Resultados da busca
Comércio Ribeirinho Da Cidadania E Solidário
Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC)
O arranjo em torno da produção e comercialização do ribeirinho – indivíduo que produz, vende, compra e troca o que precisa para viver, sem explorar ou ser explorado – requer uma rede de cooperação autogestionária, justa e solidária que viabilize a geração de renda na comunidade.
Temas: Renda Alimentação Ver mais
Cliquealimentos.com.br - Doação De Alimentos Pela Internet
Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul
Uma moderna tecnologia desenvolvida na internet. De um lado, o internauta acessa o site cliquealimentos.com.br e concretiza a doação de 1 kg de alimento com apenas um clique, gratuitamente; de outro, uma empresa parceira patrocina a doação. Em 10 anos, a tecnologia doou 7.000.000 Kg para mais de 900 entidades.
Temas: Alimentação Saúde Ver mais
Cisterna Chapéu Do Pe. Cícero
Associação Cristã de Base
A Cisterna Chapéu do Padre Cícero é uma tecnologia social de convivência com o semiárido desenvolvida no intuito de ampliar o acesso à água para produção de alimentos em pequenas propriedades rurais. A cisterna tem capacidade para armazenar 52 mil litros de água. Ocupa área de 80 m². Possui calçadão em formato circular, construído ao redor da cisterna. Esse conjunto: cisterna e calçadão circular assemelha- se a um chapéu. De onde surgiu o nome da tecnologia: Cisterna Chapéu do Padre Cícero. O teto da cisterna também serve como área de captação de água das chuvas, a qual escorre para seu interior através de fendas nas bordas.
Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais
Conexão Cheiro Verde – Ciclo Virtuoso De Sustentabilidade Em Centros Urbanos
Instituto Cidade Amiga
Cert. tb 2013. Soluções de proteção ambiental, saúde pública e geração de renda à pessoas que estão à margem do mercado de trabalho. Também promove um Ciclo Virtuoso, conectando feirantes, quitandas, restaurantes, condomínios e supermercado, todos geradores de resíduos orgânicos, à recicladores organizados em formato de Cooperativa de Compostagem e Produção de Hortaliças Orgânicas. Os resíduos são transformados em composto orgânico e aplicados no plantio de hortaliças. Essas são compradas pelos mesmos geradores que destinaram seus resíduos à Cooperativa Verde Vitória. A Cooperativa Verde Vitória é o único empreendimento urbano em MT que possui Licenciamento Ambiental para compostagem.
Temas: Meio ambiente Renda Ver mais
Cisterna Enxurrada Para Água De Uso Na Produção De Alimento
Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada
A tecnologia Cisterna Enxurrada consiste em um reservatório de água, de formato cilíndrico, com capacidade para 52 mil litros, provida de decantadores, e tem sua estrutura fundamentada no uso de placas de areia e cimento. A água das chuvas é captada num terreiro, estrada ou córrego, passa pelo decantador que nada mais é do que uma caixa de retenção de sedimentos, adentra a cisterna por meio de canos, e destina-se ao uso na produção de alimentos através do cultivo de hortas, pomares, plantas meidicinais, e criação de animais de pequeno porte, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional de famílias no Semiárido brasileiro.
Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais
Colostro Bovino: A Redescoberta De Um Alimento Humano Funcional E Nutracêutico
Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS)
Aproveitamento do colostro bovino na alimentação humana. Alimento de alto valor nutricional desprezado no Brasil devido a uma proibição equivocada do consumo humano na legislação Brasileira desde 1952. O colostro é produzido pela vaca por 5 dias em volume superior ao que o bezerro pode consumir sendo o excedente, (media de 50 litros) era jogado no lixo. Descobrimos que o colostro é utilizado no mundo inteiro como alimento funcional e nutracêutico, suplemento alimentar e medicamento. Assim, começamos o trabalho de estudar, divulgar e apresentar formas de utilizar este valioso alimento. Paralelo a isso trabalhamos politicamente na mudança da legislação brasileira que ocorreu em 29/03/2017. O trabalho tem continuado, divulgando alimentos produzidos com colostro em eventos, exposições, fazendo palestras, participando de seminários. Este ano surgiu o interesse de um grupo de alimentos do Rio Grande do Sul em produzir colostro em Pó para uso humano.As tratativas junto a ANVISA e MAPA estão em andamento..
Temas: Alimentação Renda Ver mais
Cabra Nossa De Cada Dia
ASSOCIAÇÃO PROJETO CABRA NOSSA DE CADA DIA
Num período de grande seca (1989-1993), a pobreza, a miséria e o alto índice de mortalidade infantil se alastravam em grande parte do município de Sobral. Várias providências foram tomadas como distribuição de cestas básicas, sopas, etc. Algumas idéias foram sugeridas como criação de frangos e abelhas como idéia principal, mas a criação de cabras foi a proposta vencedora. A cabra por ser um animal de pequeno porte e fácil adaptação ao clima semi árido do nordeste, e o leite de cabra supriria a redução da mortalidade infantil, fato consumado posteriormente ao longo dos anos. Em julho de 1993 foi criado o Cabra Nossa de Cada Dia. Hoje 23 anos depois é um caso de sucesso.
Temas: Saúde Alimentação Ver mais
Casa De Farinha Móvel
INSTITUTO SOCIO ECONOMICO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Casa da farinha móvel é uma tecnologia simples é eficaz de fácil utilização, sob sistema de deslocamento em reboque para ser puxado por veículo utilitário com fácil deslocamento na comunidade ou região onde tenha produtores rurais envolvidos com a atividade de mandiocultura, o conjunto de equipamentos tem a capacidade média produção de até 10 a 16 sacos de 50 kg /dia, todos equipamentos para realizar o processamento da mandioca para transformação em farinha foram dimensionados para facilitar a operação sem causar esforço físico necessitando apenas de duas pessoas para realizar todas etapas: descascamento da mandioca automático com ralador elétrico, prensa com cesto manual, ralador automático e forno de torrar da farinha mecânico com sistema de paletas mexedor de farinha. Fazemos projetos por encomenda de acordo as caracateristicas locais da comunidade a ser atendida, atualmente temos 04 opções: 1- casa de farinha compacta/mini casa de farinha( ideal para comunidades tradicionais e riberinhas e quilombolas). Com produção de 05 sacas de farinha dia 2- Casa de farinha modelo 1.0 - Ideal para associações e cooperativas de agricultores e empreendedores rural com produção de entre 08 a 10 sacas de farinha dia 3 -Casa de farinha modelo 2.0 - Processa farinha e goma/polvilho com capacidade média de 10 a 15 sacas de farinha por dia e 40 kg de goma/polvilho por hora. 4- -Casa de farinha modelo com energia fotovoltailca 100% com energia solar - Processa farinha e goma/polvilho com capacidade média de 10 a 15 sacas de farinha por dia e 40 kg de goma/polvilho por hora. 5 - Montamos seu projeto exclusivo de acordo sua necessidade e realidade local
Temas: Alimentação Renda Ver mais
Cisterna Calçadão Para Potencialização De Quintais Produtivos
Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semi-Árido
A tecnologia cisterna-calçadão consiste em um espaço de 200m2 para captação de água da chuva e reservatório com capacidade para 52mil litros e tem como finalidade armazenar água para a produção de alimentos, plantas medicinais e criação de pequenos animais potencializando os quintais produtivos.
Temas: Alimentação Recursos Hídricos Ver mais
Compras Públicas No Território Indígenas Maias-Ch'orti (Guatemala)
Asociación para el Desarrollo Integral de Productores del Área Ch' orti'
A iniciativa se apresenta como uma resposta territorial para a população local melhorar sua qualidade de vida. Conceitualmente, o modelo visa a implementação de ações integrais para o desenvolvimento econômico local. Seu propósito é aumentar a renda das famílias e comunidades, ligando a produtividade agrícola com as compras públicas de escolas públicas da região de Ch'orti. A participação das mulheres é priorizada gerando capacitação e participação para garantir o bem estar dos indivíduos e da comunidade.
Temas: Alimentação Educação Ver mais