Problema Solucionado
Diariamente são veiculadas pelos meios de comunicação informações que nos apresentam à atual situação da saúde no Brasil como uma área fragilizada, com problemas estruturais em hospitais e deficiência no atendimento à população. Toda essa instabilidade e carência de recursos causam no ambiente hospitalar um ciclo de tensão, envolvendo diretamente a equipe de saúde (composta por médicos, enfermeiros e auxiliares), os pacientes e seus familiares.
Esse quadro acaba estimulando um dia a dia corrido, em que a preocupação em curar a doença é o principal foco do tratamento médico, quando uma atenção voltada ao cuidar do paciente poderia auxiliar no processo de cura e trazer menos sofrimento aos processos terapêuticos.
Descrição
Pensando em como as relações entre equipe médica, pacientes e familiares se desenvolvem e de que maneira o conceito do curar vem se inserindo nesse quadro, a Organização ImageMagica desenvolveu o Projeto Saúde e Cultura, uma tentativa de registrar iniciativas que ressaltem a dignidade de pacientes e equipes médicas, inspirando uma nova realidade dentro de hospitais. A vontade de sensibilizar olhares dentro de hospitais surgiu em 2002 quando a Organização ganhou o 1º Lugar na categoria "Comunicação e Saúde", concedido pela Organização Panamericana da Saúde.
O Projeto Saúde e Cultura leva a fotografia para dentro dos hospitais, com a proposta de que ela seja um instrumento que estimule a humanização e o ato de “cuidar” entre todos os envolvidos nesse processo. Ao promover o intercâmbio destes olhares, favorecemos a discussão do cuidar dentro dos hospitais, contribuindo para a humanização nas práticas em saúde.
Recursos Necessários
Smartphones com aplicativo Camino para oficinas de fotografia;
Papel fotográfico;
Impressora fotográfica;
Janelas ópticas;
Kit de leitura de imagens;
Caixa óptica;
Autorizações de uso de imagens;
Ampliações para exposição fotográfica;
Banners;
Cartazes de divulgação do projeto;
Materiais de papelaria (caneta, lápis, papel, tesoura, cola etc.)
Recursos Humanos
1 Coordenador Geral – cuida do projeto inteiro, alinhando o tema, metodologia, fazendo
contratação de equipe, gestão do projeto, avaliação, relatórios.
1 Coordenador de Campo – cuida da parte operacional do projeto, faz produção, cuida da equipe de educadores e auxilia no campo do projeto.
2 Educadores – realizam o projeto em campo junto aos participantes.
Valor de uma implementação
R$ 90.000,00 para a realização do projeto na região metropolitana de São Paulo, durante 3 meses com 2 encontros semanais, exposição fotográfica e palestra de finalização.
300 beneficiários diretos;
250 impactados pela palestra;
500 pessoas impactadas pelas exposições geradas pelo projeto.
Resultados Alcançados
Conscientização de todo o hospital em torno do tema da Humanização, desde profissionais de saúde, áreas administrativas, até a direção.
Transformação das relações no ambiente hospitalar.
Valorização das equipes de saúde incentivando o protagonismo.
Mobilização social através da valorização dos pacientes e suas histórias.
Comentários