Objetivo
O objetivo do Instituto Dara (antigo Saúde Criança Renascer) é contribuir para a mudança do paradigma da saúde e do desenvolvimento humano na sociedade, incorporando uma abordagem multisetorial integrada de combate à pobreza.
Problema Solucionado
Como a pobreza é multidimensional, o Dara acredita que a transformação social de famílias vulneráveis só é possível quando diversas áreas do desenvolvimento humano são abordadas simultaneamente e de maneira integrada. Por isso, desenvolveu a tecnologia social “Plano de Ação Familiar'', desenhado de acordo com as necessidades de cada família.
O Plano de Ação Familiar (PAF) consiste na criação participativa de metas e de ações integradas nas áreas de saúde, de moradia, de renda, de cidadania e de educação, visando à autonomia de famílias em vulnerabilidade social e ao seu desenvolvimento. O PAF é reconhecido nacional e internacionalmente pela abordagem inovadora e intersetorial de combate à pobreza.
O Instituto Dara lidera e estimula o protagonismo das pessoas nos esforços para a criação de uma sociedade mais equitativa e sustentável. Cria espaços de participação para voluntários, empresas e organizações públicas e privadas, e promove campanhas de conscientização e mobilização sobre questões fundamentais relacionadas à pobreza, desigualdade social e desenvolvimento humano.
Descrição
As portas de entrada das famílias na organização são por meio de encaminhamento de hospitais públicos, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), bem como escolas e creches.
Após este processo, cada família passa por uma avaliação inicial com a equipe de atendimento, formada por profissionais das áreas da Assistência Social, da Medicina, da Psicologia, de Nutrição, de Direito, de Pedagogia, de Arquitetura, de Empreendedorismo, dentre outros.
Um planejamento multissetorial baseado no Plano de Ação Familiar (PAF) é realizado, estabelecendo metas e ações nas suas cinco áreas (saúde, educação, renda, cidadania e moradia). Este plano é criado de forma participativa de acordo com as necessidades de cada família. Há também um acompanhamento familiar realizado por voluntárias/os em todas as visitas das famílias nos dias de atendimento.
Entretanto, para continuar prestando assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social, nossa equipe de atendimento, que inclui técnicas/os e voluntárias/os, passou a fazer os acompanhamentos por telefone, videoconferência e aplicativos de mensagem devido a pandemia do Covid-19.
Assim, as metas são revistas uma vez por mês e a aferição da evolução de cada família é feita periodicamente, com base em mais de 150 indicadores, compilados em um sistema de informação integrado.
Em média, uma família leva dois anos para concluir o programa e passar de uma situação de vulnerabilidade social para uma condição de autonomia e de dignidade.
Recursos Necessários
O custo mensal de uma família atendida por mês é de R$ 850,00. Neste valor estão inseridos os atendimentos mensais, com equipe técnica especializada - médicos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, arquitetos, entre outros.
Estão também incluídas neste valor as doações de remédios, leites, fraldas, instrumentos médicos como nebulizadores, aparelhos de pressão e produtos ortopédicos. Além de cadeiras de rodas, filtros de água, colchões, cartão alimentação, auxílio transporte para comparecer ao atendimento, e exames laboratoriais prescritos.
Em 2020, o Instituto Dara realizou o atendimento de 361 famílias, impactando 1604 pessoas. Destas, 882 são do sexo feminino e 722 são do sexo masculino. Além disso, 90% das mães atendidas pela organização são maiores de 21 anos e 88% são chefes de família. Mesmo em um cenário pandêmico, o Instituto Dara realizou 12.080 atendimentos no total, abrangendo diferentes setores como a nutrição, educação e psicologia, por exemplo.
Resultados Alcançados
O impacto do Instituto Dara pode ser observado pelo número de famílias atendidas pelo Plano de Ação Familiar (PAF), na mudança na vida das pessoas que participaram do PAF, pela expansão da metodologia e a disseminação de um conceito mais abrangente e multidisciplinar na abordagem de saúde.
Mais de 75,000 mil pessoas participaram do Plano de Ação Familiar na sede da organização e nos centros que implantaram o programa ligados a unidades de saúde pública.
Uma avaliação de impacto a longo prazo, realizada pela Universidade de Georgetown, em 2013, analisou famílias atendidas após três e cinco anos da data de conclusão do Plano de Ação Familiar. O estudo revelou o aumento de 92% na renda familiar, o aumento no número de famílias com casa própria (antes apenas 26% eram proprietárias; depois, 50% das famílias já tinham casa própria após a alta do atendimento) dentre outros indicadores.
Houve também uma diminuição de reinternações hospitalares do grupo avaliado em 86%, com significativa redução de custos para o sistema público de saúde. A percepção da família com relação ao seu bem-estar saiu de 9,6% que consideravam bom/muito bom para 51,2%.
Desde que foi criado, o Plano de Ação Familiar foi implementado por 24 organizações ligadas a hospitais e unidades públicas de Saúde em 6 estados do Brasil, e diversos programas que atuam na África, Ásia, América Latina e Europa em benefício de mais de 1 milhão de pessoas.
Desde a fundação, o Instituto Dara tem como prioridade a transparência, por meio de auditorias anuais e avaliações constantes dos processos e programas.
Público atendido
Famílias de baixa renda
Crianças
Adulto
Adolescentes
População em geral
Recem nascidos
Tecnologias Sociais Semelhantes
Indicadores Da Qualidade Na Educação
Fique De Olho, Pode Ser Câncer Infanto-Juvenil
Metodologia De Mensuração De Impacto Social
Aliança Social (As)