Redução das Desigualdades | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais It's Over 9000!

Resultados da busca

Cadeiras De Papelão Construindo O Momento De Brincar Pra Crianca Com Deficiencia

IPA Brasil - Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e à Cultura

Utilizando cadeiras de papelão,com o apoio dos pés em uma superfície e uma postura de alinhamento do corpo, é observado que há um melhor posicionamento da coluna, da cabeça e do quadril da criança, o que facilita a função dos braços e o contato de olho com os pais e os brinquedos. A dificuldade de manter as mãos próximas do corpo para segurar o brinquedo pode diminuir o tempo de brincadeira e de interação com os pais.Após a adequação postural e orientações quanto aos brinquedos e brincadeiras para a faixa etária há um maior envolvimento da criança no processo de comunicação, participação nas atividades de escola, contato visual e interação, maior tempo de brincadeiras e momentos de diver

Temas: Saúde Educação Ver mais

Campo Ativo

Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas

Estimular processos alternativos de assessoria técnica, com base na agroecologia e convivência com o semiárido brasileiro, para famílias agricultoras.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Capacitação Profissional Para Jovens Em Administração E Tecnologia Da Informação

Instituto da Oportunidade Social (IOS)

A Tecnologia Social do IOS - Instituto da Oportunidade Social é um modelo de ensino profissionalizante em rotinas administrativas, softwares de produtividade e outras tecnologias, que preparam adolescentes e jovens para ingressarem no mundo do trabalho e conquistarem o 1o emprego e a consequente geração de renda. Adicionalmente ao conteúdo técnico, o modelo de ensino possui aulas de extensão escolar de português e matemática, e possui um portfólio vasto de atividades que promovem o desenvolvimento comportamental e emocional dos atendidos, promovendo o desenvolvimento dos jovens de forma holística. São importantes diferenciais da Tecnologia Social do IOS: - Conhecimentos técnicos e softwares constantemente atualizados pelas empresas parceiras, e seus conteúdos são desenhados por uma equipe interna do Instituto, focada em tornar o aprendizado interessante e acessível para as juventudes; - Conhecimentos comportamentais e emocionais constantemente atualizados pela nossa equipe composta por Psicopedagoga, Psicóloga e Assistentes Sociais; - Metodologia de ensino preparada para capacitar e acompanhar novos Professores, em modelo EAD híbrido, oportunizando que a Tecnologia Social possa ser implantada em qualquer cidade do Brasil; - Equipe de retaguarda para acompanhar toda a implantação e atendimento dos novos alunos; - Diversos Indicadores de acompanhamento da TS disponíveis em software de Gestão Educacional e Power BI.

Temas: Educação Renda Ver mais

Caravana Da Economia Solidária

Associação das Entidades de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Pintadas

A Caravana da Economia Solidária é uma ação desenvolvida pela Rede Pintadas por meio do Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe – CESOL/BJ, a qual conta com a participação efetiva de representantes territoriais nos mais variados campos de ação. Trabalha com uma visão multi-setorial, interdisciplinar em conjunto com as bases sociais promovendo a economia solidária através das feiras e exposições, oficinas de qualificação produtiva, gerenciamento, acesso a ativos produtivos, comercialização, microcréditos, intercâmbios, estímulo ao consumo consciente, economia feminista e criativa, valorização da cultura local, dinamização econômica, desenvolvimento sustentável, entre outr

Temas: Renda Ver mais

Carbono Neutro Idesam - Promovendo Renda E Conservação Na Rds Do Uatumã

Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia– Idesam

Ao longo de seus 20 anos de experiência no trabalho direto com comunidades amazônicas, o Idesam sempre defendeu a manutenção da floresta em pé com geração de renda e qualidade de vida das pessoas que nela habitam. Um dos frutos deste trabalho, o Programa Carbono Neutro Idesam (PCN) completou mais de uma década na região, atingindo a marca de mais de 58 mil árvores plantadas, 17 mil toneladas de CO2 compensadas, 80 ha de áreas restauradas e 111 famílias ribeirinhas envolvidas no projeto. Na prática, o programa atende a uma demanda interna de geração de renda e qualidade de vida nos locais onde atua, mas também conversa com uma necessidade global de soluções para a Amazônia e para o combate às mudanças climáticas. Entendendo as potencialidades dos ribeirinhos – os protagonistas do Programa Carbono Neutro – a missão da iniciativa também é fazer com que as famílias envolvidas sejam um exemplo de que a floresta traz muito mais retorno econômico e produtivo quando conservada. Para isso, o PCN neutraliza as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de pessoas, empresas e iniciativas por meio do plantio de árvores nativas em Sistemas Agroflorestais (SAF), método que privilegia espécies que tenham valor econômico para as comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, na Amazônia.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Centro De Autismo Dona Meca - Cda

Obra Social Dona Meca

O Centro de Autismo (CDA) - é composto por alguns setores que já fazem parte da gama de atividades desenvolvidas na OSDM em 25 anos de atuação na área social de habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência. São eles: Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade e Psicologia, sendo estas atividades a base do trabalho multidisciplinar de Estimulação Neurossensorial do CDA. Para ser atendida pelo CDA, a criança precisa estar diagnosticada dentro do Espectro do Autismo ou em investigação, apresentando alteração da interação social, da comunicação verbal e não-verbal, e alteração do comportamento.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Cidadania E Capacitação Profissional Para Adolescentes Em Vulnerabilidade Social

ASSOCIAÇÃO PROJOV CAAP DE ALPHAVILLE - CENTRO DE APOIO AO APRENDIZADO PROFISSIONAL

Atender adolescentes em situação de vulnerabilidade social através de ações socioeducativas. O PROJOV, desde 1998, é um agente de qualificação profissional e transformação social, capacitando jovens em vulnerabilidade social, difundindo a cidadania e promovendo o aumento de renda pessoal e familiar.

Temas: Educação Renda Ver mais

Coleção Educação E Relações Raciais: Apostando Na Participação Da Comunidade

Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação

A Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar tem por objetivo contribuir para que as escolas desenvolvam um processo de autoavaliação participativa sobre a implementação da lei 10.639, ampliem a roda de pessoas e coletivos envolvidos com a superação do racismo e de outras discriminações e construam um plano de ação estratégica que gere transformações efetivas no cotidiano escolar.A proposta também visa reconhecer, potencializar e articular ações já desenvolvidas por escolas, secretarias de educação, universidades e grupos e organizações da sociedade civil destinadas a promover uma educação antirracista e não discriminatória.

Temas: Alimentação Educação Ver mais

Coleta Seletiva Solidária E Reciclagem Do Óleo De Cozinha Residual

Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis

A coleta seletiva de resíduos sólidos e de óleo de cozinha residual promove a troca destes resíduos por alimentos e por material de limpeza. Capacita moradores a produzir artesanato, eco-sabão e velas artesanais a partir dos resíduos. Gera trabalho, renda, salubridade e conscientização ambiental.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Colostro Bovino: A Redescoberta De Um Alimento Humano Funcional E Nutracêutico

Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS)

Aproveitamento do colostro bovino na alimentação humana. Alimento de alto valor nutricional desprezado no Brasil devido a uma proibição equivocada do consumo humano na legislação Brasileira desde 1952. O colostro é produzido pela vaca por 5 dias em volume superior ao que o bezerro pode consumir sendo o excedente, (media de 50 litros) era jogado no lixo. Descobrimos que o colostro é utilizado no mundo inteiro como alimento funcional e nutracêutico, suplemento alimentar e medicamento. Assim, começamos o trabalho de estudar, divulgar e apresentar formas de utilizar este valioso alimento. Paralelo a isso trabalhamos politicamente na mudança da legislação brasileira que ocorreu em 29/03/2017. O trabalho tem continuado, divulgando alimentos produzidos com colostro em eventos, exposições, fazendo palestras, participando de seminários. Este ano surgiu o interesse de um grupo de alimentos do Rio Grande do Sul em produzir colostro em Pó para uso humano.As tratativas junto a ANVISA e MAPA estão em andamento..

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Fale Conosco