Resumo
A tecnologia referida neste projeto trata-se do Programa de Assessoria Escolar Colaborativa - PAEC, desenvolvido desde 2009 pelo Centro de Inclusão Escolar da ADEFIP, com o objetivo de favorecer o processo de inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência. A metodologia do programa é baseada no Trabalho em Rede, facilitando a comunicação entre instituição de saúde, família e escola. A instituição de saúde atua como ponte para a efetivação desse trabalho, intermediando as assessorias escolares por meio de uma equipe multidisciplinar que se coloca como interlocutora entre famílias e a equipe escolar. Essa equipe multidisciplinar, composta por Assistente Social, Fonoaudiólogo, Enfermeiro, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Musicoterapeuta e Educador Físico, realiza orientações presenciais aos profissionais da educação, com o objetivo de otimizar a funcionalidade e a qualidade do processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência e, consequentemente, efetivar sua inclusão escolar.
Objetivo
Divulgar e viabilizar a replicabilidade da metodologia inovadora do Programa de Assessoria Escolar Colaborativa (PAEC), desenvolvido pelo Centro de Inclusão Escolar da ADEFIP. O propósito é compartilhar amplamente as práticas bem-sucedidas do PAEC, destacando sua abordagem baseada no Trabalho em Rede.
Problema Solucionado
A aplicação do PAEC visa solucionar diversos desafios enfrentados no cenário educacional, especialmente no que diz respeito à inclusão escolar de estudantes com deficiência. O programa oferece suporte personalizado, por meio de uma equipe multidisciplinar, que implementa práticas educativas equitativas e adaptações necessárias para atender às demandas individuais de cada estudante. Isso resulta em um ambiente educacional mais inclusivo e enriquecedor, favorecendo a participação plena dos estudantes na vida acadêmica. O PAEC atua para eliminar barreiras, proporcionando uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva para todos os estudantes.
Descrição
1. Desenvolvimento de Materiais Informativos: Serão elaborados e aprimorados materiais detalhados que apresentam a metodologia do PAEC, suas diretrizes e procedimentos. Estes materiais serão distribuídos em formatos digitais para profissionais da educação, familiares e gestores escolares.
2. Lançamento do Livro "Programa de Assessoria Escolar Colaborativa: PAEC": O lançamento do livro, ocorrido durante o I Fórum Sul Mineiro Saúde e Educação: Interlocução para Aprendizagem Humana, promovido pela ADEFIP, oferece uma abordagem científica e detalhada sobre a metodologia do PAEC. O livro está disponível para venda no link https://loja.editoradialetica.com/humanidades/programa-de-assessoria-escolar-colaborativa-paec
3. Expansão do PAEC: A divulgação do PAEC será expandida além do município de Minas Gerais.
4. Realização de Palestras e Cursos: A ADEFIP, por meio de parcerias, oferecerá palestras e cursos de capacitação presenciais para profissionais das áreas de educação e saúde, com a projeção de ampliar a atuação para diversos estados do Brasil em 2025.
5. Consultoria Contínua: Será oferecida consultoria contínua para otimizar a replicabilidade da tecnologia social, com orientações e materiais especializados.
6. Avaliação do Impacto: O impacto da replicabilidade será avaliado por meio da aplicação de questionários online para os profissionais envolvidos no PAEC.
Recursos Necessários
1. Contratação de profissional especializado para produção de conteúdo e materiais que comporão o livro, bem como o aprimoramento da cartilha e guia a respeito do Programa de Assessoria Escolar Colaborativa - PAEC
2. Viagem de dois integrantes da equipe, responsáveis pelas palestras e cursos a respeito do Programa de Assessoria Escolar Colaborativa – PAEC
3. Consultoria prestada por dois profissionais da ADEFIP ao longo de 12 meses às instituições. Considerando a frequência estabelecida
Resultados Alcançados
Em 2024, a ADEFIP realizou 1.381 assessorias escolares, impactando diretamente 5.560 educadores, educandos e familiares. A instituição também promoveu 10 cursos de formação continuada, com a participação de 1.791 profissionais. Em agosto de 2024, foi lançado o livro “Programa de Assessoria Escolar Colaborativa: PAEC” no I Fórum Sul Mineiro Saúde e Educação, envolvendo cerca de 200 pessoas. Até fevereiro de 2025, a ADEFIP já realizou três palestras sobre o papel do educador na aprendizagem inclusiva, impactando aproximadamente 135 profissionais da educação. Além disso, a instituição firmou uma parceria com o Colégio Jesus Maria José, em Brasília, para disseminar as diretrizes do PAEC. Até março de 2025, a ADEFIP realizou 123 atendimentos de assessoria escolar colaborativa e estabeleceu parcerias com 55 escolas.
Público atendido
Professores do Ensino Básico
Professores do Ensino Fundamental
Professores do Ensino Médio
Profissionais da Saúde
Comentários