Recursos Hídricos | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Recursos Hídricos

Banheiro Ecológico: Saneamento Descentralizado Para Comunidades Ribeirinhas

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

A contaminação biológica das águas na Amazônia resultante da falta de saneamento básico, tanto no meio rural, quanto no meio urbano, tem trazido uma série de problemas ambientais e de saúde pública. A implantação do banheiro ecológico, saneamento descentralizado, em regiões com alagamentos sazonais necessitam de adaptações especiais, como a deposição de dejetos em recipientes impermeáveis instalados, acima do solo e fixo por hastes, de modo que o movimento das águas não permita o extravasamento dos dejetos. Nele não se utiliza água para diluição dos dejetos, apenas, para a higienização das mãos.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Barragem Subterrânea Transformando Vidas No Médio Sertão De Alagoas

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Solos UEP Recife

A barragem subterrânea é uma tecnologia de captação e armazenamento da água da chuva que está promovendo o redesenho de agroecossistemas no Médio Sertão do Estado de Alagoas por meio da valoração de metodologias que utilizam o saber popular em diálogo com o conhecimento científico.

Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais

Barraginhas De Captação De Águas Superficiais De Chuvas

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Milho e Sorgo

Trata-se de pequenos açudes construídos dispersos nas propriedades que, captam as enxurradas durante o ciclo de chuvas, infiltram (enchem e esvaziam várias vezes no ciclo) e recarregam o lençol freático, revitalizam os mananciais mantenedores dos córregos e rios. Proporcionam também áreas umedecidas favorecendo a agricultura, (ameniza veranicos), além de proporcionar melhores condições para as famílias do meio rural, aumentando a auto estima, diminuem os danos ambientais, principalmente a erosão, assoreamento e enchentes, reduz o êxodo rural, desenvolvido pela Embrapa Sorgo e Milho, de Sete Lagoas (MG).

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Berçário De Sementes Para A Regularização Ambiental De Propriedades Rurais

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Adotou-se o plantio de muvuca de sementes nativas e exóticas não invasoras, em unidades de restauração ecológica situadas em nascentes degradadas de Campo Verde, MT. Grandes e pequenos proprietários participam do trabalho. As técnicas são de baixo custo econômico e alta eficiência ambiental.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Bomba D'água Trampolim

Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS)

Certificada também em 2009, 2011 e 2013. A bomba trampolim tem uma estrutura fixa adequada e maior capacidade e qualidade na coleta de água das cisternas. A interação das famílias beneficiadas da tecnologia social bomba d’água bola de gude, cujo custo era alto, portanto, de difícil acesso por parte das famílias rurais, deu origem uma nova tecnologia social.

Temas: Recursos Hídricos Saúde Ver mais

Fale Conosco