %) e de glicose (30,10 %). Fornece também proteínas (0,130 mg/100g) e antocianinas (0,70 mg/100g). A cultivar BRS Amélia destaca-se pela grande aceitação do consumidor devido ao sabor e à cor da polpa (alaranjado intenso). Quando cozida ou assada, a textura é úmida e melada, macia e extremamente doce. A casca se solta com facilidade da polpa. Constitui-se em importante fonte de carotenoides (provitamina A) componente nutricional essencial para a população, principalmente infantil, muitas vezes deficitária desta vitamina.

Temas: Alimentação Saúde Ver mais

Bingo Banana

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

O Bingo Banana é um método de difusão de cultivares de bananeira melhoradas pela Embrapa, na forma de um jogo lúdico, para motivar os agricultores a implantarem seus bananais. O Bingo Banana inicia com a entrega de 16 mudas de bananeira e um croqui, semelhante a cartela de bingo, com 100 quadrinhos que correspondem ao número de mudas para preenchimento da cartela. As mudas são plantadas nas casas centrais e como regra do jogo, em cada touceira só é permitida a permanência de 2 perfilhos, os demais que brotarem devem ser retirados para serem plantados nas casas vazias até completar as 100 quadras. Dois anos foi o tempo necessário para o Bingos Banana alcançar a produção nas 100 touceira.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Biofábrica Agroecológica

Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil Ltda

A biofábrica é um processo que engaja agricultores e sociedade em parcerias criativas que convertem bens comuns abundantes territorialmente, como biodiversidade, minerais, água, energia e resíduos orgânicos em uma nova geração de tecnologias – produtos, serviços e valores – capazes de sustentar a transição ecológica da agricultura e promover a vida e a saúde humana. Com um galpão simples e algumas máquinas e equipamentos acessíveis localmente é possível produzir biofertilizantes, fertilizantes minerais e blocos alimentares para alimentação animal reduzindo o uso de agrotóxicos, a dependência tecnológica, baixando custo e elevando a construção de conhecimento no território.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Bolos Do Patrimônio Imaterial De Pernambuco

CEMUR - Centro de Mulheres Urbanas e Rurais de Lagoa do Carro e Carpina

Esta tecnologia visa a formação para a produção dos bolos: de Rolo, de Tapioca,Pé de Moleque e Souza Leão, todos com título de Patrimônio Imaterial do Estado de PE e contendo parte de sua História, com formação profissional no preparo dos bolos, assim como de sua importância para a formação cultural dessa região. Atendendo a mulheres rurais e urbanas em situação de risco e vulnerabilidade. Tornando possível o empoderamento, formação e inserção no mercado de trabalho. Já aplicado em comunidades quilombolas e urbanas, o projeto formou mulheres que hoje estão habilitadas e fornecendo bolos para a merenda escolar através do PNAE e PAA no município de Lagoa do Carro.

Temas: Renda Alimentação Ver mais

Broto/Batata-Semente: Antes Lixo, Agora Semente E Renda

Instituto Agronômico de Campinas - IAC

Brotos de batata (solaum tuberosum), gerados da desbrota da batata-semente, passaram a ser utilizados como semente. Com essa ação, inédita no mundo, os brotos são aproveitados de forma direta e simples, como "semente", aumentando a produção de batata-semente, livre de vírus e a menores custos.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Fale Conosco