Problema Solucionado
Sempre houve na organização uma preocupação com a grande demanda de bebês entre 0 a 1 ano que chegavam na organização em busca de atendimento e ficavam aguardando por quase 4 meses até iniciarem a triagem pela equipe. Como o desenvolvimento infantil até o primeiro ano de vida é muito intenso, nesta fase, estes bebês poderiam apresentar atraso significativo no desenvolvimento neuropsicomotor.Sendo assim, a equipe identificou a necessidade de agilizar esse processo criando uma estratégia através de grupos de mães e bebês, nos quais as mães recebem orientações de como estimular adequadamente seu filho. Essa proposta já acontece há mais de 8 anos e reduzimos significativamente o número de bebês na lista de espera da organização e minimizamos os riscos do atraso no desenvolvimento.
Descrição
A iniciativa surgiu ao identificar o tempo de espera de bebês para ser submetido a avaliação e que o mesmo estava ficando longo e que isso poderia ser prejudicial as crianças. Sendo assim agilizamos o processo realizando a orientação às famílias e reduzimos significativamente o número destes bebês na lista de espera. Deste modo, resolvemos criar grupos de mães e bebês para receberem orientações e monitoramento para estimular adequadamente os bebês. Organizamos uma equipe com vários profissionais especializados os quais atuam semanalmente nos grupos, com profissionais das áreas de serviço social, psicologia, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e nutricionista para orientar os pais na tarefa de estimular as crianças. Os bebês são acompanhados nos grupos até que completem a triagem na organização e iniciem atendimento especializado individual. Em se tratando de crianças, quanto mais precoce for a intervenção, melhor será o resultado obtido. Esse processo de chamar as famílias e iniciar os grupos ocorre em 2 meses e garante que a criança esteja recebendo algum tipo de acompanhamento antes mesmo de ser definido seu diagnóstico pela equipe. Os grupos acontecem 2 x na semana por duas horas, a cada uma hora uma dupla de profissionais oferecem orientações e estimulações diversas as famílias e suas respectivas crianças, ao final de quatro semanas , novas crianças são chamadas. Ao final do grupo é aplicado um questionário o qual é utilizado para verificar o grau de satisfação das familias como também é entregue um certificado de participação aos pais.
Recursos Necessários
Sala adequada com cadeiras, colchonetes, armários, materiais de estimulação sensorial, brinquedos adequados para idade, recurso audiovisual com data show, computador, sistema de prontuário eletrônico para atualização dos dados da criança. Banheiro completo com trocador.
Resultados Alcançados
Com o projeto sendo desenvolvido há mais de 8 anos na organização, percebemos um envolvimento maior da família com a equipe e com maior apropriação sobre o desenvolvimento infantil refletindo no melhor estimulo as crianças, com isso uma melhora em seu desenvolvimento.
No no de 2012 fomos vencedores do premio Criança pela fundação Abrinq pela proposta do trabalho e no ano de 2015 conseguimos o financiamento do projeto por 2 anos, através do edital do programa nossas crianças, também pela fundação abrinq. Durante esse período realizamos várias capacitações e fomos aprimorando nosso trabalho. Atualmente o projeto passou a integrar os programas na organização pela sua relevância e impacto.
De 2010 até abril de 2019, somam-se 621 crianças já atendidas pelo projeto.
Comentários