Resumo
A tecnologia referida neste projeto trata-se do Programa de Assessoria Escolar Colaborativa - PAEC, o qual é desenvolvido desde o ano de 2009 pelo Centro de Inclusão Escolar da ADEFIP, visando favorecer o processo de inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência. Para tanto, o programa trabalha com uma mitologia baseada no Trabalho em Rede, viabilizando a comunicação entre instituição de saúde, família e escola. A instituição de saúde, por sua vez, se coloca como ponte para este trabalho se efetivar, uma vez que intermedia as assessorias escolares, ou seja, a equipe multidisciplinar da instituição atua como interlocutora junto às famílias e equipe escolar. Esta equipe multidisciplinar - Assistente Social, Fonoaudiólogo, Enfermeiro, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Educador Físico - realiza orientações presenciais aos profissionais da educação, com o objetivo de otimizar a funcionalidade e qualidade do processo de aprendizagem do estudante com deficiência e, consequentemente, efetivar sua inclusão neste contexto.
Objetivo
Divulgar e viabilizar a replicabilidade da metodologia inovadora do Programa de Assessoria Escolar Colaborativa (PAEC), desenvolvido pelo Centro de Inclusão Escolar da ADEFIP. O propósito é compartilhar e divulgar amplamente as práticas bem-sucedidas do PAEC, destacando sua abordagem baseada no Trabalho em Rede.
Problema Solucionado
A aplicação da tecnologia social do Programa de Assessoria Escolar Colaborativa (PAEC) promete solucionar diversos desafios enfrentados no cenário educacional, especialmente em relação à inclusão escolar de estudantes com deficiência. Ao direcionar sua atuação para a melhoria da funcionalidade do estudante e promover práticas educativas mais equitativas, o PAEC visa criar um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e enriquecedor.
Um dos principais problemas que essa tecnologia social se propõe a resolver é a falta de suporte personalizado para estudantes com deficiência nas escolas regulares. Ao oferecer orientações presenciais especializadas por meio de uma equipe multidisciplinar, o PAEC aborda a necessidade de adaptações e recursos específicos para atender às demandas individuais de cada estudante. Isso resulta em práticas educativas mais personalizadas, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e eficaz.
Ao focar na funcionalidade do estudante com deficiência, o PAEC busca superar as barreiras que muitas vezes impedem a participação plena na vida acadêmica. A orientação da equipe multidisciplinar não apenas identifica as necessidades individuais, mas também fornece sugestões práticas para o uso de recursos e adaptações que possibilitam a máxima participação do estudante no ambiente escolar.
A efetividade da inclusão escolar é, portanto, potencializada pela abordagem colaborativa do PAEC, que envolve instituição de saúde, família e escola em um trabalho conjunto. As sugestões direcionadas a práticas mais inclusivas e ao uso de recursos específicos visam eliminar barreiras, proporcionando uma experiência educacional mais equitativa para todos os estudantes.
Ao oferecer mais qualidade e desenvolvimento aos estudantes com deficiência, o PAEC não apenas atua na esfera educacional, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente. A implementação eficaz dessa tecnologia social promete não apenas resolver problemas imediatos, mas também criar um impacto duradouro, capacitando e promovendo o pleno desenvolvimento de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou desafios.
Descrição
1. Desenvolver Materiais Informativos: Serão elaborados e aprimorados (já existentes) materiais detalhados que apresentam a metodologia do PAEC, suas diretrizes e procedimentos. Estes materiais serão distribuídos em formatos digitais para profissionais da educação, familiares e gestores escolares;
2. Realizar, por meio de parcerias, palestras e cursos presenciais de capacitação a profissionais da educação e saúde que atuarão com a metodologia do PAEC. A programação incluirá sessões interativas para compartilhar teoria e experiências práticas, direcionadas pela equipe de profissionais da ADEFIP, com disponibilização dos matérias gráficos (cartilha, guia e livro sobre o PAEC no formato e-book);
3. Oferecer consultoria contínua para otimização na replicabilidade da tecnologia social, com orientações e oferta de materiais e vídeos, considerando as necessidades de instituição parceira;
4. Avaliar o Impacto da replicabilidade do PAEC, por meio da aplicação de questionários on-line, direcionados aos profissionais da educação e saúde envolvidos com a prática.
A sistematização cuidadosa desses passos contribuirá não apenas a disseminação efetiva da metodologia do PAEC, mas também o estabelecimento de uma base sólida para a sua replicabilidade em diversas comunidades educacionais. O projeto visa não apenas resolver desafios imediatos, mas também criar um movimento duradouro em direção a práticas educativas mais inclusivas e equitativas.
Recursos Necessários
1. Contratação de profissional especializado para produção de conteúdo e materiais que comporão o livro, bem como o aprimoramento da cartilha e guia a respeito do Programa de Assessoria Escolar Colaborativa - PAEC
2. Viagem de dois integrantes da equipe, responsáveis pelas palestras e cursos a respeito do Programa de Assessoria Escolar Colaborativa – PAEC
3. Consultoria prestada por dois profissionais da ADEFIP ao longo de 12 meses às instituições. Considerando a frequência estabelecida
Resultados Alcançados
Ao direcionar nossos esforços para divulgar a metodologia inovadora do Programa de Assessoria Escolar Colaborativa (PAEC), buscamos não apenas transformar vidas individualmente, mas também impactar significativamente as estruturas educacionais e de saúde em níveis estadual e municipal. Com a Associação Mineira de Reabilitação - AMR, Instituto Mano Down, as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e a SEDESE de Belo Horizonte, como parceiros estratégicos, almejamos alcançar resultados concretos e duradouros.
A realização de palestras e cursos dedicados à disseminação do PAEC tem como objetivo direto impactar cerca de 300 participantes. Esses profissionais, provenientes das áreas de educação e saúde, serão capacitados para compreender, implementar e promover práticas educativas inclusivas em suas respectivas esferas de atuação. Acreditamos que, ao fornecer ferramentas e conhecimentos especializados, estaremos fortalecendo a base para uma inclusão escolar mais eficaz e equitativa.
A abrangência do projeto se estende além das fronteiras imediatas das palestras e cursos. Prevemos um impacto indireto em mais de 2.000 pessoas, que serão beneficiadas através da disseminação progressiva da metodologia do PAEC. Essa ampliação se dará por meio do compartilhamento de informações, práticas e experiências entre os participantes diretos do projeto e suas respectivas redes profissionais. A multiplicação do conhecimento é essencial para criar um efeito dominó positivo, alcançando um número expressivo de educadores, profissionais da saúde, gestores escolares, e demais atores envolvidos no processo educacional.
Neste sentido, a replicabilidade deste programa proporcionará que profissionais estejam capacitados para implementar e disseminar as práticas inclusivas do PAEC em suas instituições, promovendo uma mudança sustentável nos ambientes educacionais. Assim também, haverá o estabelecimento de uma rede de colaboração entre as instituições parceiras, criando um ecossistema que valoriza a inclusão e compartilha boas práticas. Além disso, a disseminação do conhecimento sobre o PAEC resultará em um ciclo de aprimoramento contínuo, à medida que mais profissionais e instituições se envolvem e contribuem para o desenvolvimento da metodologia. E ao atingir um número expressivo de pessoas, esperamos um impacto significativo na cultura educacional, favorecendo a inclusão de estudantes com deficiência de maneira mais efetiva e abrangente.
Por fim, os resultados desse projeto transcendem números, buscando construir uma base sólida para uma transformação duradoura no panorama educacional, promovendo a inclusão e a equidade como valores fundamentais em nosso sistema de ensino.
Público atendido
Professores do Ensino Básico
Professores do Ensino Fundamental
Professores do Ensino Médio
Profissionais da Saúde
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