Redução das Desigualdades | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Paespe: Inclusão Social E Cidadania Através Da Educação

Empresa Junior de Engenharia Quimica e Engenharia Ambiental

o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado desenvolve atividades com 360 pessoas em vulnerabilidade social, sendo 200 alunos da rede pública de ensino e 160 adultos (pais e parentes). Essas atividades englobam 12 das 17 ODS estabelecidas pela ONU: 1- ERRADICAÇÃO DA POBREZA; 3- SAÚDE E BEM ESTAR; 4-EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; 5-IGUALDADE DE GÊNERO; 6- ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO; 8-TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO; 9-INDUSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA; 10- REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES; 11- CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS; 12- CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEL; 14- VIDA NA ÁGUA; 15- VIDA TERRESTRE.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Pescando Com Redes 3G

INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE - IABS

Criação de ferramentas usando a tecnologia 3G para os pescadores e marisqueiras (artesanais e indígenas) possibilitando segurança na navegação, monitoramento e gestão dos barcos e comunidade (produção e financeira), geração de trabalho e renda, abertura de mercado local e segurança alimentar.

Temas: Renda Educação Ver mais

Plantas Medicinais: Alternativa De Inclusão Social

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental

A Instalação de hortos e oficinas de manipulação de plantas medicinais nas comunidades quilombolas, ribeirinhas e carcerárias permitiu que a tecnologia trouxesse novas oportunidades de melhoria na qualidade de vida através do aumento de renda, contribuindo para a reintegração do preso à sociedade.

Temas: Renda Saúde Ver mais

Primeira Infância Melhor (Pim)

Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

A visitação domiciliar é a tecnologia de intervenção do Primeira Infância Melhor. Tal tecnologia possibilita a aproximação do Programa com as realidades atendidas favorecendo um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas singulares de intervenção, pertinentes a cada realidade. A visita domiciliar prevê a valorização da família, do domicílio e da comunidade enquanto espaços privilegiados para a promoção da saúde e do bem-estar. A atividade realizada diretamente nas casas permite que a equipe do PIM conheça a estrutura e a dinâmica familiar, identifique potencialidades e fatores de risco.

Temas: Saúde Ver mais

Procurando Caminho

CENTRO CULTURAL ESCRAVA ANASTÁCIA

Procurando Caminho busca trabalhar com jovens e adolescentes de 12 a 24 anos, envolvidos diretamente no narcotráfico ou indiretamente por histórico familiar. Com esporte, cultura, lazer, debate com os atendidos diretos e também com a comunidade formas de aproximação do exercício de cidadania, atuando nos propulsores da criminalidade para pensar em novos caminhos de vida.

Temas: Educação Ver mais

Produção De Leite E Desenvolvimento

Instituto Paranaense de Assistencia Técnica e Extensão Rural- Emater

Estratégia metodológica para assistência técnica a famílias produtoras de leite, fundamentada na solução dos principais problemas da produção. Contempla ações visando o aumento da produção, produtividade e renda. Tem como diferencial a aplicação de tecnologias já validadas, sendo estas avaliadas in loco e difundidas para produtores de vizinhança, em processos de difusão grupal e massal. Tem resultado em melhorias na qualidade de vida aos agricultores, contribuído para o desenvolvimento econômico dos municípios e ainda na formação de profissionais especializados.

Temas: Educação Renda Ver mais

Produção Sustentável De Óleos Vegetais Aromáticos E Medicinais E Produtos Afins

Associação Vida Verde da Amazônia

A produção sustentável de óleos vegetais e cosméticos naturais tornou-se uma alternativa econômica para as mulheres da cidade de Silves no Amazonas e parceiros comunitários, aplicando e preservando, assim, seus conhecimentos tradicionais e populares sobre o manejo de plantas nativas.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Produtora Cultural Colaborativa

Instituto InterCidadania

A tecnologia social das produtoras culturais colaborativas integra práticas formativas em software livre, metodologias de inclusão digital e produção cultural comunitária orientadas pelos princípios da economia solidária. São iniciativas de desenvolvimento local realizadas em telecentros onde jovens, produtores e gestores culturais,empreendedores e artistas, participam da gestão do espaço e do processo formativo, criando e comercializando produtos e serviços da economia criativa em software e licenças livres e de forma autogestionária. A tecnologia social qualifica espaços de inclusão digital em laboratórios de educação em cultura livre, contribuindo para o registro de suas comunidades.

Temas: Educação Renda Ver mais

Programa Imagens Do Povo

Observatório de Favelas do Rio de Janeiro

O Imagens do Povo é um programa de documentação, difusão e formação em fotografia popular que alia a prática fotográfica à promoção de direitos à democratização da comunicação e a questões sociais, registrando o cotidiano das favelas e outros territórios periféricos e populares através de uma percepção crítica, que leve em conta o respeito aos direitos humanos e a cultura local. Fundado em 2004 pelo Observatório de Favelas em parceria com o fotógrafo documentarista João Roberto Ripper, o Programa realiza as seguintes ações: Escola de Fotografia Popular, Oficinas Livres, Acervo Digital de Fotografia Popular, Agência IP e Galeria 535.

Temas: Educação Renda Ver mais

Programa Jovem Sustentável (Pjs) - Cidadania Digital

Fundação Alphaville

O Programa Jovem Sustentável - Cidadania Digital contribui com o protagonismo juvenil pela integração dos conceitos de sustentabilidade integral e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O curso é composto por aulas teóricas e práticas sobre esses temas, tendo ao final uma ação de transformação territorial, em que o grupo de educandos escolhe um espaço público, mobiliza a comunidade e realiza a intervenção, materializando os conteúdos aprendidos. Um destaque é a formação dos educadores, que são selecionados entre os ex-alunos. Iniciam voluntariamente, como apoio em sala, e progridem com a remuneração no semestre seguinte, tornando-se referência para as novas turmas.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco