Resultados da busca
Fossa Tvap Utilizando Metodologias Participativas Na Construção Da Agroecologia
ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES DE AREIA BRANCA E SANTA LUZIA - AMABS
O projeto " Águas Mais Limpas Para Comunidade", realizado no ano de 2016, numa parceria entre a Associação de Mulheres de Areia Branca e Santa Luzia e o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Abre Campo-Mg, contemplou cem famílias da zona rural de Abre Campo com sistemas de esgotamento sanitário, onde foram realizadas diversas capacitações relacionadas ao tema do saneamento rural, oficinas de educação ambiental, intercâmbios de conhecimento entre agricultores(as), confecção de fossas do modelo Evapotranspiradoras e metodologias participativas e integrativas, sendo os trabalhos realizados nas comunidades rurais em esquema de mutirão.
Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais
Fossas Sépticas Econômicas E Quintais Agroecológicos
Prefeitura Municipal de Caratinga - MG
Melhorar as condições ambientais da área e dos índices de qualidade de vida dos moradores da região em estudo. Trata-se de um Programa de Proteção Ambiental, geração de renda e garantia de alimentação saudável de abrangência de uma região formada pelo município de Caratinga MG e região.
Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais
Fossas Sépticas Econômicas
Prefeitura Municipal de Caratinga - MG
As fossas sépticas econômicas visam a diminuição dos custos em saneamento básico da população de Caratinga a fim de garantir esse direito e reduzir os riscos de doenças ligadas à insalubridade.
Temas: Habitação Recursos Hídricos Ver mais
Filtro Ecológico Alternativo
Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá-RURAP
Analisando as condições da água de consumo retirada de rios sem nenhum tratamento e o diagnostico realizado por visitas técnicas, pensamos juntamente com as comunidades rurais em atribuir uma medida segura, prática e barata para melhorar a qualidade da água e amenizar esse problema central.
Temas: Recursos Hídricos Saúde Ver mais
Fossa Alta Comunitária
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
A “Fossa Alta Comunitária” é uma tecnologia social desenvolvida para o tratamento de águas residuárias de vasos sanitários em comunidades ribeirinhas alagáveis. Considerada semicoletiva, um único sistema de tratamento pode receber águas residuárias de até quatro residências, tornando o custo per capta relativamente baixo. A tecnologia social é composta de sanitários e respectivo sistema de tratamento de esgoto, que por sua vez é composto de Tanque Séptico + filtro anaeróbio elevados + sumidouro. Trata-se de um arranjo tecnológico inovador, adaptado especificamente para áreas alagáveis da Amazônia, sendo uma importante barreira entre os patógenos do esgoto e os moradores ribeirinhos.
Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais
Fossa Séptica Biodigestora De Placas
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar - GEPAF
Desde 2016 a tecnologia social da Fossa Séptica Biodigestora (FSB) de placas, um sistema de tratamento de esgoto, é implementada em comunidades de agricultores familiares em municípios de baixo IDH-M dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha-MG. A execução é feita através da mobilização das comunidades, capacitando-as para a construção em mutirão e possível replicação em outros locais. Há ainda o monitoramento de funcionamento e da eficiência do processo, solidificando as ações de educação ambiental e de fomento a políticas públicas. Desta maneira, melhora a saúde, a qualidade da água e do solo, e aumenta a produção agrícola com o uso do biofertilizante, promovendo a autonomia da comunidade.
Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais