Objetivo
Qualificar a gestão dos estabelecimentos agropecuários que produzem frangos e suínos de forma integrada, com destaque àqueles da agricultura familiar que não têm acesso a gestores profissionais ou escritórios de contabilidade, mas que desejam profissionalizar a gestão.
Problema Solucionado
A tecnologia Custo Fácil contribui para solucionar dois problemas entre pequenos e médios produtores e produtoras de frangos e de suínos integrados que são 1) a falta de gestão de custos nos estabelecimentos agropecuários da agricultura familiar; e 2) a falta de estatísticas públicas sobre custos e receitas o que reduz sua capacidade de negociação. A Embrapa Suínos e Aves identificou a necessidade de capacitação e de ferramentas simplificadas para a gestão de custos e que permitissem estimar indicadores do desempenho econômico e financeiro das granjas. Os pequenos e médios produtores da agricultura familiar geralmente não dispõem dessa competência em suas granjas, apesar de terem ciência da importância da cultura da gestão de custos. Buscam soluções simplificadas que sejam de fácil uso e interpretação e que não demandem muito tempo das suas rotinas diárias de criação, mas viabilizem a tomada de decisões com maior autonomia. Suas lideranças necessitam de estatísticas públicas sobre seu desempenho econômico para melhor atuar junto às Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec) no âmbito da Lei nº. 13.288/2016, a chamada Lei das Integrações.
Descrição
A tecnologia Custo Fácil é composta por quatro pilares:
1) Material didático com indicadores fáceis de medir e de interpretar
2) Capacitação continuada de multiplicadores
3) Ferramentas simplificadas e amigáveis, com acesso gratuito
4) Estatísticas públicas para o benchmark e políticas setoriais
O desenvolvimento desses quatro pilares ocorreu em etapas, conforme a seguir descrito.
Primeira etapa - Projeto de pesquisa da Embrapa: acompanhamento de 24 produtores nas regiões Sul e Centro-Oeste em 2014 e 2015 (https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/busca-de-projetos/-/projeto/203629/prospeccao-do-futuro-dos-sistemas-de-producao-de-suinos-competitividade-e-geracao-de-renda-nas-granjas-suinicolas-do-sul-e-do-centro-oeste-do-brasil) permitiu desenvolver em 2015 uma planilha eletrônica de simples manuseio e com simplificação de conceitos metodológicos, posteriormente convertida na versão 1.0 do aplicativo Custo Fácil em 2016 (https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/cias/).
Segunda etapa - Parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc): desenvolvimento de material didático em 2017 com indicadores fáceis de medir e de interpretar visando a popularização de conceitos com a publicação do Comunicado Técnico “Custo de Produção, Geração de Caixa e Retorno sobre o Investimento: Uso de Indicadores Simplificados na Integração em Suínos e Aves” (https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1069030/custo-de-producao-geracao-de-caixa-e-retorno-sobre-o-investimento-uso-de-indicadores-simplificados-na-integracao-em-suinos-e-aves).
Terceira etapa - Parceria com a Emater-RS: formalização de um acordo de cooperação técnica em 2018, capacitação de 43 multiplicadores e produtores em custos de produção em 2018 e 2019 e a estruturação de uma rede de coleta de dados de custos de produção em suínos e frango de corte no Rio Grande do Sul entre 2018 e 2021, com ênfase no uso de ferramentas simplificadas para gestão como o aplicativo Custo Fácil da Embrapa para ações como financiamento junto ao Pronaf, gestão da renda agrícola e análise de investimentos.
Quarta etapa – Consulta à comunidade: desenvolvimento contínuo da tecnologia Custo Fácil pela Embrapa e seus parceiros com o lançamento das versões 2.0 em 2019 e 3.0 em 2020 a partir da experiência relatada pelos 30 técnicos e produtores usuários da ferramenta que relataram dados de 97 granjas de frangos e de suínos em 24 municípios das regiões de Frederico Westphalen e de Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Destaca-se entre as contribuições o depoimento do filho de um pequeno suinocultor integrado feito durante no V Seminário Regional da Suinocultura, dia 07 de maio de 2019 em Taquaruçu do Sul, RS, bem como as avaliações em profundidade de três técnicos da Emater-RS no primeiro semestre de 2020.
Assim, a versão 3.0 do Custo Fácil disponível desde agosto de 2020 permite uma navegação mais amigável e autoexplicativa, permite separar as despesas financeiras dos custos com mão de obra familiar e gera um relatório completo com os custos de produção e resultados do lote (receita bruta, lucro líquido, margem bruta e geração de caixa) e com uma análise com a interpretação dos resultados a partir de uma visão de curto prazo da geração de caixa, uma visão da rentabilidade do negócio e da sua taxa interna de retorno, concluindo com uma dica para negociação, indicando qual a receita ideal para atender as expectativas do produtor e da produtora. Desde a parceria com a Emater-RS está sendo constituída uma rede de informações para a construção de uma base inédita de dados sobre os custos das integrações no Brasil. Além de contribuir com a geração de uma estatística pública sobre custos de produção, rentabilidade e geração de caixa nas integrações, os usuários cadastrados podem acessar esta base de dados para comparar seus resultados com os demais informantes. As informações enviadas para a Embrapa são divulgadas apenas de forma estatística, sem a identificação do usuário ou do nome da granja.
Para cada granja cadastrada é possível gerar relatório com o histórico dos lotes, bem como obter o ranking e a diferença porcentual em comparação com outras granjas. É possível obter estatísticas para o Brasil e grandes regiões dos dados informados pelos usuários, bem como das granjas cadastradas pelo usuário. Além dessas novas, os usuários têm acesso ao portal do aplicativo custo fácil no endereço www.embrapa.br/custofacil. O aplicativo está disponível de forma gratuita para instalação em dispositivos Android, na Google Play. Para baixá-lo, basta acessar sua conta e pesquisar por custo fácil ou utilizar o termo Embrapa.
Recursos Necessários
Uma unidade da tecnologia Custo Fácil envolve uma capacitação de 24 horas (3 eventos de 8h cada) de um agente multiplicador da assistência técnica e extensão rural do município e o acompanhamento dos custos e indicadores econômicos e financeiros de até 15 granjas de frangos e de suínos (na experiência relatada um técnico atingiu 18 granjas) por um período de três anos, que é o tempo necessário para que o próprio produtor ou produtora incorpore os conceitos, metodologia e uso do aplicativo com autonomia.
Assim, os recursos materiais necessários são a disponibilização de um(a) agente da assistência técnica e extensão rural do município, seja pública, de associação ou de cooperativa, com dedicação de 33 dias úteis por um período de 3 anos (3 dias para capacitação e 10 dias por ano para visitar duas vezes por ano um total de 15 granjas, incluindo atividades de escritório, planejamento e avaliação); de infraestrutura de escritório, veículo e tecnologia da informação (acesso à internet e equipamento tablet ou smatphone); de recursos para custeio das atividades, sobretudo com combustível. A Embrapa disponibiliza equipe para atividades de capacitação e discussão dos resultados, mas necessita de apoio para deslocamento dessa equipe.
Resultados Alcançados
A parceria entre Embrapa e Emater-RS é um exemplo de capacitação de agentes multiplicadores, formação de redes de colaboradores e geração de estatísticas públicas a partir de materiais didáticos e ferramentas simplificadas como o Custo Fácil. Desde 2018 foram realizados seis eventos de capacitação para uso do aplicativo e nivelamento metodológico envolvendo 45 técnicos e produtores, dos quais 30 estão cadastrados na plataforma Custo Fácil e relataram dados de 97 granjas de frangos e de suínos com receita bruta anual média de R$89.756,75 e renda agrícola anual média (geração de caixa para a família) de R$26.103,90, em 24 municípios das regiões de Frederico Westphalen e de Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Além dessa parceria, a Embrapa tem atuado com outras instituições, associações e sindicatos para viabilizar a capacitação de outras 354 pessoas (técnicos, produtores e estudantes) desde 2018. Com isso, o aplicativo Custo Fácil já foi acessado em 30,8 mil downloads desde sua primeira versão, contando com 2.029 usuários cadastrados e 327 granjas cadastradas, sendo classificado entre os principais 50 aplicativos gratuitos no agronegócio (LinkedIn).
De forma qualitativa, a tecnologia Custo Fácil tem o potencial de qualificar a gestão dos estabelecimentos agropecuários da agricultura familiar que não têm acesso a gestores profissionais. A melhora na gestão por meio de uma cultura de acompanhamento de custos tem impacto direto na eficiência e na renda agrícola. A qualificação das informações de custos e de rentabilidade têm o potencial de reduzir a assimetria de informação entre produtores, cooperativas e agroindústrias. Nesse sentido, a formação de uma base de dados a partir das informações geradas pelos usuários do aplicativo atende as disposições da Lei 13.288/2016, a chamada Lei das Integrações, que prevê a formação das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec). A melhor coordenação das cadeias produtivas, por meio da redução da assimetria de informação, tem impacto direto para a promoção de um ambiente concorrencial, reduzindo conflitos e promovendo maior igualdade na distribuição do valor agregado entre os elos de produção agropecuária e de abate e processamento.
Os resultados alcançados contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n.º 8 – Emprego Digno e Crescimento Econômico e nº 10 - Redução das Desigualdades.
Público atendido
Agricultores Familiares
Médios Produtores Rurais
Pequenos Produtores Rurais
Avicultores
Comentários