Recursos Hídricos | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Recursos Hídricos

Metodologia De Mapeamento Comunitário De Nascentes Em Ambiente Peri-Urbano Mcnpu

Instituto Oca do Sol

Guardiões das Nascentes é uma Metodologia de Mapeamento Comunitário de Nascentes que propõe a utilização de smartphones para localizar, identificar e mapear nascentes, utilizando, basicamente, o aplicativo WhatsApp e o programa Google Earth Pro. A utilização de aplicativos gratuitos viabiliza, economicamente, a reaplicação da Guardiões das Nascentes em qualquer comunidade que tenha acesso à internet. O Passo a Passo para implementação dessa Metodologia está detalhado na Cartilha Guardiões das Nascentes, disponível no site do Instituto Oca do Sol. O mapa das nascentes é um instrumento fundamental para a gestão e governança das bacias hidrográficas, pelas comunidades, escolas e gestores públicos. Segue link sobre a Tecnologia: https://www.youtube.com/watch?v=X7J7sx6j7f4 https://www.youtube.com/watch?v=21kipqbpKQk&t=26s

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Monitoramento Jovem De Políticas Públicas (Mjpop)

Visão Mundial

O MJPOP prepara adolescentes e jovens para protagonizarem processos políticos, identificando os problemas de suas comunidades e propondo soluções por meio de um plano de ação que mobiliza diversos atores sociais a fim de que as políticas públicas sejam efetivadas e os direitos garantidos.

Temas: Educação Recursos Hídricos Ver mais

Mureta De Pedras: Tecnologia Social De Combate Aos Efeitos Da Desertificação

Instituto Terraviva

A mureta de pedras consiste, basicamente, no empilhamento em nível de pedras, com intensidade, nas áreas agrícolas de comunidades, com o objetivo de promover a diminuição no carreamento de partículas dos solos em situação de enxurrada. Fenômeno de grande contribuição na degradação do solo e que implica na lixiviação de nutrientes e perda da camada fértil, devendo receber especial atenção em ações de conservação. Os benefícios são percebidos de médio em longo prazo viabilizando a agricultura familiar e contribuindo para o manejo sustentável da Caatinga. Conhecida há muito tempo em outras regiões, esta tecnologia era, desconhecida no estado de Alagoas, antes dessas ações.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco