Educação de Qualidade | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Salão Nacional De Humor Sobre Doação De Órgãos

Grupo de Atuação Brasileiro para Realização de Transplantes Infantis e Estudos do Tubo Neural (GABRIEL)

Esta é uma tecnologia que associa cultura à sensibilização de questões voltadas à saúde. Ela incentiva que artistas gráficos emprestem sua criatividade à abordagem de temas importantes e que são pouco difundidos na sociedade por falta de informação e espaço, como a doação de órgãos e tecidos.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Saúde E Cultura

ImageMagica

Desenvolver ação educacional com oficinas de fotografia dentro de hospitais: envolver toda a comunidade – pacientes, familiares e equipes de saúde. Esta ação de humanização melhora o período de permanência no hospital e promove pontes de comunicação entre equipes de saúde e pacientes.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Semeando A Cabeceira Do Xingu

Instituto Socioambiental

A bacia rio Xingu está localizada no arco de desmatamento e consequentemente grandes áreas de preservação permanente degradadas e modelo tradicional de restauração, plantio de mudas, não tinha boas experiência na região, por ter custo elevado, escassez de viveiros produtores de mudas e baixa diversidade de espécies. Para poder atender essa demanda de restauração, pensou em uma solução que tivesse baixo custo, alta diversidade, envolvesse a comunidade local, sendo eles indígenas, assentados a reforma agrária, moradores urbanos e fazendeiros, para tal utiliza-se semeadura direta, que é composta por sementes de adubação verde e árvores nativas.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Semeando Uma Cultura De Direitos

Centro Recreação de Atendimento e Defesa da Criança e Adolescente Circo de Todo Mundo

Semeando Uma Cultura de Direitos interfere em situações de pobreza e de marginalidade, que alimentam fenômenos de violência urbana. A metodologia articula e integra as experiências e as ações de vários atores locais e contribui para a formação de uma nova cultura em direitos humanos. A mobilização da comunidade, na realização de ações efetivas para a redução da violência, vem firmar a organização e participação, através do protagonismo dos participantes, na perspectiva de cumprimento dos direitos humanos e rompimento da lógica assistencialista e muitas vezes de omissão dos poderes instituídos.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Sementes Crioulas: Produzindo Vida, Renda E Cuidando Da Biodiversidade

Associação Estadual dos Pequenos Agricultores de Goiás - AEPAGO

A utilização das sementes crioulas visa resgatar a biodiversidade, cultura dos povos, garantir a soberania alimentar e gerar renda. O resgate, multiplicação e distribuição de sementes realizado pela AEPAGO possui 11 anos. Já se produziu 1500 ton de sementes de arroz, feijão e milho. Possui duas linhas: com as famílias guardiãs que são acompanhadas e capacitadas para reproduzir as sementes e outra com famílias produtoras orientadas para a condução da lavoura. O trabalho é acompanhado por pesquisadores da EMBRAPA que promovem capacitações através de tecnologias simples e apropriadas para produção e armazenamento das sementes.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Ser Eficiente - Integração Do Deficiente Intelectual No Mundo Do Trabalho

Centro Espírita Beneficente "30 de Julho"

Trata-se de uma metodologia especializada focada na habilitação e reabilitação de Pessoas com Deficiência, com ênfase na qualificação profissional, buscando criar condições para que pessoas com deficiência intelectual ingressem no mercado de trabalho.

Temas: Renda Educação Ver mais

Sistema Integrado De Inovação Tecnológica E Social - Sitecs

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

É um processo de atuação sistêmica, em rede, que envolve o setor acadêmico, empreendimentos econômicos solidários, incubadoras de empresas, empresas de comercialização e setores governamentais, para institucionalizar, em universidades, a incubação de empreendimentos econômicos solidários. O SITECS baseia-se na articulação de organizações para concepção e execução de projetos e programas. O principal espaço de mobilização, sensibilização, prospecção, qualificação e articulação do SITECS é o Fórum Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional da Baixada Cuiabana – FTSAN-BC.

Temas: Renda Alimentação Ver mais

Sistema Miyawaki De Restauração De Ecossistemas Na Amazônia

Instituto Amigos da Floresta Amazônica - ASFLORA

Desenvolvido há mais de 50 anos, o sistema de recuperação florestal “Ecologia Criativa”, do prof. Akira Miyawaki, vem se tornando a base principal para o desenvolvimento do Sistema de Restauração de Ecossistemas na Amazônia, no qual nomeamos de Sistema Miyawaki. Dos anos de 2001 a 2019, realizaram-se 40 tecnologias sociais, totalizando mais de 200729 mudas de espécies da região amazônica plantadas. A tecnologia torna-se um instrumento que visa aproximar a sociedade e sensibilizar sobre a importância das florestas do ponto de vista da preservação e do desenvolvimento do ecossistema e, através do reflorestamento, promover o retorno da biodiversidade da região.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Sistema Urubu.- Plataforma Tecnológica Para Conservação Da Biodiversidade

Fundação de Desenvolvimento Econômico e Cultural

O Sistema Urubu é uma plataforma tecnológica que se utiliza do conceito de ciência cidadã para envolver toda a sociedade brasileira na coleta de dados de atropelamento de fauna selvagem e utilizar os dados para minimizar esses efeitos em todo o território brasileiro através de projetos de pesquisa, ações junto de órgãos governamentais de diferentes esferas, empresas, entre outros. Temos por foco as ações de grande escala, incluindo proposição e fortalecimento de políticas públicas, atividades de educação ambiental, capacitação de gestores e analistas ambientais, entre outros. Nos três anos da sua existência, o Sistema Urubu já conta com mais de 20 mil usuários cadastrados.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Sodis – Desinfecção Solar Da Água

Instituto Melhores Dias

Em regiões de baixa renda, sem acesso a água encanada e tratamento de água para uso doméstico, a técnica SODIS (sigla em inglês para Purificação Solar da água), é uma forma eficaz, de baixo custo, para reduzir doenças de veiculação hídrica. SODIS melhora a qualidade microbiológica da água potável, usando radiação UV-A solar e temperatura para neutralizar elementos patogênicos que causam diarreia e outras doenças relacionadas. O Instituto Melhores Dias leva esta técnica para regiões do Brasil onde o acesso à informação e recursos é escasso, por meio de oficinas e treinamentos para professores e membros das comunidades.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Fale Conosco