Objetivo
É buscar continuamente qualidade e diversidade na alimentação escolar, destinada a clientela da rede pública de ensino, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis.
Problema Solucionado
Com a publicação da Lei Federal nº 11.947/2009, Estados e Municípios passam a ter a obrigatoriedade de utilizar, no mínimo 30 % dos recursos repassados pelo Governo Federal, com a aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar. Se considerarmos, no entanto, a dimensão do fornecimento de gêneros para 1.100.000 alunos matriculados nos 399 municípios do estado, e as características, sazonalidades e fatores diversos que interferem na produção e distribuição dos gêneros, é possível mensurar a complexidade deste processo. Este problema foi solucionado com o desenvolvimento de ferramenta eletrônica para organizar e classificar propostas, bem como planejar a entrega anual das entidades representativas a agricultura familiar para fornecimento de gêneros na alimentação escolar das escolas estaduais do Paraná.
Descrição
Considerando a grande dimensão do atendimento, as dificuldades de produção e de logística inerentes à entrega do alimento diretamente nas escolas, optou-se pelo desenvolvimento de sistema eletrônico no qual cada cooperativa e associação seleciona o grupo de alimentos e as opções de alimentos a serem entregues.
Este procedimento simples minimiza as dificuldades de entrega de determinado alimento em função de problemas climáticos ou de problemas sazonais, haja vista que se oportuniza a substituição de alimentos com per capitas e funções semelhantes na composição dos cardápios. Outra solução adotada refere-se a seleção das escolas com interesse no fornecimento.
Assim, cooperativas menores também puderam ser beneficiadas com o fornecimento a grupo de escolas, compatível com sua produção. Nas mais recentes Chamadas Publicas, houve a aquisição de mais de 100 tipos diferentes de alimentos num único processo para suprimento de mais de 2.200 escolas. A solução mais importante no entanto, refere-se a classificação dos vencedores. Em função do volume de informações presentes nesse processo, a classificação só se torna viável com este procedimento, visto tratar de 6 mil lotes numa única chamada.
Recursos Necessários
Computadores e Equipe de TI para customizar a ferramenta à realidade de cada município e/ou Estado, ou seja, inserir os alimentos regionais a serem adquiridos, escolas a serem beneficiadas e demanda dos alimentos por escola.
Sugere-se também realizar reuniões com as cooperativas e associações para apresentar o procedimento e a ferramenta.
Resultados Alcançados
Em 14 anos de implantação, os resultados são os seguintes: ampliação da quantidade de gêneros adquiridos de 1.885 para 11.100 toneladas; ampliação da quantidade de alimentos orgânicos de 8 para 2.727 toneladas; ampliação do número de escolas atendidas de 835 para 2.193; ampliação do número de municípios atendidos de 192 para 399; ampliação do investimento de 3 para 77 milhões. Estes itens estão trazendo mais diversificação aos cardápios nas escolas, mais nutrientes e saúde para o desenvolvimento dos alunos.
Público atendido
Agricultores Familiares
Alunos do Ensino Básico
Alunos do Ensino Fundamental
Alunos do Ensino Médio
Agricultores
Diretor de Escola
Gestores Públicos
Professores do Ensino Médio
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