Parcerias e Meios de Implementação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

A Gincana Verde

Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social

A Gincana Verde é uma ação de mobilização social continuada desenvolvida em parceria com a comunidade visando à implementação de práticas socialmente responsáveis a partir de duas vertentes: A educação ambiental para a efetivação da coleta seletiva mobilização para a destinação correta de resíduos na cidade e a mobilização local de recursos para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Uberaba – FUMDICAU. De forma sistematizada, esta tecnologia promove a articulação em rede e o fortalecimento do trabalho intersetorial envolvendo atores sociais e instituições/órgãos do poder público, empresas privadas e do terceiro setor para participarem ativamente de ações continuadas em prol do desenvolvimento sustentável da comunidade local.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

A Organização E Pedagogia Transformadoras Da Escola Nacional Florestan Fernandes

Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF

Inaugurada em 2005, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) é um espaço de interlocução entre várias organizações sociais do campo e da cidade, do Brasil e de outros países. Desde sua fundação, a ENFF tem como missão atender às necessidades de capacitação de sujeitos que buscam um mundo mais justo. Seu Projeto Político Pedagógico busca abordar as dimensões que perpassam as ações formativas do cotidiano, de forma participativa e criativa. A tecnologia social aplicada tem como objetivo construir um modelo organizativo e pedagógico para existência, manutenção e continuidade de uma escola pertencente e voltada aos trabalhadores/as, assim como já é aplicado na própria Sede da ENFF.

Temas: Educação Ver mais

Adolescentes Protagonistas

Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC)

Formação de adolescentes na relação entre direitos humanos, cidadania e orçamento público. A TS consiste em oficinas em escolas públicas. São levantados temas importantes que viram matérias na Revista Descolad@s de Direitos Humanos e Orçamento Público produzida pelos adolescentes.

Temas: Educação Ver mais

Aliança Social (As)

NEPA - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agroecologia

A Aliança Social – (AS) é uma Tecnologia Social que cria redes envolvendo agricultores, organizações públicas, privadas e da sociedade civil, para a construção de uma economia associativa, conciliando produção agroecológica e consumo responsável, promovendo o desenvolvimento integral e sustentável do ser humano e suas comunidades.

Temas: Alimentação Educação Ver mais

Ciclorrotas - Metodologia Cidadã De Planejamento Cicloviário

Associação Brasileira dos Usuários de Meios de Transporte Terrestre à Propulsão Humana - Transporte Ativo

A metodologia do planejamento cidadão das Ciclorrotas oferecem um modelo de planejamento de infraestrutura urbana inovador. Trata-se da união de diversos grupos de interesse, moradores, ciclistas, população flutuante e demais pessoas interessadas para a produção de um projeto pronto de melhoria viária voltada a circulação de bicicletas. Através da tecnologia social utilizada na elaboração das Ciclorrotas é possível (re)pensar todo uma área da cidade em acordo com as diferentes necessidades de circulação e apresentar um resultado pronto para ser executado pelo poder público, seja em parceria com a iniciativa privada ou diretamente.

Temas: Meio ambiente Ver mais

Cidade De Irupé

Lar Fabiano de Cristo - Casa de José

A cidade de Irupé (vitória régia em Tupi-Guarani) é uma cidade laboratório criada no ano de 2012 e que funciona dentro de nossa instituição. A metodologia consiste na reprodução de alguns níveis de organização existentes no município, tais como: prefeitura, câmara de vereadores e secretarias. De forma democrática foram eleitos: o prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários (turno da amanhã e turno da tarde). Além dessas figuras representativas a cidade conta com a existência de comitês gestores envolvendo jovens e famílias da comunidade para contribuírem na gestão da cidade laboratório que, naturalmente, influencia o dia-a-dia da instituição.

Temas: Educação Ver mais

Comércio Justo Com Consumo Ético E Solidário

Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores Rurais e Urbanos Vinculados ao Projeto Esperança Ltda.

A Feira de Economia Solidária do Mercosul, a Feicoop, e os eventos complementares visam a fortalecer a articulação da economia solidária e da agricultura familiar, enfatizando a formação, a comercialização direta, a produção ecológica, o comércio justo, o consumo ético e solidário e a autogestão

Temas: Educação Renda Ver mais

Comunicação Comunitária Para O Fortalecimento Do Desenvolvimento Local

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Informação Tecnológica

Ciclo de formação em comunicação comunitária, com 2 módulos de 24 horas, para lideranças territoriais - agricultores, comunicadores, educadores, jovens rurais e técnicos da extensão rural -, com Oficinas sobre Agroecologia e Sistematização de Experiências (conceitos e práticas), Ferramentas de Comunicação (técnicas para produção de áudios, vídeos, fotografias e boletins); Rodas de Diálogos articulando elementos do Diagnóstico Rápido Participativo do Território e análise de narrativas a partir do tema mídia tradicional x mídia alternativa; Vivências nos Espaços Agroecológicos para gravação de imagens, entrevistas e produção de fotografias.

Temas: Educação Renda Ver mais

Comunidades Digitais - Espaço Virtual De Desenvolvimento Local

Instituto Bem Estar Brasil

O projeto existe há 4 anos e disponibiliza acesso gratuito a internet em 7 comunidades (400 familias) de Campos dos Goytacazes-RJ em parceria com 3 universidades públicas. Ainda este ano serão implantados mais seis provedores comunitários. A proposta para este ano é a integração dos provedores com telecentros.

Temas: Educação Renda Ver mais

Conexões De Saberes - Diálogos Entre A Universidade E As Comunidades Populares

Observatório de Favelas do Rio de Janeiro

Desenvolvido pelo MEC/SECAD junto a Instituições Federais de Ensino Superior, em parceria com o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Prevê o estreitamento dos vínculos entre academia e comunidades populares e a melhoria das condições para permanência de universitários de origem popular.

Temas: Educação Ver mais

Fale Conosco