As 15 Tecnologias Sociais finalistas no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021 já são conhecidas. As iniciativas que concorrem à premiação final são dos estados: Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Maranhão, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
As finalistas foram selecionadas considerando-se a efetividade, inovação, sistematização da tecnologia e a interação com a comunidade. As vencedoras serão anunciadas no evento previsto para acontecer em outubro. As Tecnologias Sociais que promovem a igualdade de gênero e o protagonismo e empoderamento da juventude receberam um bônus de 5% na pontuação total obtida na classificação.
Abaixo a lista com todas finalistas:
Meio Ambiente e Renda
- Ecossistema de inovação social Lagoa Mundaú (AL) – (DF)
- Ferramenta individual para quebra de coco babaçu - (MA)
Cidades Sustentáveis
- Cocôzap: mapeamento, mobilização e incidência em saneamento em favelas - (RJ)
- Codesign entre projetistas do século XXI e pessoas com deficiência visual: processos e produtos – (RS)
- Maré de direitos – (RJ)
Educação para o Futuro
- Educar trabalhando – (MG)
- Jornadas pelo clima – (RJ)
- Lab Financeiro – (DF)
Inovação Digital
- Artesanato 5.0 - Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro – (SP)
- Custo fácil – (SC)
- Monitorando a cidade – (SP)
Especial 20 anos
- Ensino Médio Com Intermediação Tecnológica (Emitec) – (BA)
- Grupo Nós: trabalho de preparação para a vida autônoma – (SP)
- Silagem de colostro – (RS)
Neste ano, o total do investimento é de até R$ 2 milhões em premiação e certificação, divididos entre as cinco categorias. Além da premiação em recursos financeiros, cada finalista receberá um vídeo documentário da iniciativa para divulgação. O Prêmio é destinado a instituições de ensino e de pesquisa, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de direito público ou privado, legalmente constituídas no Brasil.
Rede Transforma!
A plataforma Transforma! conta com mais de 600 iniciativas. O canal digital reúne metodologias reconhecidas por promoverem a solução de problemas socioambientais presentes em diversas comunidades brasileiras. No acervo, é possível consultar por tema, cidade, estado ou país, entre outros parâmetros de pesquisa.
Parceiros e apoiadores
Nesta edição, o evento conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); BB Gestão de Recursos (BBDTVM); BB Tecnologia e Serviços (BBTS); Ativos S.A. e com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Pátria Voluntária; Casa Civil; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Comentários