Resultados da busca
Mutirão Ciranda - Jovens E Mulheres Da Agricultura Familiar (Serta)
Serviço de Tecnologia Alternativa
O Mutirão Ciranda é uma metodologia desenvolvida pelo Serta, no âmbito da formação Técnica-Profissional de nível médio em Agroecologia, a qual oportuniza 405 horas/intervenção dos 600 estudantes, jovens e mulheres agricultoras/as familiares, na extensão da prática dos conhecimentos adquiridos na Escola do Serta transformação das circunstâncias locais de suas famílias e comunidades. Fazendo o uso das diretrizes da agroecologia, educação popular, economia solidária e permacultura como itinerário pedagógico, fortalecendo os atores locais como sujeitos da mudança de forma autogestionária, apoiando as famílias a permanecerem e sobreviverem dos desafios e oportunidades do campo.
Temas: Educação Alimentação Ver mais
Manejo De Alternância Na Criação Coletiva De Aves Caipiras
Associação Técnico Científica Ernesto Luis de Oliveira Júnior
A TS propõe um manejo de alternância na criação coletiva de aves caipiras em quintais agrícolas, por mulheres agricultoras, como forma de garantir a autonomia e empoderamento feminino, pela geração de renda e segurança alimentar das famílias envolvidas. A metodologia do manejo leva em consideração as três principais fases de desenvolvimento das aves caipiras, que são: Inicial, Crescimento e Terminação; com duração de 28 dias cada. Ao final de cada fase, as aves são transferidas de galinheiros, sendo cuidadas por diferentes mulheres, por tempo igual, gerando entre as famílias envolvidas, um sentimento de pertence coletivo, o que facilita a divisão do trabalho e da renda gerada.
Temas: Alimentação Renda Ver mais
Mulheres Protagonistas No Beneficiamento De Produtos Agroecológicos
Cooperativa Agropecuária de Alagoas
Em 2013, a Cooperativa Agropecuária de Alagoas foi criada com o intuito de promover a agroecologia e a melhoria da renda dos agricultores familiares do município de Flexeiras – Alagoas. Entretanto, apenas em 2016, identificaram a oportunidade de trabalhar com o beneficiamento de alimentos da sociobiodiversidade local. Objetivando a geração de renda das mulheres do campo, construíram a Casa de Beneficiamento de Produtos Agroecológicos de doces e geleias de frutas, além de outros produtos como o bolos, pães e biscoitos. Adaptaram o local à legislação sanitária e profissionalizaram as mulheres cooperadas por meio de cursos de formação. Firmaram parcerias para venda dos produtos.
Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais
Maré De Sabores
Associação Redes de Desenvolvimento da Maré
O Projeto Maré de Sabores promove qualificação profissionalizante em gastronomia, inserida no contexto social e econômico local da Maré e voltada exclusivamente para mulheres. O projeto trabalha com questões de gênero, uma vez que o objetivo central da qualificação em gastronomia é promover e estimular o protagonismo da mulher nas transformações sociais do território, desenvolvendo as habilidades subjetivas das mulheres e consequentemente encorajando sua inserção no mercado e de trabalho. Ele promove disseminação de conhecimentos e de habilidades para que as mulheres possam trabalhar à favor do direito humano, da conscientização dos seus direitos e soberania alimentar.
Temas: Alimentação Renda Ver mais
Maes - Módulos Agroecológicos Sucessionais
Associação de Produtores Agroflorestais
Oferecer às famílias de agricultores e agricultoras, em especial às mulheres, condições para iniciar a produção de alimentos em sistemas agroecológicos garantindo a soberania alimentar e gerando renda através da comercialização de sua produção agroecológica/orgânica nos programas governamentais de aquisição de alimentos, bem como em outros canais de comercialização direta aos consumidores . Para tanto, o MAES promove cursos e oficinas em Agroecologia (Sistemas Agroflorestais Sucessionais) e acesso a Mercados para as famílias rurais da região, priorizando a troca de experiências e saberes entres as famílias atendidas.
Temas: Meio ambiente Renda Ver mais
Mandala Tintorial
Instituto Muhda
A tecnologia “Mandala Tintorial” busca oferecer um apoio estruturante para a autonomia de povos originários Guarani M’bya do norte de SC. Considerando tanto o contexto de insegurança alimentar grave da população indígena da região, quanto a importância do artesanato como fonte de renda das mulheres, esta tecnologia se ocupa de pensar uma solução sistêmica para: 1) produção de alimentos; 2) preservação artística e cultural; 3) saúde; e 4) geração de renda, através do plantio consorciado de plantas utilizadas para a alimentação e de espécies cujas sementes são usadas no artesanato e/ou com propriedades tintoriais para a aplicação de tinturaria natural em substituição aos corantes tóxicos.
Temas: Alimentação Renda Ver mais
Moeda Verde - Reciclagem Que Alimenta
Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André
O Moeda Verde é um programa da cidade de Santo André que estimula a reciclagem através da troca de recicláveis por alimentos hortifrutis. As trocas são realizadas quinzenalmente, quando uma agência móvel vai até a comunidade participante realizar a ação. A cada 5 kg de recicláveis, o morador recebe 1 kg de legumes ou frutas, além de uma hortaliça de brinde. Todo resíduo recebido é encaminhado às cooperativas de reciclagem conveniadas com o município, que comercializam este material. Assim, os recicláveis deixam de ser aterrados e retornam à cadeia produtiva. Os cooperados, por sua vez, têm acesso a uma maior quantidade de resíduos com melhor qualidade, ampliando as suas rendas.
Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais