Problema Solucionado
Observa-se extrema precariedade da comunidade assistida pelo Projeto, no que tange às dimensões: Vida e Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Convivência familiar e Comunitária, Liberdade, Respeito e Dignidade e Profissionalização e proteção no trabalho. Situada na periferia da Grande São Paulo, com alto percentual de criminalidade, tráfico, famílias com vulnerabilidade social, instrução precária, gravidez precoce, evasão escolar, desemprego juvenil e abandono de crianças e adolescentes até 17 anos, dentre outros. Quanto ao ensino médio e fundamental há alunos que não correspondem ao mínimo necessário de conhecimento nas áreas básicas como Português, Matemática, Conhecimentos Gerais, Cidadania, Ética e Civismo, além de desconhecerem noções básicas de cidadania, ética, higiene e saúde. O Projeto promove melhorias de Vida e Saúde uma vez que propiciará, além da profissionalização, informações e palestras sobre Qualidade de Vida, Saúde e Higiene, Sexualidade, Drogas, Acompanhamento Psicológico, Prevenção de Doenças, Atendimento Médico e Odontológico, orientação aos pais e responsáveis sobre prevenção de doenças, higiene bucal, AIDS, Drogas e Prevenção de Gravidez na Adolescência.
Descrição
Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: A atuação não se restringe apenas aos adolescentes e jovens, mas, estende-se também aos familiares. Tem como objetivo prevenir as possíveis situações de risco das pessoas atendidas, visando à melhoria da qualidade de vida e contribuindo para a proteção integral e socialização das famílias, por meio de atividades socioassistênciais de apoio, acolhida, escuta, acompanhamento, reflexão e participação, através de encontros e realização de eventos culturais, desde a Acolhida até a Entrevista Social. Visa compor a história de vida, orientar o diagnóstico e definir os procedimentos metodológicos a serem adotados, indispensáveis ao estudo social e encaminhamento do caso. Neste procedimento também realizamos a escuta e identificação de demandas do usuário, viabilizando a realização das intervenções pertinentes aos serviços da Política de Assistência Social e da Psicologia. Os atendimentos podem ser através de atividades e utilização de técnicas de caráter formativo, informativo, lúdico e de socialização.
Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Despertar para a Cidadania: Realizado durante todo o ano e visa despertar nos adolescentes o interesse pelo convívio em sociedade, pelo desenvolvimento de cidadania, para a percepção de suas potencialidades e talentos. Neste Serviço realizamos a Capacitação Profissional para o Trabalho que é uma preparação dos adolescentes para que possam conseguir a inserção no mundo do trabalho, com direitos garantidos e conscientes da importância do cumprimento de seus deveres na sociedade.
Com relação às atividades para o desenvolvimento da autonomia e informação, realizamos encontros com os familiares e adolescentes reforçando as orientações sobre a importância do serviço para inserção no mundo do trabalho. Acreditamos que os adolescentes representam o futuro em uma perspectiva de formação de valores e atitudes das novas gerações, sendo neste contexto, primordial que as famílias invistam sua atenção e compreensão nos seus adolescentes.
Os encaminhamentos realizados têm como principal objetivo promover o acesso dos adolescentes do serviço aos demais serviços socioassistenciais e socioeducativos, bem como as políticas setoriais, considerando os encaminhamentos como importantes instrumentos de inclusão de desenvolvimento social, pois abrem à possibilidade de formação de uma rede de proteção social com potencialidade de articular os diversos saberes e práticas que apresentem respostas inovadoras a complexidade das situações de vulnerabilidade social.
Os acompanhamentos da avaliação de desempenho e devolutiva para os adolescentes acontecem, trimestralmente, e são realizadas pela equipe técnica. Também elaboramos oficina de autoconhecimento e ensaios, para as apresentações dos adolescentes do Projeto Empreendedor, com o objetivo de aprimorar o conhecimento adquirido durante o ano e estimular a criatividade e empreendedorismo das equipes de trabalho.
O Projeto Curso de Inclusão Digital tem como objetivo promover a inclusão social, utilizando as tecnologias da informação como instrumentos de construção e exercício da cidadania. Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível, buscou-se a inclusão digital e integração da cidadania, visando à transformação social das pessoas atendidas.
O Projeto Pró Talentos tem como objetivo oferecer às crianças, adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade, a participação em oficinas de Música, Inglês, Espanhol e Teatro, que permitem desenvolver a aquisição de habilidades, saberes e atitudes necessárias para viver em sociedade, valorização do conhecimento, desenvolvendo a criatividade. É um projeto planejado e realizado com empresas parceiras, e as ações acontecem de forma contínua, por meio das oficinas e visa despertar nas crianças e jovens maior interesse na vida comunitária, reconhecendo seus valores e potencialidades.
Recursos Necessários
Todos os Dados aqui informados referem-se à operação de duas unidades do PROJOV:
Um prédio com 300m², composto das seguintes instalações com móveis e equipamentos necessários:
02 Salas de Aula e Administrativas, 01 Laboratório de Informática, 23 computadores, 01 copa, 01 recepção, 01 almoxarifado e 04 banheiros.
Um prédio com 735m², composto das seguintes instalações com móveis e equipamentos necessários:
09 Salas de Aula e Administrativas, 01 Laboratório de Informática, 55 computadores, 01 copa, 01 recepção, 01 almoxarifado e 04 banheiros.
Resultados Alcançados
Com capacidade instalada para atendimento semestral de 700 jovens, o PROJOV tem acolhido cerca de 500 jovens por semestre. Após a fase de capacitação, os jovens são encaminhados ao mercado de trabalho e as empresas parceiras têm absorvido cerca de 500 jovens em regime. Como os contratos de aprendizagem possuem prazos limitados, vencidos os prazos as empresas normalmente contratam esses jovens diretamente e então recrutam junto ao PROJOV outros jovens para atuarem como aprendizes.
Durante todo o contrato de aprendizagem, os jovens continuam participando das atividades de especialização promovidas pelo PROJOV. O trabalho junto às famílias também progride, proporcionando superação real da situação de vulnerabilidade social e das dificuldades em que vivem. O acompanhamento e a participação é crescente nas diversas atividades e encontros. Nota-se uma maior adesão e simpatia por parte das famílias.
Muitos dos jovens que passam pelo PROJOV e não são absorvidos em empresas parceiras, conseguem se empregar diretamente, devido à capacitação profissional que receberam no PROJOV.
As inúmeras palestras sobre os temas ligados à saúde, higiene pessoal, prevenção de doenças, gravidez na adolescência, drogas, entre outros, proporcionam profundas reflexões e mudanças de postura desses jovens em relação a esses riscos, todos muito próximos e presentes na comunidade onde vivem.
As atividades do Projeto Pró Talentos proporcionam a inclusão desses jovens também no mundo da cultura e das artes, despertando interesse não apenas pelo trabalho e conhecimento, mas também pelo respeito e admiração pelo trabalho criativo de outros cidadãos.
A cada semestre os processos de seleção têm a participação de mais jovens, que são atraídos para o PROJOV através dos exemplos de superação e transformação social que seus amigos e familiares, que participaram do Projeto, vivenciam.
Comentários