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Resultados da busca

A Gincana Verde

Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social

A Gincana Verde é uma ação de mobilização social continuada desenvolvida em parceria com a comunidade visando à implementação de práticas socialmente responsáveis a partir de duas vertentes: A educação ambiental para a efetivação da coleta seletiva mobilização para a destinação correta de resíduos na cidade e a mobilização local de recursos para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Uberaba – FUMDICAU. De forma sistematizada, esta tecnologia promove a articulação em rede e o fortalecimento do trabalho intersetorial envolvendo atores sociais e instituições/órgãos do poder público, empresas privadas e do terceiro setor para participarem ativamente de ações continuadas em prol do desenvolvimento sustentável da comunidade local.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

A Organização E Pedagogia Transformadoras Da Escola Nacional Florestan Fernandes

Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF

Inaugurada em 2005, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) é um espaço de interlocução entre várias organizações sociais do campo e da cidade, do Brasil e de outros países. Desde sua fundação, a ENFF tem como missão atender às necessidades de capacitação de sujeitos que buscam um mundo mais justo. Seu Projeto Político Pedagógico busca abordar as dimensões que perpassam as ações formativas do cotidiano, de forma participativa e criativa. A tecnologia social aplicada tem como objetivo construir um modelo organizativo e pedagógico para existência, manutenção e continuidade de uma escola pertencente e voltada aos trabalhadores/as, assim como já é aplicado na própria Sede da ENFF.

Temas: Educação Ver mais

Adolescentes Protagonistas

Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC)

Formação de adolescentes na relação entre direitos humanos, cidadania e orçamento público. A TS consiste em oficinas em escolas públicas. São levantados temas importantes que viram matérias na Revista Descolad@s de Direitos Humanos e Orçamento Público produzida pelos adolescentes.

Temas: Educação Ver mais

Agendas Locais 2030

Casa Fluminense

As Agendas Locais 2030 são planos de ação populares feitos por moradores para documentar problemas de um determinada comunidade e propor políticas públicas que os solucionem.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Agentes Populares

Centro de Estudos Brasil Popular

A Tecnologia Social ‘Formação de Agentes Populares’ é uma tecnologia que, partindo da realidade e de demandas concretas, tem a finalidade de promover a formação para a organização, o engajamento e o protagonismo social a nível local bem como a autogestão dos moradores e moradoras de uma mesma comunidade para o enfrentamento de desafios que estão inerentes à realidade social da vida das pessoas e que são estruturais da sociedade brasileira, como por exemplo a fome ou a falta de acesso à saúde. Os Agentes Populares são pessoas de uma mesma comunidade, trabalhando para costurar uma rede popular de solidariedade entre as/os moradores/as que ali vivem, se consolidando enquanto peças fundamentais para multiplicar conhecimentos e cuidados em saúde, alimentação, moradia, acesso à justiça e outros problemas estruturais da sociedade brasileira. Assim, é possível compreender a formação de Agentes Populares enquanto tecnologia social na medida em que é um método produtor de conhecimentos populares e científicos que, aplicado a determinadas situações, contribui para a construção de soluções efetivas para as realidades das comunidades, buscando viabilizar territórios saudáveis e sustentáveis a partir de ações comunitárias e políticas públicas. A metodologia de trabalho de base dos agentes populares utiliza as bases da Educação Popular para enfrentar desafios concretos e promover a organização social. Além da formação, a tecnologia inclui a implantação de instrumentos fixos nas comunidades, como por exemplo: cozinhas populares ou centro de atendimento à saúde popular. Assim, partindo das demandas concretas dos moradores e moradoras de uma comunidade, a tecnologia inclui tanto a formação política e técnica sobre temas geradores que são elencados a partir da realidade dos educandos e educandas, quanto a construção de aparatos fixos nas comunidades que sirvam de base para a continuação dos trabalhos. Neste sentido é possível utilizar a metodologia em diversos problemas sociais. A Escola Nacional Paulo Freire, em conjunto com o Movimento Brasil Popular (MBP), Levante Popular da Juventude, Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sem Terra (MST), FioCruz e outras organizações, realizou formações de Agentes Populares de Saúde (2020/2021) e Agentes Populares de Alimentação (2022/2023), nos estados de São Paulo, Paraíba, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

Temas: Alimentação Educação Ver mais

Aliança Social (As)

NEPA - Núcleo de Ensino e Pesquisa Aplicada

A Aliança Social – (AS) é uma Tecnologia Social que cria redes envolvendo agricultores, organizações públicas, privadas e da sociedade civil, para a construção de uma economia associativa, conciliando produção agroecológica e consumo responsável, promovendo o desenvolvimento integral e sustentável do ser humano e suas comunidades.

Temas: Alimentação Educação Ver mais

Animador Comunitário

ChildFund Brasil – Fundo para Crianças!

A tecnologia Animador Comunitário é uma abordagem voltada para o voluntariado e a proteção infantil, fundamentada na capacitação continuada de pessoas com perfil ou atuação como lideranças comunitárias. Seu foco é disseminar conhecimentos sobre direitos para que as pessoas possam exercitar a cidadania e se comprometer com a causa das crianças e adolescentes. Voluntários são inseridos na organização comunitária, atuando como agentes multiplicadores em suas comunidades e são engajados na construção de mudanças sociais voltadas para o interesse coletivo, através da participação em instâncias de controle social das políticas públicas e do envolvimento em movimentos populares.

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Associação Quero Na Escola

Quero na Escola

A Quero na Escola constrói pontes entre escolas e outros setores da sociedade que resultam rapidamente em ações efetivas dentro das próprias escolas ou dos projetos de estudantes. A partir de grandes temas e de metodologias de escuta e empatia, elaboramos projetos que se tornam canais convidativos para professores e estudantes nomearem suas necessidades. Com as demandas específicas mapeadas, sensibilizamos a sociedade como um todo para o tema e engajamos pessoas que entendam da temática e queiram participar apoiando uma escola ou grupo. Por fim, organizamos ações que se alinham a cada projeto e atendem a solicitações genuínas de cada território.

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Audioetal

Agência de Iniciativas Cidadãs - AIC

O Audioetal é uma tecnologia social para realização de editais simplificados, com inscrições por áudio. Ele foi idealizado pela AIC em 2021, como forma de combater as dificuldades encontradas por grupos e coletivos periféricos para acessarem recursos financeiros e outros benefícios de incentivo. O Audioetal permite que esses grupos, historicamente excluídos dos processos de seleção convencionais, participem por meio da oralidade, proporcionando uma ampla democratização do acesso. Também prevê acompanhamento e formação para a elaboração, execução e prestação de contas dos projetos. Desse modo, o Audioetal promove o fortalecimento social e a autonomia econômica das pessoas contempladas.

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Aventuras De Aprendizagem: Escola Do (Im)Possível

Instituto Tecnologia Cultural e do Meio Ambiente

Abordagem inovadora de ensino-aprendizagem denominada “aventuras de aprendizagem” que dialoga teatro imersivo, novas tecnologias e gamificação com temáticas socioambientais. São experiências de educação imersiva que integram estudante e conteúdo através de narrativas fantásticas e que colocam o aluno como protagonista de uma narrativa de aprendizagem transversal ao currículo, exercitando competências conforme a faixa etária. Nestas experiências, ele reconhece o seu potencial de agente transformador da sociedade enquanto avança em sua trajetória educacional. A abordagem tem se mostrado uma ferramenta poderosa na construção de um mundo mais humano e sustentável. Os esforços são concentrados no desenvolvimento de atividades com temáticas socioambientais, visando gerar impacto positivo na vida das comunidades participantes e contribuir para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas..É uma resposta à necessidade contínua e premente de preparar jovens e docentes para os desafios contemporâneos. O mundo está em constante evolução, com a tecnologia desempenhando um papel fundamental na vida cotidiana. Compreendemos que a nossa tecnologia social não é apenas uma abordagem artístico-pedagógica inovadora, mas também uma necessidade urgente em um mundo em constante mudança.

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