Redução das Desigualdades | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Cadeiras De Papelão Construindo O Momento De Brincar Pra Crianca Com Deficiencia

IPA Brasil - Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e à Cultura

Utilizando cadeiras de papelão,com o apoio dos pés em uma superfície e uma postura de alinhamento do corpo, é observado que há um melhor posicionamento da coluna, da cabeça e do quadril da criança, o que facilita a função dos braços e o contato de olho com os pais e os brinquedos. A dificuldade de manter as mãos próximas do corpo para segurar o brinquedo pode diminuir o tempo de brincadeira e de interação com os pais.Após a adequação postural e orientações quanto aos brinquedos e brincadeiras para a faixa etária há um maior envolvimento da criança no processo de comunicação, participação nas atividades de escola, contato visual e interação, maior tempo de brincadeiras e momentos de diver

Temas: Saúde Educação Ver mais

Campo Ativo

Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas

Estimular processos alternativos de assessoria técnica, com base na agroecologia e convivência com o semiárido brasileiro, para famílias agricultoras.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Capacitação Profissional Para Jovens Em Administração E Tecnologia Da Informação

Instituto da Oportunidade Social (IOS)

A Tecnologia Social do IOS - Instituto da Oportunidade Social é um modelo de ensino profissionalizante em rotinas administrativas, softwares de produtividade e outras tecnologias, que preparam adolescentes e jovens para ingressarem no mundo do trabalho e conquistarem o 1o emprego e a consequente geração de renda. Adicionalmente ao conteúdo técnico, o modelo de ensino possui aulas de extensão escolar de português e matemática, e possui um portfólio vasto de atividades que promovem o desenvolvimento comportamental e emocional dos atendidos, promovendo o desenvolvimento dos jovens de forma holística. São importantes diferenciais da Tecnologia Social do IOS: - Conhecimentos técnicos e softwares constantemente atualizados pelas empresas parceiras, e seus conteúdos são desenhados por uma equipe interna do Instituto, focada em tornar o aprendizado interessante e acessível para as juventudes; - Conhecimentos comportamentais e emocionais constantemente atualizados pela nossa equipe composta por Psicopedagoga, Psicóloga e Assistentes Sociais; - Metodologia de ensino preparada para capacitar e acompanhar novos Professores, em modelo EAD híbrido, oportunizando que a Tecnologia Social possa ser implantada em qualquer cidade do Brasil; - Equipe de retaguarda para acompanhar toda a implantação e atendimento dos novos alunos; - Diversos Indicadores de acompanhamento da TS disponíveis em software de Gestão Educacional e Power BI.

Temas: Educação Renda Ver mais

Caravana Da Economia Solidária

Associação das Entidades de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Pintadas

A Caravana da Economia Solidária é uma ação desenvolvida pela Rede Pintadas por meio do Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe – CESOL/BJ, a qual conta com a participação efetiva de representantes territoriais nos mais variados campos de ação. Trabalha com uma visão multi-setorial, interdisciplinar em conjunto com as bases sociais promovendo a economia solidária através das feiras e exposições, oficinas de qualificação produtiva, gerenciamento, acesso a ativos produtivos, comercialização, microcréditos, intercâmbios, estímulo ao consumo consciente, economia feminista e criativa, valorização da cultura local, dinamização econômica, desenvolvimento sustentável, entre outr

Temas: Renda Ver mais

Carbono Neutro Idesam - Promovendo Renda E Conservação Na Rds Do Uatumã

Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia– Idesam

O Programa Carbono Neutro Idesam (PCN), visa à implantação de Sistemas Agroflorestais ( SAFs) em áreas degradadas e improdutivas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, para perenizar a produção agrícola e florestal por meio de um modelo de desenvolvimento social de “baixo-carbono” aliado à geração de renda para as poluções tradicionais que ali residem, compensando a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) de parceiros interessados e do próprio Idesam.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Centro De Autismo Dona Meca - Cda

Obra Social Dona Meca

O Centro de Autismo (CDA) - é composto por alguns setores que já fazem parte da gama de atividades desenvolvidas na OSDM em 25 anos de atuação na área social de habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência. São eles: Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade e Psicologia, sendo estas atividades a base do trabalho multidisciplinar de Estimulação Neurossensorial do CDA. Para ser atendida pelo CDA, a criança precisa estar diagnosticada dentro do Espectro do Autismo ou em investigação, apresentando alteração da interação social, da comunicação verbal e não-verbal, e alteração do comportamento.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Cidadania E Capacitação Profissional Para Adolescentes Em Vulnerabilidade Social

ASSOCIAÇÃO PROJOV CAAP DE ALPHAVILLE - CENTRO DE APOIO AO APRENDIZADO PROFISSIONAL

Atender adolescentes em situação de vulnerabilidade social através de ações socioeducativas. O PROJOV, desde 1998, é um agente de qualificação profissional e transformação social, capacitando jovens em vulnerabilidade social, difundindo a cidadania e promovendo o aumento de renda pessoal e familiar.

Temas: Educação Renda Ver mais

Coleção Educação E Relações Raciais: Apostando Na Participação Da Comunidade

Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação

A Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar tem por objetivo contribuir para que as escolas desenvolvam um processo de autoavaliação participativa sobre a implementação da lei 10.639, ampliem a roda de pessoas e coletivos envolvidos com a superação do racismo e de outras discriminações e construam um plano de ação estratégica que gere transformações efetivas no cotidiano escolar.A proposta também visa reconhecer, potencializar e articular ações já desenvolvidas por escolas, secretarias de educação, universidades e grupos e organizações da sociedade civil destinadas a promover uma educação antirracista e não discriminatória.

Temas: Alimentação Educação Ver mais

Coleta Seletiva Solidária E Reciclagem Do Óleo De Cozinha Residual

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

A coleta seletiva de resíduos sólidos e de óleo de cozinha residual promove a troca destes resíduos por alimentos e por material de limpeza. Capacita moradores a produzir artesanato, eco-sabão e velas artesanais a partir dos resíduos. Gera trabalho, renda, salubridade e conscientização ambiental.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Colostro Bovino: A Redescoberta De Um Alimento Humano Funcional E Nutracêutico

Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS)

Aproveitamento do colostro bovino na alimentação humana. Alimento de alto valor nutricional desprezado no Brasil devido a uma proibição equivocada do consumo humano na legislação Brasileira desde 1952. O colostro é produzido pela vaca por 5 dias em volume superior ao que o bezerro pode consumir sendo o excedente, (media de 50 litros) era jogado no lixo. Descobrimos que o colostro é utilizado no mundo inteiro como alimento funcional e nutracêutico, suplemento alimentar e medicamento. Assim, começamos o trabalho de estudar, divulgar e apresentar formas de utilizar este valioso alimento. Paralelo a isso trabalhamos politicamente na mudança da legislação brasileira que ocorreu em 29/03/2017. O trabalho tem continuado, divulgando alimentos produzidos com colostro em eventos, exposições, fazendo palestras, participando de seminários. Este ano surgiu o interesse de um grupo de alimentos do Rio Grande do Sul em produzir colostro em Pó para uso humano.As tratativas junto a ANVISA e MAPA estão em andamento..

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Fale Conosco