Problema Solucionado
A desumanização da assistência é uma realidade encontrada no Sistema de Saúde e reconhecida pelos órgãos públicos desde a década de 90. Desta forma, a espera no atendimento, as grandes filas e o desinteresse de alguns profissionais causam inquietação na população assistida. Diante do exposto, faz-se necessário melhorar a qualidade assistencial, o acesso da população aos serviços, as relações entre profissionais e clientes, entre outros. O Hospital Universitário Ana Bezerra optou por implementar tecnologia social que causasse impacto e instigasse a cidadania na população assistida, através do Projeto de Gestão Humanizada, desde 1995, baseando-se no Programa Nacional de Humanização, bem como no Programa Humaniza SUS, tendo como objetivo fundamental aprimorar as relações entre profissionais de saúde e usuários, dos profissionais entre si e do hospital com a comunidade.
Descrição
O HUAB tem implantado ações de humanização que garantam a articulação direta com acadêmicos, docentes e a comunidade.
1. Projeto SORRISO DE CRIANÇA: A Brincadeira promovendo Saúde – Proporciona às crianças e/ou adolescentes internados um contato com o mundo saudável através do brincar na rotina hospitalar e atividades comemorativas, possibilitando a minimização do sofrimento decorrente do processo doença-hospitalização.
2. Projeto EDUCAR BRINCANDO: Acompanhamento Pedagógico no Ambiente Hospitalar - Oferece atendimento pedagógico a crianças e/ou adolescentes hospitalizados, utilizando estratégias ludopedagógicas aliadas ao conteúdo didático .
3. Projeto DIGITAL: O mundo Digital no Ambiente Hospitalar Pediátrico - Parceria da IBM e o HUAB – Oferece às crianças em idade escolar, adolescentes e acompanhantes internados , a oportunidade de iniciar e/ou dar continuidade ao processo de educação digital, com aulas expositivas e tarefas práticas com a utilização de dois kits do Projeto KidSmart da IBM Brasil.
4. Projeto FAZENDO ARTE: A Arte como Recurso Terapêutico entre as mães Acompanhantes do HUAB – Oficinas de reciclagem com as mães acompanhantes da Clínica Pediátrica, tendo em vista o desenvolvimento de consciência crítica e responsabilidade social perante a preservação do meio ambiente, bem como promoção de bem-estar emocional desse público.
5. Projeto ACOLHER PARA CUIDAR: Humanizando a Assistência Hospitalar – Acolhimento digno aos usuários, promovendo escuta qualificada, orientando e direcionando em âmbito ambulatorial e hospitalar, com ações de promoção da saúde e incentivo à cidadania através de caixinhas de críticas e sugestões espalhadas nos setores hospitalares.
6. Projeto A.M.A.R.: Aleitamento Materno com Amor e Responsabilidade - Promover entre as mulheres atendidas – gestantes, parturientes, puérperas, mães acompanhantes –, bem como as gestantes assistidas nas unidades básicas de saúde do município de Santa Cruz, conhecimentos sobre a relevância da amamentação para o desenvolvimento saudável do bebê, do ponto de vista biológico, psicológico e social, bem como para a manutenção da saúde do organismo feminino.
7. Projeto MÃE CIDADÃ: Atenção Multiprofissional à Saúde da Gestante de Alto Risco – Ações educativas visando o exercício da cidadania por parte das gestantes de alto risco, bem como esclarecer elementos da vivência materna e estreitar o vínculo materno-filial.
8. Projeto MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O Empoderamento da Mãe como Instrumento de Promoção a Saúde – Ações educativas de promoção à saúde, utilizando a mãe como agente de continuidade da assistência prestada na unidade hospitalar, bem como promotora de prevenção de doenças frequentes em sua comunidade.
9. PROJETO QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DO CUIDADOR, como estratégia de gestão – Acompanha e avalia a saúde e qualidade de vida dos servidores da instituição.
10. Curso de Extensão Vivência no SUS: VER-SUS - Com metodologia voltada para a aprendizagem significativa dos participantes, oferece a possibilidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre o sistema de saúde do país, com atividades de sensibilização, aprendizagem em grupo e roda de debates, atividades institucionais e junto à comunidade.
11. Curso INTERDISCIPLINAR PARA GESTANTES: HUAB na Comunidade - Executado em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Secretaria Municipal de Saúde do Município de Santa Cruz, realiza atividades educativas e de orientação sobre as vivências da gravidez, parto e puerpério.
Foi implementado um novo modelo de assistência e gestão, conhecido como Unidades Funcionais, que dispõem de equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, auxiliares e técnicos de enfermagem, dentista, nutricionista e farmacêutico) para integralidade do cuidado e continuidade do tratamento, bem como promoção do vínculo equipe-paciente e maior autonomia dos profissionais envolvidos no processo de gestão da Unidade.
Recursos Necessários
Computador: 5
Armário: 3
Mesa: 2
Cadeira: 5
Auditório: 1
Datashow: 1
Impressora: 1
Copiadora: 1
Material de Expediente/Escritório: Apontador; Bloco de recados; Borracha; Caixa arquivo; Pasta arquivo; Calculadora eletrônica; Caneta com tinta permanente para escrita em CD; Caneta esferográfica; Cartucho para impressora; Clipes para papéis; Cola; Fita adesiva; Discos de DVD e CD, graváveis; Envelope grande; Folhas de ofício A4 (contendo 500 folhas cada pacote); Folhas peso 40; Grampos para grampeador; Grampeador; Lápis preto de grafite; Livro ata com 100 folhas numeradas; Livro ata com 200 folhas numeradas; Tesoura grande de escritório etc.
Resultados Alcançados
- Motivação e valorização da equipe multiprofissional;
- Satisfação dos clientes (95,2%);
- Favorecimento da qualidade assistencial;
- Maior vínculo equipe-paciente;
- Referência para a formação de profissionais da saúde;
- Reconhecimento no Ministério da Saúde e Educação;
- Integralidade no cuidado;
- Minimizar riscos de morbimortalidade materno e neonatal;
- O programa tem gerado ótimos resultados, alcançando todas as metas pretendidas. Obteve a premiação de terceiro melhor trabalho apresentado no Pavilhão da Saúde, na XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC, em Natal-RN (Julho/2010). Participação nos seguintes eventos: 62ª Reunião Anual da SBPC, X Congresso Brasileiro em Saúde Coletiva, Congresso Brasileiro dos Hospitais Universitários e de Ensino – ABRAHUE, 53º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (Stand da SESAP-RN).
- Participação e apresentação de trabalho no congresso do IMIP em RECIFE e no REHUNA em Brasília. XII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. II Congresso Nordestino de Extensão Universitária. Participação MOSTRASUS (setembro/2009).
Comentários