Habitação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Habitação

Habitação

Arquitetura Na Periferia

INSTITUTO DE ASSESSORIA A MULHERES E INOVAÇÃO -­ IAMÍ

Arquitetura na Periferia é um método de assessoria técnica a pequenos grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade social, que as reúne e capacita para a independência do instalar, construir, reformar e melhorar as suas casas. Desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado da arquiteta Carina Guedes, em 2013/14 pela EAD-UFMG, o método tem como premissas a autonomia das participantes, a cooperação e o trabalho coletivo. Trata-se de um processo no qual as participantes são apresentadas às práticas e técnicas de projeto e planejamento, e recebem um microfinanciamento para conduzirem suas obras com autonomia e sem desperdícios.

Temas: Educação Habitação Ver mais

As Aventuras Da Garota Reparo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Governador Valadares

A partir das histórias de uma heroína adolescente, a GAROTA REPARO©, queremos levar a todos, principalmente às crianças e adolescentes, ideias sobre a importância da nossa participação na produção das cidades. Queremos contar sobre nossos direitos e deveres para, assim, desvelar caminhos para outras possibilidades de habitar as cidades. Novas formas, mais críticas e participativas, que busquem o acesso ampliado à cidadania. A partir das suas aventuras, cuja proposta é que sejam escritas por crianças e adolescentes e por eles compartilhadas, refletimos sobre as cidades e sobre os processos de sua produção. De história em história, meninos e meninas passam a perguntar se poderia ser diferente, se poderiam ser outras, as nossas cidades. A cada vez, ganhamos uma batalha na luta por cidades melhores e para todos.

Temas: Educação Habitação Ver mais

Bioconstrução Comunitária Em Povos E Comunidades Tradicionais

Comissão Ecumenica dos Direitos da Terra

Bioconstrução aponta possibilidade rústica que vêm permitindo ao Povo Truká-Tupan uma relação biossemiótica com os sistemas da natureza e o exercício de uma cogestão. Coletar amostras de barro de diversos locais, para averiguar a proporção de terra, areia e material orgânico, com o intuito de identificar o barro mais adequada para a produção de tijolos.Após selecionado, o barro é misturado e peneirado com cimento, testando as possibilidade de misturas nas seguintes proporções de 1:12, 1:10 e 1:8 para avaliar suas respectivas resistência, O endurecimento do tijolo ocorre através da "cura" mantendo umido por um período de 28 dias.

Temas: Habitação Meio ambiente Ver mais

Caminhos Da Favela (Caminos De La Villa - Argentina)

Asociación Civil por la Igualdad y la Justicia (ARGENTINA)

"Caminhos da Favela" é um portal multimídia que torna visíveis as condições de vida em mais de 20 bairros segregados da Cidade de Buenos Aires, trazendo a seus 275.000 habitantes uma ferramenta de diagnóstico comunitário das diferentes prestações de serviços e monitoramento e controle das obras públicas. A ferramenta, que inclui os traçados urbanos de todas as favelas da cidade, permite georreferenciar esses dados, ao mesmo tempo contribuiu contribuiu para remediar outro déficit que era a ausência dessas favelas nos mapas oficiais da cidade de Buenos Aires e a falta de mapas on-line que mostrassem com precisão o seu tecido urbano.

Temas: Habitação Ver mais

Casas Adaptadas À Eventos Climáticos Extremos Em Áreas Úmidas

Ecoa - Ecologia e Ação

CASAS ADAPTADAS à eventos climáticos extremos, para regiões alagáveis como o Pantanal, são habitações planejadas e construídas com materiais sustentáveis, resistente a água e ao fogo, que permitem conforto térmico, físico e salutar às famílias. Cada unidade habitacional possui um sistema de captação de água pluvial e tratamento de esgoto, bem como um sistema de geração de energia fotovoltaica. Na sua base estruturas em aço galvanizado, padronizadas/ universais que permitem a montagem da CASA em 8 dias, pois é formada por sistemas de encaixes parafusáveis, sendo, portanto, rapidamente desmontável e transportada em caso de alterações ambientais garantindo seguridade e autonomia às famílias

Temas: Habitação Saúde Ver mais

Construção De Habitação Em Assentamentos

Associação Estadual de Cooperação Agrícola (AESCA)

Esta tecnologia permite a maximização de recursos destinado a construção de moradias em assentamentos de reforma agrária possibilitando a construção de um projeto arquitetônico maior, utilizando a metodologia de mutirão e autoconstrução pelas famílias beneficiadas.

Temas: Habitação Ver mais

Construção De Moradias De Emergência

Um Teto Para Meu País

O TETO implementa soluções na área de habitação, com a construção de moradias emergenciais em assentamentos precários para famílias carentes, cujas casas geralmente são de papelão, chão de terra e quase sem telhado. A tecnologia do TETO as substitui por casas de emergência feitas de madeira.

Temas: Habitação Ver mais

Fossas Sépticas Econômicas

Prefeitura Municipal de Caratinga - MG

As fossas sépticas econômicas visam a diminuição dos custos em saneamento básico da população de Caratinga a fim de garantir esse direito e reduzir os riscos de doenças ligadas à insalubridade.

Temas: Habitação Recursos Hídricos Ver mais

Gente Feliz

Instituto Terra Projetos Pró-Comunitários

O projeto consiste em reformas de entidades sociais para melhoria do espaço, iluminação, ventilação, móveis, oferecendo à população autoestima e melhor desenvolvimento das atividades. O projeto beneficia: creches, asilos, hospitais, núcleos de aprendizados, bibliotecas comunitárias, entre outros.

Temas: Habitação Ver mais

Identificarte - Inclusão Postal Através Da Arte

INSTITUTO MUSIVA

Identificação postal de imóveis localizados em favelas. Produção e aplicação de placas numéricas de mosaico em casas e estabelecimentos de moradores de áreas em risco social. A ação promove a autoestima e a identificação de residências.

Temas: Habitação Renda Ver mais

Fale Conosco