Objetivo
Nosso objetivo é transformar os espaços de aprendizagem em ambientes de desenvolvimento humano integral, onde a saúde mental, a inteligência emocional e a compaixão orientam a formação de educadores e estudantes.
Acreditamos em uma educação que fortalece as pessoas para que tomem decisões conscientes e contribuam para uma sociedade mais justa, colaborativa e resiliente.
Para isso, oferecemos uma Tecnologia Social validada cientificamente e aplicada globalmente, que capacita professores e profissionais da educação a cuidarem de sua própria saúde mental e emocional, ao mesmo tempo em que apoiam seus alunos no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e éticas.
Problema Solucionado
A Tecnologia Social Aprendizagem para Corações e Mentes surge como resposta a uma crise silenciosa, porém urgente, que afeta a qualidade da educação no Brasil: o adoecimento emocional das comunidades escolares. Professores e estudantes estão em sofrimento, e os impactos dessa realidade são diretamente percebidos no clima escolar, na qualidade das relações e nos índices de aprendizagem.
Diversos estudos recentes revelam um quadro alarmante: 50% dos professores apresentam níveis de ansiedade e/ou depressão prejudiciais ao exercício docente; 60% relatam ansiedade intensa e desejo de apoio no controle emocional. Entre os estudantes, 70% indicam sintomas de ansiedade ou depressão, e dois terços se declaram pouco ou nada capazes de exercer a tolerância à frustração — habilidade essencial para o convívio e o aprendizado.
Esses dados não refletem apenas questões individuais, mas um problema sistêmico: nossas escolas não estão equipadas emocionalmente para educar. A formação inicial e continuada dos profissionais da educação ignora, em grande parte, as dimensões socioemocionais e éticas do ensino. Não se ensina, por exemplo, como cultivar atenção, empatia, regulação emocional ou resiliência — ainda que esses sejam aspectos cada vez mais demandados em sala de aula.
Consequentemente, o Brasil apresenta baixos índices de aprendizagem: apenas 32% dos estudantes concluem o Ensino Médio com domínio adequado de Língua Portuguesa e apenas 5% em Matemática (INEP, 2023). A raiz desse desempenho está no esgotamento dos professores, no sofrimento emocional dos estudantes e na ausência de estratégias efetivas para lidar com esses desafios.
Diante desse cenário, o projeto propõe uma solução inovadora, validada por evidências científicas: a Tecnologia Social Aprendizagem para Corações e Mentes, que já foi implementada com sucesso em diversas regiões do Brasil, promovendo redução do estresse em professores, aumento do bem-estar, melhora nas relações em sala de aula e maior engajamento no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição
Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os professores passaram a ter a responsabilidade de desenvolver competências como empatia, autocuidado, cooperação, responsabilidade e cidadania junto aos estudantes. No entanto, muitos desses educadores não receberam formação prévia em educação socioemocional e enfrentam altos níveis de estresse, sobrecarga e esgotamento emocional — o que compromete diretamente sua capacidade de ensinar tais habilidades.
A Tecnologia Social está alinhada aos marcos legais e pedagógicos atuais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece a educação socioemocional como um dos pilares da formação integral dos estudantes. Ao oferecer formação, acompanhamento e integração a uma comunidade nacional de educadores, essa Tecnologia Social supre essa lacuna formativa, valoriza os profissionais da educação e contribui para a construção de uma cultura escolar mais positiva e eficaz. Além disso, fortalece nos estudantes habilidades essenciais para o presente e o futuro, com impactos comprovados no desempenho acadêmico e na convivência social.
A Tecnologia Social Aprendizagem para Corações e Mentes promove o protagonismo e o empoderamento ao tratar de temas relevantes, urgentes e necessários, como o direito ao autocuidado, autocompaixão e habilidades de relacionamento, além de nos profundarmos e problematizarmos a sobrecarga de trabalho feminino romantizado pela sociedade atual como “multitarefa”. O público da tecnologia social é composto, em sua maioria, por mulheres (mais de 80% dos beneficiados diretamente).
Essa tecnologia social busca o enfrentamento das desigualdades enfrentadas pela população negra nas esferas educacional, social, econômica, ambiental e cultural, bem como o respeito à diversidade racial e o combate ao racismo em todas as suas formas. Discutimos no programa a exploração e a busca do “amansamento” fantasiados de suporte emocional, e discutimos a compaixão e as habilidades socioemocionais como fontes de energia para buscarmos justiça, direitos e dignidade. Resgatamos o conceito de Ubuntu, e fundamentamos o curso na construção de uma sociedade baseada na coletividade.
Outro conceito fundamental ao programa é o Teko Porã, um conceito indígena Guarani para o “belo caminho”, o “bem-viver”, que representa a conexão com o meio ambiente, com todas as outras espécies e está em oposição a busca obstinada por resultados a qualquer custo.
Essa tecnologia social é moldada na interação com a comunidade. Em contraposição aos métodos fechados e apostilados, essa tecnologia social incentiva a adaptação com o grupo, respeitando a origem, crenças e utilizando o conhecimento de cada indivíduo para tornar o programa ainda mais efetivo. Está explícito nos materiais que nós incentivamos as adaptações, os ajustes e as criações sobre os temas trabalhados. Em nossa experiência com milhares de professores, vemos a beleza de cada local florescendo, com alguns professores explorando livros, contos, músicas, enquanto outros vão pelo caminho do meio ambiente, ou da investigação.
O programa Aprendizagem para Corações e Mentes tem carga horária de 40 horas, sendo 16 horas em encontro semanal síncrono (oito encontros de duas horas cada) e as demais horas são de atividades autoformativas, que incluem leituras, práticas reflexivas e trabalho de conclusão. O curso é 100% virtual, ampliando o poder de abrangência e permitindo que profissionais da educação de qualquer lugar do Brasil possam participar. O único requisito é ter acesso a internet. Temos pessoas que fazem o curso pelo computador e outras pelo celular. Ambas as formas funcionam.
Os participantes precisam ter frequência mínima de 60% e entregarem um trabalho final para receberem o certificado.
Metodologias de ensino:
O programa Aprendizagem para Corações e Mentes tem uma abordagem construtivista que entende o ser e seu contexto de forma integral e interdependente.
O programa é estruturado em três dimensões que abrangem os tipos de conhecimentos e competências a serem desenvolvidos pelos participantes: Consciência, Compaixão e Engajamento. Além disso, essas três dimensões são abordadas em três domínios: Pessoal, Social e Sistêmico.
Todo o processo de ensino e aprendizagem é estruturado a partir de um modelo pedagógico organizado em três níveis. O primeiro é o Conhecimento Adquirido. Trata-se dos saberes adquiridos por meio da escuta, da leitura e de outras atividades. O segundo é o Pensamento Crítico, cultivado por meio do espaço para perguntas abertas. O terceiro nível é a Compreensão Incorporada. Nesse processo, internalizamos conhecimentos, nos familiarizamos com os conteúdos e incorporamos saberes em nossas práticas, adotando uma verdadeira práxis
Em oito encontros síncronos semanais as/os participantes são apresentados aos conteúdos do curso a partir de uma perspectiva teórica que promove a compreensão dos conceitos (conhecimento adquirido) e em uma perspectiva prática em atividades em grupo, que possibilitam a percepção reflexão e insights (pensamento crítico e compreensão incorporada).
Na metade final do curso as/os participantes são estimulados a desenvolverem em suas salas de aula a primeira experiência de aprendizagem contida no Material para Docentes (que compõe os materiais disponibilizados gratuitamente no curso). Nesta atividade, os participantes do curso refletirão sobre a relação entre bondade e felicidade e como são um desejo universal relacionado ao nosso bem-estar. Essa experiência de aprendizagem envolve a produção de um desenho que reflete um momento de bondade vivido pelo estudante. É importante ressaltar que a realização dessa atividade configura o trabalho final do curso, item necessário para obtenção do certificado.
Conteúdo programático:
- Fundamentos gerais da Aprendizagem Social, Emocional e Ética (SEE Learning®)
- Cultivo de autoconhecimento e atenção
- Práticas de autocuidado e autocompaixão
- Cultivo da resiliência e autorregulação
- Fortalecimento do pensamento sistêmico
- Desenvolvimento de habilidades de relacionamento
- Criação de uma sala de aula compassiva
- Exercícios para cultivar bem-estar e saúde mental
Material didático a ser utilizado:
- O material didático foi desenvolvido pelo Centro de Compaixão da Emory University (EUA) e foi adaptado ao contexto brasileiro pela ONG Gaia+. Disponibilizamos gratuitamente o Livro de Apoio, com os conceitos teóricos e as bases científicas, os Materiais para Docentes, com sugestões de planos de aula para os professores, além dos slides das aulas, materiais pré-aula com o aprofundamento teórico dos temas, e áudios de práticas de autocuidado. Todo o material está disponível gratuitamente em https://www.fiquebem.org.br/seelearningmateriais
Recursos Necessários
O curso é 100% virtual, ampliando o poder de abrangência e permitindo que profissionais da educação de qualquer lugar do Brasil possam participar. O único requisito é ter acesso a internet. Temos pessoas que fazem o curso pelo computador e outras pelo celular. Ambas as formas funcionam.
As aulas ocorrem na Plataforma Zoom. Damos todo o auxílio técnico individualizado para que todos possam usufruir da plataforma da melhor maneira possível. Podem ser utilizados outros meios, como Google Meet ou Microsoft Teams. Nossa experiência com o Zoom é muito positiva, sendo uma ferramenta robusta.
As comunicações com os participantes ocorrem por Whatsapp, ferramenta já comumente utilizada pela ampla maioria dos participantes.
Os materiais são disponibilizados em uma página aberta na internet (https://www.fiquebem.org.br/seelearningmateriais), com acesso gratuito e irrestrito. Todos os links são enviados no grupo de Whatsapp.
As inscrições são feitas pela plataforma Wix ou Google Forms, sempre de maneira simples para facilitar o acesso.
Os formulários de presença e de avaliação são feitos pelo Google Forms.
Nossa experiência prévia indica que as ferramentas tecnológicas que utilizamos não são uma barreira. Com o apoio do time de implementação, nunca tivemos nenhuma desistência por causa das ferramentas tecnológicas. Mesmo as pessoas com mais dificuldade conseguem acessar e participar com satisfação.
Resultados Alcançados
Os dados mostram que a Tecnologia Social Aprendizagem para Corações e Mentes é uma inovação social de grande relevância, pois é uma solução inovadora para um problema social (adoecimento mental de professores, violência nas escolas) que é mais efetiva, eficiente e sustentável na comparação com as outras opções de soluções já existentes, pois é gratuita, validada cientificamente, adaptável para qualquer realidade nacional, e transforma a realidade na educação por onde passa.
O programa Aprendizagem para Corações e Mentes começou a ser realizada em maio de 2021. Já foram realizadas mais de 38 turmas do curso, com mais de 10 mil professores beneficiados, espalhados em 620 municípios (25 estados), impactando mais de 370 mil estudantes.
A nota média que os participantes dão para o programa é 9,64 (de 0 a 10), com NPS (Net Promoter Score) de 88,3 (de -100 a 100).
O programa transforma a vida dos professores e de seus alunos. 98% dos concluintes terminam o curso ou aplicando as novas práticas, ou com intenção de começar em breve. 85% dos participantes incluem uma Rotina de Autocuidado em suas vidas, 92% afirmam que o curso ajudou a lidarem melhor com as próprias emoções, 87% afirmam que o curso permitiu que regulassem melhor a ansiedade, 88% afirmam que estão lidando melhor com o estresse, 86% reduziram o nível de irritabilidade, 91% melhoraram a capacidade de autorregulação e 93% aumentaram a compaixão por outros.
85% dos participantes incluem novas práticas em suas rotinas de sala de aula para desenvolver habilidades socioemocionais e éticas em seus alunos, 96% afirmam que o clima escolar melhorou com as novas práticas e 97% afirmam que melhorou a sua relação com seus alunos. 88% dos professores que fazem o curso afirmam que ao final seus alunos estão desenvolvendo melhor as habilidades sociais, emocionais e éticas por causa do Aprendizagem para Corações e Mentes.
Dados pareados mostram que o programa Aprendizagem para Corações e Mentes aumenta o bem-estar (de 6,63 para 8,52, t-Student pareado= 35 gl=1.817, p<0,001), aumenta a atenção (de 7,27 para 7,98, t-Student pareado= 13,3, gl=1.817, p<0,001), aumenta a motivação (de 7,76 para 8,38, t-Student pareado= 12,1, gl=1.817, p<0,001), reduz a frustração (de 3,35 para 1,52, t-Student pareado= 25,6, gl=1.817, p<0,001) e reduz o estresse (de 4,31 para 1,63, t-Student pareado= 37,6, gl=1.817, p<0,001) dos participantes.
Os dados de efetividade da Tecnologia Social são robustos, coletados e validados por pesquisadores e mostram uma mudança profunda na vida dos participantes e em seus ambientes de trabalho.
Público atendido
Diretor de Escola
Lideranças Comunitárias
Mulheres
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Professores do Ensino Fundamental
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Professores do Ensino Superior
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Alunos do Ensino Superior
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