Alimentação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Alimentação

A Chácara Da Horta (La “Chacra Huerto” - Perú)

Asociación Rural Amazónica Andina Choba-Choba (PERU)

A tecnologia camponesa amazônica conhecida como "Chacra Huerto" é praticada por mais de 20 mil pequenos agricultores nativos e não-nativos em solos inclinados, dependentes da aleatoriedade de precipitação e microclimas. É uma recriação nos sistemas agrícolas tradicionais de "derrubar e queimar", dos pomares tradicionais milenarizados. Tem as características de ser pequeno, múltipla e diversificada e de concentrar uma alta diversidade e densidade de culturas transitórias, árvores e animais domésticos. Eles imitam os ecossistemas naturais e estão em sintonia com as condições socioculturais, econômicas e agroecológicas das famílias. Eles surgem como alternativas à pressão populacional.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Ações E Alternativas Contra Subnutrição Infantil

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O projeto Ações Integradas Contra a Subnutrição Infantil apresenta uma estratégia para reduzir a alta prevalência de subnutrição e anemia em crianças, através da utilização de uma bebida láctea fermentada fortificada com ferro. Trata-se de um produto desenvolvido utilizando o soro, subproduto da Indústria de Alimentos, fortificado com ferro e adicionada polpa de frutas do cerrado. Essa alternativa visa garantir a segurança alimentar, a partir de processos sustentáveis, e valorizar a biodiversidade do Cerrado. É uma alternativa para a indústria de alimentos, prefeituras, escolas, creches, por ter tecnologia acessível, elevada aceitação, baixo custo e ser uma proposta ambientalmente amigável.

Temas: Saúde Alimentação Ver mais

Agricultura Familiar E Desenvolvimento (Ag. Fam. Des. Económico Local- Honduras)

Secretaria de Desarollo e Inclusión Social (HONDURAS)

O planejamento da produção escalonada da agricultura familiar e seu vínculo com as escolas sustentáveis implica uma série de esforços das famílias participantes; E, implicitamente, um processo de otimização de todos os recursos disponíveis: solo, água, insumos de produção, trabalho familiar, financiamento, acesso a um mercado contínuo e sustentável. Nossa experiência se origina no desenvolvimento de oportunidades de economia familiar, permitindo o fornecimento permanente nas escolas de produtos frescos, como vegetais, hortaliças, ovos, frutas frescas e silvestres, produtos do mar, entre outros.

Temas: Alimentação Ver mais

Agricultura Urbana E A Revolução Dos Baldinhos

Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO)

A "Revolução dos Baldinhos" é um projeto sócio-ambiental de agricultura urbana e gestão comunitária de resíduos orgânicos. É a sensibilização para coleta e transformação dos resíduos em adubo pelo processo de compostagem. É realizado pelos jovens da comunidade para melhoria da saúde das famílias.

Temas: Meio ambiente Alimentação Ver mais

Agroecologia Na Comunidade

ACSSUS

É o uso de técnicas, aplicação de métodos para proporcionar adubos naturais às plantas das hortas orgânicas no Munícipio de Parintins, a partir de compostos orgânicos pelo processamento de diversos componentes residuais, dejetos, aproveitamento de materiais procedentes de restos de folhagens, estrumes E FRUTÍFERAS REGIONAIS,bem como uso de materiais inoculantes que contribuírão para a aceleração do processo devido a maior quantidade em termos proporcionais de microorganismos que poderão difundir a exemplo das bactérias aeróbicas e anaeróbicas. o desafio dessa tecnologia foi ter sido a partir de inoculantes regionais apresentados resultado como a redução de 120 dias para 60 a decomposição

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Agroextrativismo, Uma Alternativa Sustentável Para A Agricultura Familiar

Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA)

Agroextrativismo é um sistema de produção que combina a agropecuária com o extrativismo do coco babaçu, alicerçado em princípios ecológicos, sociais, ambientais, econômicos, políticos, culturais e éticos.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Agro-Infusor De Bio-Composto

Associação Sítio Escola Portão Grande

Trata-se de um equipamento agrícola a ser utilizado em sistemas de produção orgânica. O Agro-Infusor tem como produto final o Bio-Composto Aeróbio, que constitui-se em um caldo de micro-organismos altamente benéfico ao solo e às plantas. Seus componentes são os seguintes: - Um recipiente de preparo, o qual deve conter água, insumos orgânicos e uma (ou mais) matriz(es) de micro-organismos; - Um compressor de ar, responsável por fornecer oxigênio à mistura; - Uma bomba de água, para recirculação da mistura e abastecimento dos equipamentos de aplicação do produto final no solo e nas plantas; O compressor de ar e a bomba de água são ligados ao recipiente de preparo por tubos de pvc.

Temas: Meio ambiente Alimentação Ver mais

Aliança Social (As)

NEPA - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agroecologia

A Aliança Social – (AS) é uma Tecnologia Social que cria redes envolvendo agricultores, organizações públicas, privadas e da sociedade civil, para a construção de uma economia associativa, conciliando produção agroecológica e consumo responsável, promovendo o desenvolvimento integral e sustentável do ser humano e suas comunidades.

Temas: Alimentação Educação Ver mais

Apropriação De Tecnologias Sustentáveis Para Promoção Da Saúde

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Processos formativos e de mobilização comunitária para apropriação e reaplicação de tecnologias socioambientais por famílias localizadas na área de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca, no Setor 1 da Colonia Juliano Moreira, visando um círculo virtuoso entre direito à terra e à cidade, qualidade de vida, saúde e sustentabilidade. A metodologia envolve a articulação de um conjunto de tecnologias socioambientais em um mesmo território atuando em unidades familiares, quintais e entorno, tendo em vista a promoção da saúde: habitações mais saudáveis e seguras, saneamento ecológico, aproveitamento de água da chuva, desinfecção solar da água, gestão saudável dos quintais e animais, gestão do resíduo orgânico com produção agroecológica e geração de renda, além de envolver as crianças e suas famílias em atividades de educação não formal sobre essas temáticas (Clubinho da Mata). Para contato e mais informações: Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica - tel: (21) 2448-9191 - Av. Sampaio Correia s/n - Colonia Juliano Moreira - Antigo Pavilhão Agrícola - Jacarepaguá - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22713-375. Coordenador executivo: Gilson Antunes da Silva - gilson.silva@fiocruz.br - https://portal.fiocruz.br/campus-fiocruz-mata-atlantica - fb.com/fiocruzmataatlantica - @fiocruzmataatlantica

Temas: Alimentação Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Arte E Cultura Popular Para A Produção Agroecológica Comunitária Periférica

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

A tecnologia social consiste na abordagem lúdica de práticas laborais na terra. Em outras palavras, abrange, no contexto territorial de uma horta comunitária, as etapas de preparo, plantio, manejo da terra e colheita, realizadas de forma simultânea e integrada com expressões artísticas e culturais, com destaque para a música e a dança.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco