O Hb é uma tecnologia social voltada para a saúde básica, criada para diagnosticar e tratar a anemia ferropriva em crianças e adolescentes no ambiente escolar. Utilizando um equipamento portátil, simples e de baixo custo para medir a hemoglobina, aliado a ações de sensibilização e educação alimentar, o projeto alcançou reduções expressivas da doença nas localidades onde foi implantado: de 32% para 5,8% em Santa Luzia do Itanhy/SE, de 25% para 4,8% em Boquim/SE e de 59% para 3,9% em Borba/AM.
O impacto positivo e a capacidade de replicação renderam ao Hb importantes reconhecimentos nacionais, como o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais (2013) e o prêmio do Edital “Mostra Brasil, aqui tem SUS” – categoria Webdocs Conasems (2017). Com o tempo, a iniciativa incorporou inovações tecnológicas e metodológicas, ampliando seu alcance e fortalecendo o controle da anemia ferropriva nas comunidades escolares.
As Hortas Comunitárias se desenvolvem a partir da utilização de áreas públicas dentro da cidade fazendo o seu aproveitamento para a produção de alimentos, através do trabalho voluntário e solidário da comunidade monitorados por uma equipe de técnicos que utiliza o sistema de produção agroecológico.
O Programa é um conjunto de nove projetos e dois cursos de extensão desenvolvidos no hospital e comunidade de Santa Cruz, que integram as ações de humanização do Hospital Universitário Ana Bezerra, na área da assistência à saúde materno-infantil.