Educação de Qualidade | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Mais Gestão

Movimento Brasil Competitivo

O Mais Gestão é uma plataforma online de conhecimento em gestão pública, que visa à divulgação de boas práticas ao público interessado no tema. Além do banco colaborativo de boas práticas, a plataforma oferece metodologias temáticas espelhadas em casos de sucesso, detalhadas em passo a passo e caixas de ferramentas para auxiliar na adaptação e implantação dos programas pelos municípios brasileiros. A ferramenta permite também a gestão online de planos de trabalho e controle de tarefas, e os materiais são todos personalizáveis pelas prefeituras. As metodologias temáticas são construídas em diversos temas com foco nos gestores municipais, possui linguagem acessível e detalhada.

Temas: Educação Renda Ver mais

Mapas Táteis Urbanos

Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) - FAAM

O projeto deverá colaborar na informação e orientação de deficientes visuais e pessoas com acuidade visual diminuída junto à cidade por meio da construção, sistematização, divulgação de informações e diretrizes para a elaboração de mapas táteis urbanos visando ao domínio público desses conhecimentos

Temas: Educação Saúde Ver mais

Maravaia Da Aprendizagem

Fundação Tocaia

Maravalha segundo o dicionário da língua portuguesa é um substantivo feminino que significa pedacinho de madeira usado para atear ou acender fogo, graveto, garrancho, acendalha, apara ou lascas de madeira, que sozinhos quebram facilmente, mas que se reunidos se tornam difíceis de quebrar. Maravaia, pronúncia nordestina, tem o sentido do provérbio popular “a união faz a força”. Maravaia é a tecnologia social utilizada pela Fundação Tocaia para falar da estética metodológica de organização e fortalecimento de Redes de Coletivos de Educação - Cultura - Meio Ambiente - Saúde - Economia Solidária e Criativa - Direitos Humanos. Maravaia visa o protagonismo, a autonomia e o empoderamento social de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social para a gestão compartilhada e a sustentabilidade do Território TransXingu. Construída por artistas e educadoras populares da Fundação Tocaia junto às comunidades de agricultores familiares, pescadores, ribeirinhos, extrativistas, indígenas e quilombolas durante os eventos educativos promovidos pela Fundação Tocaia, a Maravaia define a arte como principal instrumento para o diálogo, a informação e a formação e propõe traduzir linguagens técnicas e científicas em linguagens acessíveis. Materializando essa prática pedagógica com o Coletivo de Educadores, Artistas e Mulheres, dentre suas principais experiências, a Maravaia completa em 2019 seus 21 anos de existência. Alguns princípios adotados pela Maravaia demonstram o seu potencial de replicabilidade, dentre os principais podemos citar: a Roda, a Gestão Compartilhada, o Diálogo, a Valorização da Identidade/Diversidade, a Valorização dos saberes independente da escolaridade e da área de conhecimento, o Protagonismo, autonomia e o empoderamento social, e a Construção Contínua do Projeto Político Pedagógico. A iniciativa da Maravaia da Aprendizagem, que começa em caráter experimental em 1998 até 2008, contou inicialmente com a parceria do IBAMA, Fundação Carlos Gomes, Instituto de Artes do Pará, Prefeituras de Altamira, Brasil Novo, Uruará, Vitória do Xingu, Souzel, Anapu e Pacajá, Movimento de Mulheres da Transamazônica e Xingu, Coletivo de Música da TransXingu, Coletivo de Arte-educadores, Casa Familiar Rural, Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Altamira(SEMAT), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Cultura (MinC).

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Matemática Para Deficientes Visuais Através Do Multiplano

Ferronato Produtos Educacionais Ltda ME.

O Multiplano é instrumento desenvolvido no conceito do Desenho Universal para o Ensino da Matemática e Estatística. Um material lúdico, prático para professores, estudantes sem exceção, atende a necessidade de um ensino contemporâneo, permite Tangibilizar a Matemática, destacar o significado dos temas, criar cenários de investigação, estabelecer roteiros de aprendizagem, realizar análises por meio de gráficos, desenvolver o raciocínio combinatório de forma simples, ou seja, sair do simbolismo para a prática. - O material mais abrangente para o ensino da Matemática e Estatística; - Infinitas possibilidades de aprendizagem; - Destinado a todos os estudantes, em especial aos cegos; - Aplicação dos conteúdos de ciências exatas, dos mais simples aos mais complexos, dos conceitos primitivos aos tecnológicos. - Compreende aos conteúdos das series iniciais ao ensino superior; - Possibilita a aplicação de mais de 110 temas de matemática e Estatística; além de trabalhar com Física, Artes, jogos de tabuleiro, entre outros.

Temas: Educação Ver mais

Meninas De Sinhá - Cultura Transformadora

Grupo Cultural Meninas de Sinhá

O grupo de alegres senhoras com idade entre 56 a 88 anos atua de forma decisiva em sua comunidade, o Alto Vera Cruz em Belo Horizonte, oferecendo oficinas gratuitas mas, também, levando sua arte em forma de shows, bate-papos, encontros e oficinas para vários lugares. Para manter as atividades realizam shows, oficinas tendo já percorrido mais de 30 cidades no Brasil e foram mostrar sua graça por duas vezes em Wroclaw, Polônia, sendo consagradas por onde passam, como um exemplo a ser seguindo por todos os idosos do mundo.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Mesas De Trabalho

Um Teto Para Meu País

As Mesas de Trabalho são instâncias de reuniões semanais organizadas para cuidar dos interesses e problemas comuns à comunidade e realizar projetos conjuntos para melhorar a qualidade de vida, além de buscar relacionamento com os órgãos públicos locais e com outras entidades presentes na região. Os moradores organizados buscam oportunidades para promover o desenvolvimento comunitário, através de um processo plural, de participação da coletividade, sempre com o enfoque no respeito à diversidade e à liberdade de expressão. O projeto buscar formar lideranças comunitárias e prepara-las para representar os interesses da comunidade, buscando, em última instância, sua autogestão sustentável.

Temas: Educação Habitação Ver mais

Método Cidade Júnior

INSTITUTO CIDADE JÚNIOR

Cidade Júnior é um método educacional que promove a formação de estudantes por meio de cursos de qualificação profissional a partir da aplicação de conhecimentos técnicos-científicos durante as aulas na construção de um Plano de Negócios desenvolvido pelos familiares dos estudantes. Somado aos conceitos de sustentabilidade, dos ODS e dos Princípios do Pacto Global essa metodologia sensibiliza a comunidade por meio do fortalecimento de vínculos e do reconhecimento de saberes produtivos que os membros da família já possuem. E na Feira de Negócios realizada na Instituição de Ensino ocorre a mobilização de toda a comunidade, promovendo o desenvolvimento dos Negócios da região.

Temas: Educação Renda Ver mais

Metodologia Científica Ao Alcance De Todos - Mcat

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

A MCAT é uma tecnologia social que desperta a curiosidade científica dos alunos e prepara o professor para orientá-los no desenvolvimento de trabalhos científicos, criados a partir das ideias dos próprios alunos, estimulando assim sua criatividade. O uso da MCAT incentiva a busca do próprio conhecimento através de projetos, tornando o aprendizado mais efetivo, formando novos cientistas e estimulando a inovação. Esta metodologia é replicável através da capacitação de multiplicadores e possibilita qualquer pessoa, criança ou adulto, formular, planejar e realizar uma pesquisa, a partir de suas próprias ideias, usando a metodologia científica de forma lúdica e sem perder o rigor científico.

Temas: Educação Ver mais

Metodologia Cinema Nosso

Cinema Nosso

A metodologia do Cinema Nosso foi desenvolvida em parceria com a Faculdade de Serviço Social da Uerj. No Cinema Nosso os jovens são estimulados ao autodidatismo, a técnicas de investigação e trabalhos em grupos. Conhecimentos úteis e valiosos. Incentivar a capacidade de buscar alternativas e se colocar diante de desafios de forma mais autônoma por parte desses jovens, sem, contudo deixar de valorizar e, mesmo ressaltar a dimensão coletiva e social deste processo. Não se trata apenas, portanto, de incentivar a capacidade individual de se tomar decisões no circuito profissional, social e cultural, mas de levar para todas as áreas da vida estas capacidades.

Temas: Educação Renda Ver mais

Metodologia Das 3 Fases

Banco da Providência

Para atingir o objetivo de contribuir com a redução da desigualdade social, o Banco da Providência desenvolveu o Programa de Inclusão Social de Famílias, uma plataforma para o desenvolvimento humano, com base na metodologia das 3 fases: Fase 1 desenvolvimento humano, Fase 2 capacitação profissionalizante e Fase 3 geração de trabalho e renda. O Programa contribui há mais de 10 anos para superação da pobreza extrema e em 2018 atendeu 443 famílias e superou a meta, alcançando 71% do indicador de renda. Em 2019 esta metodologia está sendo transferida para a política pública do município do Rio de Janeiro.

Temas: Renda Educação Ver mais

Fale Conosco