Fome Zero e Agricultura Sustentável | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Reciclar: Menos Lixo, Mais Segurança Alimentar

Prefeitura Municipal de Glaucilândia

Esta tecnologia social tem como princípio a limpeza dos quintais através da coleta seletiva de resíduos sólidos (metal, plástico, ferro velho, papelão) e óleo saturado proporcionando uma destinação correta dos resíduos coletados e em contrapartida promove a troca destes resíduos por mudas frutíferas, pintinhos ou sementes de hortaliças. Conscientiza os agricultores, promove a produção de alimentos a custo zero e a segurança alimentar, proporciona a diversificação de alimentos no quintal, melhora a renda, diminui focos de dengue, acidentes domésticos, mortalidade de animais pela ingestão de plástico e a contaminação do lençol freático e leitos dos córregos e rios.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Rede Bodega De Comercialização Solidária

Cáritas Brasileira Regional Ceará

A Rede Bodega é uma Tecnologia Social constituída pontos fixos de comercialização coletiva e autogestionária denominados BODEGAS, presente em quatro territórios do Ceará, Vale do Jaguaribe - Bodega Nordeste Vivo e Solidário; Ibiapaba - Budega do Povo; Região Norte - Bodega Arcos; Fortaleza e Região metropolitana: Budegama e Bodega da Vila Mundo. A Rede Bodega trabalha com 200 famílias diretamente, estimulando processos de organização, a produção agroecológica, o consumo responsável e a comercialização solidária, gerando trabalho e crescimento econômico.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Rede De Agroecologia Povos Da Mata

Associação Povos da Mata Atlântica do Sul da Bahia de Certificação Participativa

O Sistema Participativo de Garantia envolve um processo horizontal de avaliação da conformidade, no qual a decisão é compartilhada entre todos os participantes, isto é, ocorre a instituição de um poder compartilhado. As famílias envolvidas nesse processo são chamadas a terem pensamento e voz ativa, a serem colaborativas para que a rede se estruture e que a certificação participativa tenha credibilidade com respeito social, cultural e ambiental. É assim um espaço de articulação estruturada em rede de agricultores familiares, quilombolas, assentamentos, reservas indígenas, e pessoas envolvidas e simpáticas com a produção, processamento, comercialização e consumo de alimentos agroecologicos

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Rede Que Fortalece A Produção De Algodão Agroecológico E De Alimentos Na Paraíba

Rede Borborema de Agroecologia

Foi a produção do algodão agroecológico que estimulou os agricultores familiares a fundar o a Rede Borborema de Agroecologia (RBA). Esta associação tem como principal objetivo organizar os agricultores para desenvolver as atividades de certificação orgânica participativa. Durante todo seu processo de constituição e formação a RBA contou com a parceria das instituições ARRIBAÇÃ, EMBRAPA Algodão, Prefeitura Municipal de Remígio. Por isso, denominamos essa tecnologia social como uma Rede que fortalece a produção de algodão agroecológico e de alimentos na Paraíba. A cada ano, a RBA amplia sua área de atuação na agricultura agroecológica e na certificação participativa.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Resultados Obtidos Com A Alteração Do Sistemas De Irrigação Do Mandacaru, Ba.

CODEVASF

Trata-se de uma metodologia implantada há 02 anos e com resultados PRÁTICOS, visando a conversão de sistemas de irrigação por sulcos, muito perdulários (perdas de 80%), para localizados (perdas de apenas 5%). O trabalho já foi apresentado na Europa e é referência no assunto em alguns países.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Fale Conosco