Recursos Hídricos | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Recursos Hídricos

Saneamento Ecológico Para Pequenas Comunidades

ILUMINA - ESPACO DE CULTURA, ECOLOGIA E EDUCACAO HOLISTICA

Consiste no saneamento ecológico doméstico, no qual as águas cinzas são tratadas separadamente das águas negras. O módulo de sanitários é centralizado em área comum, constituído de uma estrutura com banheiro de evapotranspiração, cujo efluente é escoado para tratamento natural de degradação microbiana e absorção da água pelas plantas, e banheiro seco-compostável, que utiliza somente serragem para a decomposição dos dejetos, ou seja, não há consumo de água. As águas cinzas das duas casas de nossa ecovila passam, na primeira casa, por um tratamento no círculo de bananeiras e, na segunda casa, pelo sistema integrado de fossa séptica+wetland construído+bacia de evapotranspiração.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Sistema Agroflorestal De Tomé-Açu (Safta) – Tecnologia Social Da Amazônia.

Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu - CAMTA.

A inovação da Tecnologia Social do Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu (Safta), refere-se transferência das técnicas de cultivos sustentáveis, para os agricultores familiares de forma participativa, compartilhadas através de parcelas demonstrativas comunitárias - PDC, assessorados por técnicos na formação agentes multiplicadores. A evolução se dá pela reaplicação de parcelas familiares sustentáveis - PFS para cada família, melhorando a qualidade de vida com inclusão das comunidades até a comercialização.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Sistema Comunitário De Gestão E Tratamento De Recursos Hídricos

Associação Unidade e Cooperação para o Desenvolvimento dos Povos - UCODEP

O Sistema está baseado numa abordagem participativa à definição e montagem de técnologias de potabilização de água e ao tratamento de dejetos humanos a partir de um leque de ferramentas tecnológicas a serem adaptadas às condições, aos hábitos e à disponibilidade local de recursos financeiros e humanos. Tecnologias como as do filtro lento de areia, da captação de chuva e das fossas ecológicas e de manilhas são apresentadas durante reuniões comunitárias, visando a definição das soluções mais adequadas para a realidade local e buscando o conhecimento técnico de pedreiros e carpinteiros locais para adaptá-las às demandas da comunidade e, em seguida implanta-lás de forma participatiiva.

Temas: Recursos Hídricos Saúde Ver mais

Sistema De Bioágua Familiar

ASSOCIAÇÃO VOLUNTÁRIOS PARA O SERVIÇO INTERNACIONAL

O sistema de Bioágua Familiar é uma tecnologia social de convivência com o semiárido. Desenvolvido para potencializar a agricultura familiar, o Bioágua dá uma destinação social e ambientalmente correta à água normalmente descartada no solo após o uso nas residências (banho, lavagem de pratos, de roupas, pias). O Sistema filtra as águas cinzas domésticas direcionando-a para um quintal produtivo diversificado e agroecológico, permitindo, desta forma, que pequenos agricultores, que contam com chuva para o plantio durante apenas três meses do ano, possam ter um cultivo diversificado e permanente.

Temas: Alimentação Recursos Hídricos Ver mais

Sistema De Boia Para Lavagem Do Telhado

Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS)

Também Certificada em 2013. Reservatório para armazenar a água que lava o telhado. Na descida do cano, que está conectado na bica, há uma garrafa pet de um litro que funciona como válvula. Na parte inferior do reservatório, há um registro para descarga da água armazenada após as chuvas. O dispositivo permite desviar os primeiros milímetros das chuvas.

Temas: Recursos Hídricos Saúde Ver mais

Sistema De Bombeamento E Abastecimento De Água Com Energia Solar

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)

O sistema de abastecimento de água desenvolvido pelo Instituto Mamirauá consiste no bombeamento de água com uso da energia do sol.

Temas: Recursos Hídricos Energia Ver mais

Sistema De Captação De Água Da Chuva Adaptável Para Regiões Alagáveis

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Sistema de Água da Chuva Adaptável para Regiões Alagáveis é dispositivo que capta água de chuva. É uma tecnologia social de baixo custo, fácil replicação, adaptada para áreas rurais, que não tem acesso à água potável. O sistema foi desenvolvido para regiões que não possuem energia elétrica e áreas sujeitas a alagamentos. A água é captada, a partir do telhado das residências, percorre um sistema de tubos, por ação da gravidade. Os primeiros milímetros captados, são desviados para o reservatório de descarte, que armazena a água que lavou a área de captação. Este possuí um sistema de vedação com fechamento automático, que não permite a mistura da primeira água que lavou o telhado, com a água limpa do reservatório de armazenamento. Os reservatórios se encontram apoiados sobre um castelo em madeira, resistente à elevada umidade e forte para suportar o peso dos reservatórios com água. Para garantir a estabilidade do castelo, evitar o deslocamento das peças e o afundamento da estrutura, foi necessário acoplar cruzetas dispostas horizontalmente sobre o solo, aos pilares de sustentação. Do reservatório de armazenamento sai o sistema de distribuição, que chega ao local de coleta e posterior tratamento em filtro de barro, garantindo assim água potável.

Temas: Recursos Hídricos Saúde Ver mais

Sistema De Captação De Água De Chuva: Autônomo, Replicável E Econômico

ASSOCIACAO ONZE8

O Sistema foi desenvolvido de maneira que está atrelado intimamente com a arquitetura do local a ser instalado, pois depende de haver desníveis que conduzam a água por gravidade, sem a utilização de bombas elétricas ou qualquer mecanismo que possa onerar o sistema ou seu funcionamento. Ele está apto a ser adaptado e instalado em casas de famílias em vulnerabilidade social e econômica, proporcionando economia de água, visto que as famílias passarão a poder usar a água da chuva para fazer a limpeza de suas residências, calçadas, regar os jardins e descarga sanitária – ou seja, todos os usos que não necessitam de água potável. A ideia consiste em reutilizar a água de chuva de forma não potável e de maneira autônoma, bem como sua filtragem primária e descarte do excesso de água que o reservatório não comporte (extravasão). A autonomia vem do fato de que, nas épocas de escassez de chuvas, o sistema continua sendo abastecido normalmente pela concessionária de água, em um sistema automático de interligação de bóias. O sistema ainda mantém o uso de água potável e não potável separados, para o uso específico de cada setor da residência.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Sisteminha Integrado Alternativo Para Produção De Alimentos

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Meio-Norte

Utilizar um pequeno tanque de 6000 l, com recirculação da água, construído com materiais diversos (papelão, varas e plástico) como motor na produção totalmente integrada e escalonada de peixes, verduras, frutas, milho verde, húmus de minhocas, ovos de galinha e forragem hidropônica.

Temas: Alimentação Recursos Hídricos Ver mais

Fale Conosco