Parcerias e Meios de Implementação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Programa Imagens Do Povo

Observatório de Favelas do Rio de Janeiro

O Imagens do Povo é um programa de documentação, difusão e formação em fotografia popular que alia a prática fotográfica à promoção de direitos à democratização da comunicação e a questões sociais, registrando o cotidiano das favelas e outros territórios periféricos e populares através de uma percepção crítica, que leve em conta o respeito aos direitos humanos e a cultura local. Fundado em 2004 pelo Observatório de Favelas em parceria com o fotógrafo documentarista João Roberto Ripper, o Programa realiza as seguintes ações: Escola de Fotografia Popular, Oficinas Livres, Acervo Digital de Fotografia Popular, Agência IP e Galeria 535.

Temas: Educação Renda Ver mais

Programa Jovens Transformadores (Pjt)

Associação Instituto Terroá

Fundado em 2013, o Programa Jovens Transformadores (PJT) é uma tecnologia social do Instituto Terroá que propõe formar lideranças enquanto agentes de transformação, orientadas para facilitar e apoiar o desenvolvimento sustentável de comunidades, organizações e territórios, com a missão de inspirar e contribuir para a formação humana e cidadã de jovens que queiram tornar-se líderes e impactar positivamente no mundo. Inspirado na educação popular, tendo como referência Paulo Freire, na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e na Educação para a Cidadania Global (ECG), diretrizes pedagógicas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o PJT busca formar jovens que façam a diferença na sociedade em que vivem, harmonizando sonhos pessoais e profissionais, capacitados para o exercício da cidadania, da sustentabilidade e do empreendedorismo, criando um ambiente fértil ao seu empoderamento enquanto sujeitos capazes de catalisar transformações positivas na sociedade. O resultado que perseguimos é a transformação pessoal e coletiva das comunidades a partir da juventude. Buscamos as competências necessárias para a atuação democrática e a construção da cidadania. Pensamos estas competências em quatro dimensões: conhecimento, habilidades, atitudes e valores. Os impactos que buscamos é o de territórios mais fortalecidos a partir do aprofundamento da democracia e da cidadania, ou seja, de processos decisórios maduros e coletivos que apontem no sentido de ampliação de direitos e responsabilização.

Temas: Educação Ver mais

Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião

Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação

A metodologia Nepso é uma proposta de pesquisa educativa de opinião a ser realizada em escolas públicas. Os projetos são realizados por professores e estudantes com caráter interdisciplinar. Os temas são escolhidos pelos próprios alunos, promovendo grande interesse e mobilização.

Temas: Educação Ver mais

Fale Conosco