Objetivo
Apoiar as comunidades na coleta colaborativa de dados para monitorar questões consideradas prioritárias em suas cidades e usar essas informações para defender mudanças junto ao governo local, instituições ou imprensa.
Problema Solucionado
1. Monitoramento da qualidade da alimentação escolar feito em 2016 pelos próprios alunos e em diálogo com órgãos de controle e organizações da sociedade civil em 3 cidades do Pará, revertendo em melhorias na frequência e na qualidade do cardápio
Exemplo de como estudantes atuaram no monitoramento da merenda:
https://www.youtube.com/watch?v=RoeOKonMsKQ&feature=youtu.be
2. Controladoria na Escola (2017): iniciativa da Controladoria Geral do DF que envolveu 4000 alunos e 209 docentes , em 104 escolas. A plataforma suportou o monitoramento de diversos aspectos da infraestrutura escolar (merenda, biblioteca, salas de aula, banheiros, etc).
Houve outra edição em 2018 que atingiu escala semelhante á edição anterior.
http://www.cg.df.gov.br/controladoria-na-escola-3/
Exemplo - Notícia na mídia: https://globoplay.globo.com/v/6393234/programa/
http://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-df/2018/03/projeto-da-corregedoria-do-df-transforma-ambiente-escolar
3. Monitorando a Merenda (2017-2018): monitoramento da merenda escolar inspirado no projeto paraense de 2016 replicado em 10 estados da federação pela Controladoria Geral da União.
3. Projeto Conexão Água - Biomonitorando (2019-2020): Projeto do Ministério Público Federal (SP) e Embrapa que leva uma metodologia de avaliação da água através da observação de biomarcadores por alunos de escolas públicas
http://www.conexaoagua.mpf.mp.br/
Descrição
Monitorando a Cidade é composto por uma metodologia de desenho de campanhas de coleta de dados colaborativas e um kit de ferramentas que suportam as fases do desenho, coleta e exibição de resultados. As ferramentas são uma plataforma web para o desenho do instrumento de coleta e um aplicativo móvel que permite que membros da comunidade coletem no território os dados.
A plataforma web orienta os usuários por meio de um processo passo a passo para:
- descrever o problema para monitorar
- definir metas e um público-alvo para a coleta de dados
- desenvolver indicadores na forma de uma pesquisa
- rastrear respostas recebidas
- visualizar os resultados em mapas e gráficos
- compartilhar os resultados nas redes sociais ou outros meios de comunicação
Uma vez que uma campanha de coleta de dados foi projetada, os membros da comunidade podem carregar a pesquisa associada no aplicativo móvel e contribuir com informações de sua vizinhança, incluindo fotos, locais e outras observações.
Além das etapas de suporte dentro da ferramenta para estimular a reflexão e o planejamento ao longo do processo, um guia de facilitação do Monitorando a Cidade foi desenvolvido para compartilhar a metodologia do workshop usada para apresentar a ferramenta aos grupos e orientá-los durante o processo de concepção e implementação de campanhas. Esta metodologia inclui dicas e sugestões adicionais que reforçam os objetivos colaborativos e reflexivos do projeto.
O detalhamento pode ser visto em: https://sites.usp.br/tecnologiaseducom/wikihow-como-fazer-monitorando-a-cidade/
Recursos Necessários
As comunidades interessadas podem utilizar a plataforma sem custo algum. Todo material fica disponível na internet.
Para desenho de instrumento de coleta, deve ser feito por um computador conectado à internet. Para a coleta de dados, cada pessoa deve baixar o aplicativo e instalá-lo no seu dispositivo móvel. O envio dos dados coletados pode ser feito posteriormente, quando dispositivo estiver conectado à internet.
Para mantermos os recursos online, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana necessitamos de hospedagem, custos com domínio e licenças para disponibilizar o aplicativo nas lojas Google e Apple.
Resultados Alcançados
Desde 2016 a metodologia e a plataforma tecnológica Monitorando a Cidade em dezenas de campanhas de monitoramento colaborativo. Algumas dessas campanhas foram desenvolvidas e implementadas por órgãos de controle, universidades, instituto de pesquisa, organizações da sociedade civil, escolas públicas e indivíduos. As campanhas de maior escala abrangeram diversos estados brasileiros, com o envolvimento direto ou indireto de milhares de pessoas. As campanhas de maior escala engajaram principalmente a comunidade escolar de instituições públicas de ensino, desde de o ensino básico até o superior e visibilizaram questões de preocupação da comunidade tais como a alimentação escolar e outros aspectos da infraestrutura ou serviram de apoio às atividades de ciência cidadã e a conscientização sobre meio ambiente e qualidade dos cursos d´água. As metodologias desenvolvidas e adaptadas para cada contexto foram estudadas e tem dado origem a relatórios de pesquisa, artigos e dissertação acadêmicos.
As campanhas tem propiciado um espaço para debate sobre os problemas, conscientização de direitos, acompanhamento da qualidade do serviço público oferecido e dado elementos para a discussão de possíveis soluções a partir dos elementos apontados.
Público atendido
Alunos do Ensino Básico
Alunos do Ensino Superior
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