Resultados da busca
Piano Interativo – Uma Nota A Cada Passo
A Associação Livre - Centro de Formação e Transformação Social (Transformar)
O Piano Interativo consiste em uma ferramenta educacional e de promoção de saúde. Basicamente o recurso é um piano de chão ampliado para ser tocado com os pés, tem como base madeira reutilizada e a placa de prototipagem eletrônica Arduino. Essa ferramenta já foi para campo em eventos culturais e exposições gratuitas, bem como visitas em escolas públicas da rede municipal do Rio de Janeiro com o objetivo de ensinar conceitos relativos a música, matemática, eletrônica e acessibilidade. Já foi realizada a doação deste recurso ao Hospital Universitário Infantil da UFRJ (IPPMG) especificamente para brinquedoteca de Terapia Ocupacional atendendo demandas de crianças neurodivergentes como Transtorno do Espectro Autista, por exemplo. Foram percebidos grandes impactos, como a melhora motora e cognitiva além da redução de ponta de pé, como descrito no relato a seguir da profissional que administra o uso: https://www.instagram.com/reel/CpD3mH5JQZU/?igsh=dWR4Ymhqc3Bkczli
Temas: Educação Saúde Ver mais
Pitanga Rosa: Agroecologia, Saúde E Qualidade De Vida
Associação Pitanga Rosa
Pitanga Rosa, está localizada na Linha Faxinal dos Rosas, comunidade rural do município de Chapecó, SC. É coordenada pela Associação Pitanga Rosa, constituída por mulheres e suas famílias com a finalidade de resgatar e preservar, a partir de um trabalho voluntário e coletivo, as sementes e mudas crioulas, para cultivo e processamento de plantas medicinais. Além disso, conscientizar da importância da alimentação saudável e do uso da fitoterapia para prevenção e tratamento das doenças e produção de alimentos livres de agrotóxicos. A formação dessa TS partiu da iniciativa de um grupo de mulheres que na sua maioria, tiveram militância no Movimento Mulheres Camponesas.
Temas: Meio ambiente Saúde Ver mais
Plantas Medicinais: Alternativa De Inclusão Social
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental
A Instalação de hortos e oficinas de manipulação de plantas medicinais nas comunidades quilombolas, ribeirinhas e carcerárias permitiu que a tecnologia trouxesse novas oportunidades de melhoria na qualidade de vida através do aumento de renda, contribuindo para a reintegração do preso à sociedade.
Temas: Renda Saúde Ver mais
Primeira Infância Melhor (Pim)
Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul
A visitação domiciliar é a tecnologia de intervenção do Primeira Infância Melhor. Tal tecnologia possibilita a aproximação do Programa com as realidades atendidas favorecendo um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas singulares de intervenção, pertinentes a cada realidade. A visita domiciliar prevê a valorização da família, do domicílio e da comunidade enquanto espaços privilegiados para a promoção da saúde e do bem-estar. A atividade realizada diretamente nas casas permite que a equipe do PIM conheça a estrutura e a dinâmica familiar, identifique potencialidades e fatores de risco.
Temas: Saúde Ver mais
Produção Agroecológica De Alimentos Em Meio Urbano
Pólis Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais
Conjunto e associação de diferentes técnicas de plantio ecológico, aproveitando pequenos espaços e utilizando matérias-primas reaproveitadas para a instalação de técnicas sustentáveis que visam à integração de todo o ambiente, permitindo rápido acesso ao alimento saudável de baixo custo.
Temas: Alimentação Saúde Ver mais
Programa Agita São Paulo
Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul
O Programa Agita São Paulo usa um método inovador de intervenção na comunidade que consiste no uso da teoria da gestão móbile do modelo ecológico da atividade física como forma de promoção, manutenção e recuperação da saúde, para a população de mais de 40 milhões de pessoas do estado de São Paulo.
Temas: Saúde Ver mais
Programa De Assessoria Escolar Colaborativa - Paec
Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas
A tecnologia referida neste projeto trata-se do Programa de Assessoria Escolar Colaborativa - PAEC, desenvolvido desde 2009 pelo Centro de Inclusão Escolar da ADEFIP, com o objetivo de favorecer o processo de inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência. A metodologia do programa é baseada no Trabalho em Rede, facilitando a comunicação entre instituição de saúde, família e escola. A instituição de saúde atua como ponte para a efetivação desse trabalho, intermediando as assessorias escolares por meio de uma equipe multidisciplinar que se coloca como interlocutora entre famílias e a equipe escolar. Essa equipe multidisciplinar, composta por Assistente Social, Fonoaudiólogo, Enfermeiro, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Musicoterapeuta e Educador Físico, realiza orientações presenciais aos profissionais da educação, com o objetivo de otimizar a funcionalidade e a qualidade do processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência e, consequentemente, efetivar sua inclusão escolar.
Temas: Educação Saúde Ver mais
Programa De Atenção Materno Infantil De Itajaí - Pamii-
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS
O Programa Materno Infantil de Itajaí (PAMII) é um sistema de intervenção precoce para prevenção de problemas de saúde, atrasos no desenvolvimento e deficiências em bebês e crianças de 0-4 anos.Funciona em um ônibus adaptado como sala de atendimento móvel que percorre todas as regiões do município, com uma equipe multidisciplinar de saúde que realiza 13 avaliações ao longo dos 4 primeiros anos de vida. Dessa forma, possibilita a famílias de baixa renda e pouco acesso à informação diagnosticar precocemente problemas, recebendo encaminhamento e orientação adequados para que essas intercorrências sejam tratadas à tempo de não gerarem sequelas significativas.
Temas: Educação Saúde Ver mais
Programa De Desenvolvimento Psicossocial E Saúde Para Criança E Adolescente
Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (EDISCA)
A tecnologia social Programa de Desenvolvimento Psicossocial e Saúde é desenvolvida pela EDISCA, organização com 34 anos de atuação exclusiva junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas periferias de Fortaleza-CE. O PDPS promove competências pessoais, relacionais e cidadãs em educandos e seus familiares, por meio de ações contínuas e integradas que fortalecem vínculos, ampliam o acesso a direitos e enfrentam desigualdades sociais que marcam a trajetória desses sujeitos. Seu eixo central são os grupos de convivência semanais, espaços de escuta, partilha e formação cidadã, nos quais educadores sociais e psicólogos trabalham temas como saúde, identidade, direitos humanos, proteção contra violências e autocuidado. O programa também realiza, anualmente, a Avaliação em Saúde e Psicossocial (ASP) com todos os educandos, processo que fornece subsídios importantes para as estratégias institucionais de cuidado, encaminhamentos à rede pública e orientações às famílias. A metodologia combina acompanhamento individual, atividades coletivas, ações formativas e articulação com a rede pública, universidades e organizações da sociedade civil. As ações incluem atendimentos psicológicos, palestras, oficinas de direitos, rodas de conversa com famílias, campanhas de prevenção, visitas técnicas e orientações psicopedagógicas e assistenciais. Em 2024, foram realizados mais de 700 atendimentos remotos, 373 procedimentos ambulatoriais, 218 atendimentos psicológicos e 469 horas de atividades grupais com 262 educandos distribuídos em 17 grupos. Um destaque do ano foi a aplicação de uma pesquisa inédita sobre conhecimento em direitos humanos e cidadania, que revelou alto índice de compreensão dos educandos sobre direitos fundamentais, redes de proteção e políticas públicas — evidência concreta da potência formativa dos grupos de convivência e da abordagem educativa do programa. Ao reconhecer os sujeitos atendidos como portadores de direitos e de saberes, a tecnologia rompe com lógicas assistencialistas e reafirma as infâncias e juventudes periféricas como protagonistas de suas trajetórias. Ao articular cuidado, mobilização comunitária e ação intersetorial, o PDPS constitui uma resposta concreta à violação de direitos e à exclusão social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e equitativa.
Temas: Saúde Educação Ver mais
Programa Diagnóstico Precoce
Instituto Ronald McDonald de Apoio à Criança
É uma metodologia para capacitar profissionais da rede de atenção básica, com foco nas equipes da Estratégia Saúde da Família e médicos do SUS, de forma que os sinais e sintomas do câncer sejam identificados precocemente, possibilitando a redução do tempo do encaminhamento do paciente.
Temas: Saúde Ver mais