Educação de Qualidade | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais It's Over 9000!

Resultados da busca

Guardiões Do Vale Do Jacuípe

ASSOCIAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA CAMPESTRE FM

O "Projeto Guardiões do Jacuípe" visa a multiplicação da tecnologia social de monitoramento das ações climáticas com previsão do tempo, que possibilita a prevenção de desastres ambientais, causados por chuvas, com tempo / resposta para ações emergenciais e consequentemente defesa das comunidades, em especial as mais afetadas e localizadas em áreas de risco, por meio da formação de uma rede de jovens guardiões, capacitados e comprometidos com as suas comunidades, jovens esses, que tem um amplo conhecimento e responsabilidade com a área ambiental local, entre eles os lençóis freáticos, a mata atlântica, o uso racional das águas e a preocupação com as nascentes da região.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

Grupo Nós: Trabalho De Preparação Para A Vida Autônoma

Associação Fazendo História

A tecnologia possibilita a transição de adolescentes em situação de acolhimento institucional para a vida autônoma e inserida na comunidade, através do fortalecimento de vínculos afetivos (familiares, comunitários e com outros jovens), da apropriação dos espaços culturais e sociais da cidade e da construção de projetos de vida de profissão, moradia e uso consciente do dinheiro. O trabalho tem duração mínima de 3 anos e acontece de forma estruturada para apoiar os jovens nessa transição. É realizado através de uma parceria entre profissionais do Instituto Fazendo História, profissionais dos serviços de acolhimento e parceiros (voluntários, empresas apoiadoras e outras organizações sociais).

Temas: Saúde Educação Ver mais

Guarda Parque Mirim

Associação dos Moradores da Rua Martinho Poeta

O Guarda Parque Mirim é um programa social que prioriza o aprendizado integral da criança na faixa etária de 9 a 11 anos através da educação ecológica e artística. Ocorre na Área de Proteção Ambiental Delta do Jacuí, localizada nos municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Canoas, Nova Santa Rita, Camaquã e Triunfo, no Rio Grande do Sul, e tem como objetivo sensibilizar os estudantes para uma atitude responsável com o meio ambiente, com o outro e consigo. As atividades do programa ocorrem em 10 encontros sistemáticos em consonância com a base curricular do 4º ano do Ensino Fundamental. O Guarda Parque Mirim está sem sua quinta edição e possui vinculação direta com as escolas públicas.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Gincana De Preservação Dos Patrimónios Culturais E Naturais Do Vale Do Gramame

Congregação Holística da Paraíba - Escola Olho Vivo do Tempo

É uma prática educativa que desenvolve ações de cuidado e preservação do meio ambiente para a salvaguarda do patrimônio natural e cultural da região. Trata-se de uma tecnologia de educação ambiental que tem como fio condutor os recursos naturais e o patrimônio imaterial do Vale do Gramame, construindo diálogos com as vivências dos mestres/as de tradição oral local e outros saberes e fazeres do cotidiano da comunidade. Tem sido realizada com crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, tendo como mediadores os educadores/as, sendo realizada de forma colaborativa envolvendo parcerias públicas e privadas. Como resultado, foi publicada uma cartilha para disseminar essa experiência.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Gaia+ Valores

Gaia+

A Tecnologia Social Gaia+ Valores é um sistema para criar uma cultura de paz em escolas públicas envolvendo alunos, professores e todos os funcionários. É baseada em evidências científicas e adaptável para as necessidades locais, respeitando costumes e saberes. Promove autoconhecimento, comunicação compassiva e meditação não religiosa. A implementação tem duração de 1 semestre a 1 ano. Causa uma transformação social verificada em números (como melhora nas relações interpessoais e desenvolvimento de comportamentos empáticos). Já beneficiou mais de 6 mil pessoas em cinco estados brasileiros desde fevereiro de 2017. O sistema é abrangente e adaptável para diferentes contextos.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Grupos De Encontros Famíla Que Acolhe

Prefeitura Municipal de Boa Vista

Os Grupos de Encontros Família que Acolhe são reuniões realizadas com as mulheres grávidas ou com crianças até 2 anos de idade, em especial aquelas com vulnerabilidade social, dividas por turmas, de acordo com o período gestacional ou idade da criança, que visa repassar informações relevantes sobre os cuidados e os estímulos necessários ao desenvolvimento da criança, de acordo com cada fase de vida.Nestes encontros também são dadas orientações e feitos encaminhamentos da área da saúde, educação e social. As turmas são iniciadas e finalizadas com o mesmo grupo de mulheres, gerando vínculos entre elas e oportunizando trocas de experiências.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Geodésica Sertaneja Multifuncional

Instituto Rosáceas

A TS Geodésica Sertaneja Multifuncional é uma solução concebida para viabilizar a construção coletiva de espaços comunitários rurais, confortáveis e de baixo custo, destinados ao desenvolvimento de atividades diversas que visa também, no processo de realização da oficina/mutirão, desencadear a promoção da mobilização e da governança social, ativando e animando, através da metodologia utilizada, os potenciais endógenos para a transformação social e melhoria da qualidade de vida nos quilombos e comunidades tradicionais localizadas no corredor ecológico que integra as seguintes unidades de conservação: Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, Parque Estadual da Serra das Araras e Parque Nacional Grande Sertão Veredas, que compõem o Território Saudável e Sustentável – TSS Grande Sertão Veredas, no município de Chapada Gaúcha, na região norte de Minas Gerais. A TS articula o saber acadêmico/científico inscrito na complexa estrutura sinérgica e no processo de montagem do domo geodésico (de domínio público), e o saber popular/tradicional das comunidades quilombolas, na utilização de insumos locais (palha de buriti) para cobertura de moradias. A partir da singularidade arquitetônica da Geodésica Sertaneja Multifuncional, em seus aspectos de interconectividade, circularidade e permeabilidade, o Instituto Rosáceas encontrou o respaldo material, para criar e sustentar a metodologia para as ações no Território Saudável e Sustentável – TSS Grande Sertão Veredas, sejam elas nas Comunidades, Sertão afora, sejam nas ações que visam a aproximação cuidadosa de caminhantes, d'O Caminho do Sertão ou de outras imersões Sertão Adentro. Desta forma as Geodésicas carregam em si e transmitem através de sua estrutura, aquilo que se pretende construir enquanto processo de formação nas oficinas de sua construção. Sendo assim, a Geodésica Sertaneja Multifuncional, torna-se representante material da forma como se constrói os laços sociais entre aqueles que estão participando das oficinas de construção, proporcionando através de um fazer prático, a incorporação de valores, princípios e saberes, que permitem a introjeção de um saber fazer com as relações interpessoais nos espaços coletivos As oficinas/mutirão de construção da TS Geodésica Sertaneja Multifuncional, fazem do próprio processo de construção, um aprendizado in loco e em tempo real, de um saber fazer, que busca para além do aprendizado da técnica, um saber fazer compartilhado, onde a circularidade e interconectividade das relações, garantem a descentralização do poder e a equidade entre seus participantes, favorecendo a auto-gestão e a gradual emancipação de seus autores.

Temas: Educação Habitação Ver mais

Fale Conosco