Objetivo
O Audioetal tem como objetivo geral a democratização do acesso a editais e mecanismos de incentivo, em especial no sentido de romper as barreiras sociais e históricas que impedem que pessoas e grupos menos favorecidos sejam contemplados.
Problema Solucionado
O contato da AIC com diversos grupos e coletivos, em especial em territórios de baixa renda e alta vulnerabilidade social, indica que parte dos desafios para acessar recursos de fomento se deve aos baixos índices de escolaridade, às lacunas de letramento e às barreiras para obter informações. Há dificuldade para se compreender o edital, acessar os formulários burocráticos e escrever as centenas de caracteres demandados. Os desafios são ainda maiores para a execução das propostas de acordo com os requisitos do edital, o que também impacta a prestação de contas.
Nesse contexto, se uma instituição (governamental ou não) deseja prover recursos para o público que mais tem necessidade, ela se depara com um problema fundamental: como fazer esse público chegar até ela e elaborar suas propostas de maneira consistente? O Audioetal propicia uma resposta possível a esse problema, ampliando o acesso a editais, distribuindo recursos a quem mais precisa e gerando inclusão social para sujeitos em situação vulnerável. O audioetal busca alcançar e fortalecer grupos menores, que são os mais necessitados e vulneráveis, com menos estrutura, mas que atuam com relevância e qualidade em suas comunidades.
Descrição
A metodologia é embasada por dois eixos principais, desenvolvidos pela AIC em suas três décadas de história, e que operam de maneira transversal em todas as etapas: 1) ferramentas de diálogo (os participantes elaboram o que aprendem e são protagonistas do que se constrói); e 2) processos democráticos e colaborativos de promoção do desenvolvimento institucional dos grupos, organizações e redes. A partir desses pressupostos, o caminho de implantação está descrito a seguir.
1) Planejamento / Elaboração do Audioetal
O primeiro passo para implementar o Audioetal é avaliar o que se pretende realizar e qual público se deseja alcançar. É importante que haja uma definição consistente do edital em termos de: objetivos, justificativa, resultados esperados, e para quais pessoas ou grupos os recursos são direcionados. Nos processos em que introduzimos o Audioetal, havia um histórico de trabalhos sociais e cidadãos da AIC nas comunidades. Do contrário, quando se chega para uma primeira intervenção, é desejável realizar diagnósticos de público, articulações e mobilizações.
Ao planejar um Audioetal, a AIC atua de maneira participativa, promovendo reuniões com a comunidade e consultas sobre os pontos principais. Essa dimensão participativa fortalece os grupos e favorece um planejamento eficaz para atender às demandas da comunidade. Uma vez delineadas as diretrizes, organizamos um documento para orientar os interessados, apresentando as informações do processo.
2) Mobilização / Divulgação
O objetivo dessa etapa é a construção de uma estratégia de mobilização e divulgação capaz de alcançar o máximo de pessoas, dentro dos propósitos do edital. O WhatsApp é a principal ferramenta. Outras possibilidades importantes são a divulgação via parceiros, nas redes sociais e nos territórios. De novo, essa etapa envolve diretamente os membros da comunidade. Estabelecemos parcerias com referência locais, lideranças e grupos dos territórios, para ativar uma rede de circulação das informações.
3) Inscrições / Sistematização
A etapa seguinte abarca o recebimento e a sistematização das inscrições. No Audioetal, as inscrições são feitas por áudios de WhatsApp. Para cada proposta recebida, os analistas transcrevem o conteúdo e a cadastram em uma planilha especialmente preparada. É importante considerar, desde o planejamento, que a sistematização das inscrições demanda tempo e dedicação.
4) Seleção dos projetos
Para a etapa de seleção, montamos uma banca composta por pessoas éticas, alinhadas aos princípios do edital e que tenham conhecimento do escopo e do território abarcado. Como esse é um momento crucial, que afeta diretamente os grupos e os locais, incluímos na banca pessoas das comunidades. A metodologia básica de seleção tem dois passos: 1) Leitura e avaliação das propostas apresentadas na planilha; 2) Reuniões para discutir as propostas mais bem pontuadas e escolher as selecionadas.
5) Repasse de recursos
Essa etapa é crucial e deve ser planejada em parceria com a gestão e o financeiro das entidades organizadoras. Os benefícios são colocados à disposição dos grupos selecionados. Um termo é assinado para formalizar o repasse do recurso, especificadas as responsabilidades da AIC e da entidade selecionada.
6) Acompanhamento
O acompanhamento da execução é uma etapa central do Audioetal. A equipe da AIC auxilia os grupos a estruturarem e pensarem suas ações dentro da lógica de projetos (com início, meio e fim), apoiando a construção de plano de ações, cronograma e orçamento. Também tira as dúvidas do processo, principalmente relacionadas a execução financeira e documentos fiscais comprobatórios.
7) Prestação de contas
A etapa de prestação de contas simplificada tem caráter educativo, fortalecendo e envolvendo a comunidade. Enviamos aos grupos um modelo simples em Word, que deve ser preenchido segundo as instruções, e com apoio da equipe da AIC. É importante que os grupos, desde o início da execução, conheçam o modelo e saibam o que deve ser feito, para que possam reunir as informações e evidências necessárias ao longo do processo.
8) Avaliação
Por meio de reuniões e conversas individualizadas, os grupos e as pessoas que participaram do processo compartilham suas impressões e reflexões. Sistematizamos números de propostas selecionadas, recursos repassados e territórios contemplados.
- Audioetal Comunidade Viva Sem Fome: 37 grupos selecionados, com repasse de R$ 2,5 mil para cada.
- Audioetal da Plataforma Integrar (https://bit.ly/audioetal-integrar): 6 entidades selecionadas, com repasse de R$ 6,5 mil para cada.
- Audioetal Ibram (https://bit.ly/audieotal-ibram): 10 proposta selecionadas, com repasse de R$ 8 mil para cada.
- Audioetal Raízes da Gente (https://bit.ly/audioetalraizes): 10 propostas selecionadas, com repasse de R$ 4 mil para cada.
Nos anexos, incluímos um arquivo com depoimentos e ações de participantes dos audioetais.
Recursos Necessários
A implantação do Audioetal é simples e acessível, propiciando uma facilidade de replicação em diferentes contextos. Cabe sublinhar que os recursos e custos envolvidos são similares aos de qualquer edital. O diferencial, no caso desta Tecnologia Social, é a metodologia inovadora e o processo altamente democrático de construção, acompanhamento e execução. Os recursos básicos para a implantação são:
Recursos humanos: 1 Coordenador, 2 Analistas para conduzir a seleção e fazer o acompanhamento dos projetos, 1 Gestor financeiro/administrativo, 1 Assessor de Comunicação, 5 Especialistas para compor a banca de seleção.
Materiais: Sala de reunião (já faz parte da estrutura da AIC e parceiros), cartazes, posters, material de escritório em geral (para o caso de reuniões com a comunidade), telefonia, internet.
Equipamentos: computadores, telefone fixo e celular (todos já fazem parte da estrutura da AIC).
Resultados Alcançados
1) Audioetal Comunidade Viva Sem Fome
Ofereceu recursos para os grupos aplicarem em demandas identificadas por eles em suas comunidades, e para construir campanhas educativas a serem distribuídas nas cestas básicas. Foi mobilizada uma rede com coletivos periféricos da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Os 37 grupos inscritos foram agrupados por afinidade temática, de forma a atender todos eles. Cada um recebeu R$ 2.500,00 para realizar ações no local. Os grupos tiveram muito orgulho por serem contemplados.
2) Audioetal Ibram
Esse Audioetal teve abrangência nacional, com foco nos territórios de mineração. Recebemos mais de 100 inscrições. Foram contempladas 6 entidades, que receberam R$6.500,00 cada, para realizar ações para mitigar problemas em suas comunidades.
O Audioetal Ibram teve ampla capacidade de mobilização, chegando a locais onde outros editais não chegariam, e possibilitando um mapeamento das demandas e soluções propostas em localidades de atividade mineradora.
3) Audioetal Integrar
Construído dentro da Plataforma Integrar, da Kinross. Teve como objetivo o fortalecimento de grupos de Paracatu, de preferência “pequenos”. Foram recebidas 67 propostas. Cada uma das 10 selecionadas recebeu um aporte de R$ 8 mil para execução de propostas de ação positiva em suas comunidades.
Ao longo da execução das iniciativas, houve um acompanhamento próximo, de caráter formativo. A equipe do projeto auxiliou os grupos a construírem plano de ações, cronograma e orçamento, ajudando a pensar na lógica de projetos e qualificando as propostas dos áudios.
Nesse projeto, o audioetal teve uma importância de diagnóstico e mapeamento. Mesmo as propostas não contempladas serviram como alerta para a Kinross sobre o que a comunidade identificava como problema e quais eram seus anseios de melhorias. O recurso foi direcionado às entidades em parcelas, de forma que a parcela seguinte só era liberada após o envio de uma prestação de contas parcial, o que conferiu familiaridade dos grupos com esse processo.
4) Audioetal Raízes da Gente
O Audioetal Raízes da Gente selecionou 10 propostas para realizar ações formativas de preservação e valorização de patrimônios locais, utilizando diferentes linguagens artísticas. Cada grupo recebeu R$ 4.000,00, e está contando com o apoio da AIC em todo o processo de execução e prestação de contas.
Público atendido
Afrodescendentes
Famílias de Baixa Renda
Mulheres
Quilombolas
Jovens
Pequenos Produtores Rurais
Povos Tradicionais
Catadores de Material Reciclável
Organização Não Governamental
Lideranças Comunitárias
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