Objetivo
É buscar continuamente qualidade e diversidade na alimentação escolar, destinada a clientela da rede pública de ensino, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis.
Problema Solucionado
Com a publicação da Lei Federal nº 11.947/2009, Estados e Municípios passam a ter a obrigatoriedade de utilizar, no mínimo 30 % dos recursos repassados pelo Governo Federal, com a aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar. Se considerarmos, no entanto, a dimensão do fornecimento de gêneros para 1.300.000 alunos matriculados nos 399 municípios do estado, e as características, sazonalidades e fatores diversos que interferem na produção e distribuição dos gêneros, é possível mensurar a complexidade deste processo. Este problema foi solucionado com o desenvolvimento de ferramenta eletrônica para organizar e classificar propostas de entidades da agricultura familiar para fornecimento de gêneros na alimentação escolar das escolas estaduais do Paraná.
Descrição
Considerando a grande dimensão do atendimento, as dificuldades de produção e de logística inerentes à entrega do alimento diretamente nas escolas, optou-se pelo desenvolvimento de sistema eletrônico no qual cada cooperativa e associação seleciona o grupo de alimentos e as opções de alimentos a serem entregues.
Este procedimento simples minimiza as dificuldades de entrega de determinado alimento em função de problemas climáticos ou de problemas sazonais, haja vista que se oportuniza a substituição de alimentos com per capitas e funções semelhantes na composição dos cardápios. Outra solução adotada refere-se a seleção das escolas com interesse no fornecimento.
Assim, cooperativas menores também puderam ser beneficiadas com o fornecimento a grupo de escolas, compatível com sua produção. Nesta Chamada Publica, houve a aquisição de 83 tipos diferentes de alimentos num único processo para suprimento de 2.368 escolas para um ano. A solução mais importante no entanto, refere-se a classificação dos vencedores. Em função do volume de informações presentes nesse processo, a classificação só se torna viável com este procedimento.
Recursos Necessários
Computadores e Equipe de TI para customizar a ferramenta à realidade de cada município e/ou Estado, ou seja, inserir os alimentos regionais a serem adquiridos, escolas a serem beneficiadas e demanda dos alimentos por escola.
Sugere-se também realizar uma audiência pública com as cooperativas e associações para apresentar o procedimento e a ferramenta.
Resultados Alcançados
Em 3 anos de implantação, os resultados são os seguintes: ampliação da quantidade de gêneros adquiridos de 1.885 para 12.477 toneladas; ampliação da quantidade de alimentos orgânicos de 9 para 2.537 toneladas; ampliação do número de escolas atendidas de 906 para 2.368; ampliação do número de municípios atendidos de 192 para 374; ampliação do investimento de 3 para 31,6 milhões. Estes itens estão trazendo mais diversificação aos cardápios nas escolas, mais nutrientes e saúde para o desenvolvimento dos alunos. Outro aspecto a ser mencionado é que o incentivo ao consumo de gêneros perecíveis pelos alunos da rede estadual é uma das ações da SEED- Secretaria de Estado da Educação para o enfrentamento e reversão do quadro de obesidade e sobrepeso de 25% dos alunos da rede estadual.
Público atendido
Agricultores familiares
Alunos do ensino basico
Alunos do ensino fundamental
Alunos do ensino medio
Agricultores
Diretor escola
Gestores publicos
Professores do ensino medio
Tecnologias Sociais Semelhantes
Licuri: Geração De Renda E Sustentabilidade Ambiental
Rede De Multiplicação De Materiais De Plantio De Mandioca Com Qualidade Genética E Fitossanitária - Reniva
Ecossistema De Inovação Social Lagoa Mundaú (Al)
Fossa Alta Comunitária