O Instituto Dara (antigo Saúde Criança Renascer) é uma organização da sociedade civil que atua para promover a saúde e o desenvolvimento humano por meio da implementação e da disseminação de uma abordagem integrada de combate à pobreza.
Pioneiro no mundo no trabalho intersetorial com determinantes sociais da saúde, foi fundado pela médica Vera Cordeiro, em 1991, com um grupo de profissionais do Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, Brasil.
Para implementar sua missão, o instituto trabalha com o atendimento direto de famílias vulneráveis, a disseminação de conhecimento sobre desenvolvimento humano, a influência em políticas públicas e a mobilização da sociedade civil.
Por nove anos consecutivos, o Dara é considerado a melhor ONG da América Latina e 21ª do mundo pela publicação suíça NGO Advisor. Ao longo de sua história, recebeu prêmios e reconhecimentos pelo trabalho realizado e impactou diretamente a vida de mais de 75 mil pessoas em vulnerabilidade social no Brasil e indiretamente mais de um milhão de pessoas em 4 continentes.
Ao longo do percurso, o impacto do Dara só é possível devido ao trabalho de mais de 1.600 voluntárias e voluntários, mais de cem funcionárias e funcionários e de uma rede de parcerias.
O Instituto Dara tem sede em Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), representações em Brasília (DF), em São Paulo (SP) e em Nova York (EUA).
Uma Sinfonia Diferente- musical para pessoas com autismo é uma metodologia inovadora na assistência e desenvolvimento das pessoas com autismo promovendo saúde, bem estar e proporcionando empoderamento e protagonismo para pessoas com autismo e suas famílias, mostrando seus potenciais para a comunidade. A metodologia consiste em quatro etapas:
1- Inscrição e seleção de pessoas com autismo e voluntários, 2- ensaios em pequenos grupos de pessoas com autismo, 3- Apresentação pública, 4 - Retorno aos ensaios em pequenos grupos para devolutivas sobre a evolução da pessoa com autismo durante o processo. O objetivo é promover um espaço de protagonismo para pessoas com autismo