Problema Solucionado
Pesquisas sobre educação no Brasil evidenciam grandes desafios a serem enfrentados para a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas. Dois aspectos fundamentais devem ser destacados: a valorização das profissionais de educação e o avanço da aprendizagem dos/as estudantes. Atuando nessas agendas específicas, o Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO) inspira e desafia educadores a realizar projetos de ensino que estimulem e valorizem o aprendizado, criando canais de diálogo com os jovens. A metodologia revela, pelo olhar dos estudantes, desafios enfrentados, necessidades e expectativas dos vários grupos juvenis, dado o recorte de renda, raça, gênero, região geográfica etc. Nos projetos de pesquisa surgem variados temas, possibilitando que os jovens qualifiquem suas demandas e os educadores reconheçam a legitimidade das mesmas.
Descrição
O Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião oferece uma alternativa de trabalho ao método tradicional que predomina na maioria das escolas. Ao invés da organização disciplinar do currículo, o que se propõe é o trabalho por projetos, por meio de práticas educativas que concretizam princípios consensualmente reconhecidos na área educacional, por sua pertinência. Indicamos alguns:
- Contextualização dos conteúdos: o processo da pesquisa tem início com o grupo de alunos pesquisadores definindo qual será o tema da investigação. Via de regra, é indicado como objeto da pesquisa uma questão que eles consideram como problema e/ou instigadora da curiosidade e que ganha legitimidade como objeto de estudo. Isso significa que o ponto de partida do processo de aprendizagem está localizado no interesse dos alunos;
- Trabalho coletivo e interdisciplinar: qualquer que seja o tema escolhido – sexualidade, trabalho, música, escola, meio ambiente etc., há um acúmulo de conhecimento em alguma área da ciência, que se traduz nas disciplinas escolares, e a abordagem do mesmo exige a articulação entre elas. O próprio processo da pesquisa - elaboração dos questionários, tabulação, por exemplo, propicia o aporte de várias disciplinas;
- Protagonismo dos alunos: os jovens pesquisadores são responsáveis pela execução de cada uma das etapas da pesquisa: definição e qualificação do tema, elaboração do questionário e pré-teste, trabalho de campo (entrevistas), tabulação, análise e divulgação dos resultados. É no fazer que a aprendizagem ocorre, e o professor é o coordenador desse processo, produzindo com os alunos um conhecimento que é novo para ambos;
- Integração da escola com a comunidade: a maioria das pesquisas realizadas têm na comunidade do entorno um foco de interlocução, seja no momento da qualificação do tema em visita às instituições que têm afinidade com o mesmo, seja como sujeitos da pesquisa (entrevista) e posterior divulgação dos resultados. Professores e alunos são orientados para ultrapassar os muros da escola, (re)conhecendo a comunidade na qual a escola está inserida e estabelecendo diálogo com ela. Também os resultados encontrados nas pesquisas têm sido traduzidos em ações de intervenção na própria comunidade.
No que se refere ao desenvolvimento de competências e habilidades, os educadores que utilizam a metodologia NEPSO têm destacado contribuições que se referem a: identificar um problema ou questão que afeta a todos; problematizar a realidade; constatar e compreender o valor dos conhecimentos estatísticos para leitura e interpretação da realidade social; encadear logicamente as partes de um texto; desenvolver fluência na comunicação oral; desenvolver estratégias de contagem e verificação; aplicar conceitos de proporcionalidade, probabilidade, porcentagem, média; comparar e estabelecer relações entre dados; utilizar noções de geometria e instrumentos de medição e cálculo; discutir ideias e produzir argumentos convincentes. Ou seja, a metodologia desenvolve habilidades, especialmente nas áreas da Língua Portuguesa e da Matemática, que contribuem para a melhoria do desempenho em avaliações oficiais, além do estímulo à permanência na escola que resulta de uma experiência de aprendizagem mais prazerosa e significativa.
Recursos Necessários
Manual do Nepso – 1 por escola
Material de papelaria (sulfite, crachás, canetas etc.)
Cópias (para questionários)
Pranchetas (para trabalho de campo)
Banners (para apresentação dos resultados)
Transporte
Alimentação
Resultados Alcançados
Desde o ano 2000, quando teve início o projeto piloto do Programa em São Paulo e Rio de Janeiro, foram desenvolvidos 566 projetos de pesquisa, realizados em 349 escolas por mais de mil professores e envolvendo cerca de 18 mil estudantes. A metodologia NEPSO foi disseminada em 7 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Bahia e no Distrito Federal, e em outros cinco países: Argentina, Chile, México, Colômbia e Portugal.
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