Objetivo
O Mapa de Direitos é uma plataforma eficaz e reconhecida para a visibilização de direitos violados em comunidades marginalizadas, buscando impactar positivamente as políticas públicas e ações governamentais em prol da melhoria efetiva das condições de vida de famílias em situação de vulnerabilidade.
Problema Solucionado
- Invisibilidade das violações de direitos em centenas de favelas e comunidades do país;
- Dificuldade dos líderes comunitários e comunidades em terem informações sobre seus territórios e realidades;
- Dados desatualizados e poucos precisos sobre a realidade dos assentamentos, dificultando implementação de políticas públicas de precisão e atuação de outras organizações.
Descrição
A TETO possui formulários extremamente completos, construídos a partir de muita experiência territorial, em conjuntos com pesquisadores e melhores práticas internacionais de levantamento de informações sobre territórios vulnerabilizados. A partir disso, aplicamos os formulários através da plataforma Kobo, extraindo os dados em formato excel e depois sistematizando-os utilizando o Microsoft Power BI e as soluções AWS da Amazon. Com isso, os dados são posteriormente visualizados no site da TETO Brasil.
Recursos Necessários
Dados aplicados a partir do voluntariado jovem da TETO Brasil e comunidades de 7 Estados e DF, Ferramentas digitais (Kobo, Excel, Power Bi e AWS) e gerenciamento da governança dos dados posterior (feita por um gerente).
Resultados Alcançados
- Mais de 250 comunidades mapeadas e com dados relevantes devidamente sistematizados;
- Dados apresentáveis para o poder público de diferentes Estados do Brasil;
- Mais de 20 comunidades possuem os dados impressos e em arquivo digital, os quais foram compartilhados em assembleias participativas.
Público atendido
Alunos do Ensino Superior
Empreendedores
Famílias de Baixa Renda
Gestores Públicos
Lideranças Comunitárias
Jovens
Organização Não Governamental
População em Geral
Povos Indígenas
Quilombolas
Comentários