Alimentação

Alimentação

Quintais Orgânicos De Frutas

Embrapa Clima Temperado

O projeto busca contribuir com a sustentabilidade social, econômica e ambiental de públicos em situação de vulnerabilidade e de risco social, econômico e alimentar, principalmente agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas, quilombolas, alunos de escolas rurais e urbanas e instituições assistencialistas. Privilegia técnica conceitualmente os princípios da produção de base ecológica, abordando questões culturais, étnicas, ambientais, alimentares, econômicas e medicinais. O Quintal Orgânico é composto por um conjunto de 20 espécies de frutas de clima temperado, que incluem pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja-do-rio-grande, araçá amarelo e vermelho, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabiju, araticum, uvaia, videira, jabuticaba, guabiroba e butiá, selecionadas em função de suas características nutricionais e funcionais, sendo cinco plantas de cada espécie. Além das espécies frutíferas, também estão inclusas cultivares de feijão, milho, batata doce e uma forrageira, bem como 12 espécies de plantas medicinais, totalizando 38 espécies diferentes. As tecnologias desenvolvidas de implantação e manutenção dos Quintais, assim como o conhecimento das propriedades funcionais dos alimentos, processo de verticalização ou transformação e agregação de valor aos alimentos deverão promover a inclusão social de beneficiários, bem como, viabilizar a geração de emprego e renda. Cada Quintal Orgânico constitui uma unidade demonstrativa ou de transferência de tecnologia dos produtos, processos e serviços gerados pela Embrapa.

Temas: Alimentação Ver mais

Quintais Produtivos Agroecológicos

Associação de Apoio ao Desenvolvimento Social Sustentável - Mandacaru

O quintal Produtivo Agroecológico é uma tecnologia de fácil replicação e possibilidade de ampliação conforme disponibilidade de espaço e recursos (modular), utilizamos espaçamento de 30mx30m, com grande diversidade de culturas agrícolas (utilizando mudas de Acerola, Pinha, Pitanga, Caju, Goiaba, Graviola, Banana, Abacaxi e Mamão; Manivas de Aipim; milho, variedade com mais de 10 tipos de hortaliças, abóbora, pimenta em sementes e ainda mudas de essências florestais e sementes de plantas medicinais), foi fornecido adubo orgânico (esterco) e orientado a produção de compostagem, defensivos e fertilizantes naturais.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Quintais Produtivos Agroecológicos Alternativa Que Gera Vida E Renda

Instituto Cultural Boa Esperança

Agroecologia e gênero indicam como a relação gênero, meio ambiente e agricultura é solo fértil para pensar-agir em prol do feminismo como expressão de uma emancipação produtiva libertária. As mulheres têm muito a dizer sobre suas experiências e sobre as possibilidades de articulação dessas vivências com as políticas públicas. Esse caminho foi aberto por elas e continua sendo “feito ao caminhar”. Considerando as suas diferentes realidades, a necessidade de promover a igualdade de gênero e o combate a todas as formas de opressão, estimulamos a inserção produtiva, mediante a formalização da presença da mulher, através do empreendedorismo solidário inibindo a informalidade.

Temas: Renda Alimentação Ver mais

Fale Conosco