Saúde | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Saúde

Saúde

A Célula Ao Alcance Da Mão

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Criação de réplica do corpo humano em dimensões macro e microscópicas. Coleção com 64 peças em gesso, resina e outros materiais para facilitar o estudo da estrutura e funcionamento do organismo por videntes e deficientes visuais. Atende a professores, estudantes e a toda a comunidade.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Abordagem Sistêmica Comunitária

Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim

A Abordagem Sistêmica Comunitária trabalha o equilíbrio biopsicossocioespiritual de cada pessoa promovendo a saúde mental. As pessoas são empoderadas, fortalecendo sua autoestima e vínculos com a comunidade, promovendo melhoria na qualidade de vida individual e comunitária. A tecnologia social do MSMC acolhe as pessoas, sem distinção de gênero, orientação sexual, ideologia, religião ou etnia e cuida universalmente dos usuários promovendo prevenção, cura e inclusão socioeconômica. Assim, a tecnologia socioterapêutica do MSMC produz uma autopoiese - capacidade do sistema de se manter vivo e autoprodutivo.

Temas: Saúde Ver mais

Ações E Alternativas Contra Subnutrição Infantil

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O projeto Ações Integradas Contra a Subnutrição apresenta uma estratégia para reduzir a alta prevalência da subnutrição infantil através da utilização de uma bebida láctea fermentada fortificada com ferro. O produto foi desenvolvido utilizando um subproduto da indústria de alimentos, o soro de queijo e polpa de frutas do cerrado. O produto é balanceado, com elevado valor nutricional, biosseguro e comprovadamente eficaz contra a subnutrição infantil. Possui ainda elevada aceitação, possibilidade de incorporar diferentes frutos do cerrado e baixo custo. É uma alternativa para a indústria de alimentos, prefeituras, escolas, creches, por ter tecnologia descrita e acessível, com valorização do cerrado e utilização de um resíduo da indústria (soro), tornando a proposta ambientalmente amigável. Esse produto constitui-se de um alimento estável, nutricionalmente balanceado, que complementa as necessidades básicas diárias de uma criança. Tem a eficácia contra a subnutrição infantil e possui elevada aceitabilidade pelas crianças. Supre as carências nutricionais e estimula hábitos alimentares saudáveis. Dessa forma, o projeto propõe alternativa a solução de problemas socioeconômicos e ambientais do pais e mundiais*{ods2},{ods3}

Temas: Saúde Alimentação Ver mais

Acolhida, Recuperação E Inclusão Social De População De Rua Adulta.

Associação Solidários Amigos de Betânia

Betânia, fundada em 1999, visa aproximar-se de moradores de rua com responsabilidade, ternura e compaixão, para recuperarem sua dignidade e cidadania através da educação, capacitação profissional, recuperação da dependência química, da auto-estima e da saúde, com enfoque socioeducativo.

Temas: Saúde Renda Ver mais

Apoio E Estimulação Ao Bebe De Risco

Associação de Reabilitação Infantil Limeirense

Para atender a demanda de recém nascidos que estavam em fila de espera na organização com idade entre 0 a 8 meses, geralmente bebês de risco prematuro ou com algum tipo de deficiência, foi implantando uma estratégia de chamar a família juntamente com a criança para receber orientações a respeito do desenvolvimento infantil. Nesses encontros profissionais de diversas áreas contribuem com conteúdo específico e facilitam o entendimento das famílias com relação ao desenvolvimento adequado. Em cada encontro são chamados 10 famílias com seus respectivos bebês e as orientações são oferecidas, com materiais específicos. A partir desta abordagem conseguimos minimizar os atrasos.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Auditoria Cívica Na Saúde

Instituto de Fiscalização e Controle

A “Auditoria Cívica na Saúde” é uma metodologia que possui dois objetivos principais: 1 - proporcionar experiência pedagógica do controle social para o cidadão por meio da participação social; e 2 - a partir da aplicação da metodologia proposta, avaliar a situação dos serviços da saúde básica oferecidos. Os problemas identificados durante a avaliação são organizados em relatório entregue às autoridades responsáveis: Secretaria de Saúde, Ministério Público e Controladorias. Nosso desejo é contribuir com a gestão pública para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população e, ao mesmo tempo, conscientizar o cidadão sobre a importância de fiscalizar o poder público.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Fale Conosco