Resumo
O planejamento da produção escalonada da agricultura familiar e seu vínculo com as escolas sustentáveis implica uma série de esforços das famílias participantes; E, implicitamente, um processo de otimização de todos os recursos disponíveis: solo, água, insumos de produção, trabalho familiar, financiamento, acesso a um mercado contínuo e sustentável.
Nossa experiência se origina no desenvolvimento de oportunidades de economia familiar, permitindo o fornecimento permanente nas escolas de produtos frescos, como vegetais, hortaliças, ovos, frutas frescas e silvestres, produtos do mar, entre outros.
Problema Solucionado
O processo de escalonamento da produção da agricultura familiar implica uma reorganização da assistência técnica produtiva, da intervenção articulada dos atores no território, do desenvolvimento das capacidades produtivas, da implementação de máquinas coletoras de água e das capacidades locais de armazenamento. Todas estas iniciativas significam um esforço alinhado que nos permite melhorar a disponibilidade permanente de alimentos, melhorar a quantidade, qualidade e segurança alimentar de forma sustentável e com otimização na gestão de recursos naturais e sociais.
Descrição
O processo de escalonamento da produção da agricultura familiar envolve a reorganização da assistência técnica produtiva, a intervenção articulada dos atores no território, o desenvolvimento das capacidades produtivas, a implementação de máquinas coletoras de água e as capacidades locais de armazenamento.
O vínculo entre a produção de agricultura familiar e as escolas também exige o desenvolvimento das capacidades de processamento, armazenamento e consumo na escola pelos alunos. Consequentemente, desencadeia um processo de fortalecimento das capacidades organizacionais das organizações de produtores, bem como um processo de treinamento em Educação Alimentar e Nutricional, destinado a professores e mães colaboradoras que ajudam a preparar os alimentos higienicamente com uma abordagem nutricional para crianças que os consumem.
Algumas etapas importantes são:
1. Identificação dos meios de produção: implica na identificação do tamanho da unidade de produção, a sazonalidade da produção, o trabalho familiar;
2. Demanda de produção no mercado local e regional: identificar quais são os volumes de consumo nas potenciais escolas a serem atendidas, o fornecimento para o mercado regional e a demanda por consumo familiar;
3. Acesso à assistência técnica e financeira: deve identificar qual o acompanhamento institucional que ajudará a resolver a demanda de boas práticas na gestão da produção e pós-produção, bem como a disponibilidade de recursos para assistência financeira para cobrir a demanda do suporte durante todo o processo;
4. Desenvolvimento de capacidades: eles indicam todos os processos de treinamento em aspectos organizacionais, administrativos, jurídicos e fiscais direcionados às organizações de produtores e as boas práticas na manipulação e preparação de alimentos, sendo este último dirigido aos professores e mães colaboradoras nas escolas;
5. Entrega e fornecimento nas escolas: esta última etapa é o fechamento do ciclo de produção, implica o processo de colheita e pós-colheita, garantindo a qualidade e segurança dos produtos a serem oferecidos no mercado, tendo o cuidado da disponibilidade dos meios de transporte e da logística do transporte, armazenamento e controle de estoque.
Recursos Necessários
Unidade de produção, adubos para produção, ferramentas e equipamentos, meios de transportes, entre outros.
Resultados Alcançados
Desde o início até o desenvolvimento da tecnologia atual no ano 2013, cerca de 50 organizações de produtores foram vinculadas, altamente participativas e com aproximadamente 40% de participação das mulheres nas organizações produtivas, alta representatividade dos grupos étnicos e priorização dos territórios com altas taxas de insegurança alimentar e vulnerabilidade.
Durante o período 2013 e até à data foi atingido 75 municípios e cerca de 2500 escolas representando uma porcentagem de crescimento de aproximadamente 25%.
O acompanhamento e a contiuação foram alcançados através da participação ativa das autoridades locais, mães e pais de familia, professores, representantes das instituições que participam da aliança, entre outros.
Comentários