Recursos Hídricos | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Recursos Hídricos

Banheiro Ecológico: Saneamento Descentralizado Para Comunidades Ribeirinhas

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

A contaminação biológica das águas na Amazônia resultante da falta de saneamento básico, tanto no meio rural, quanto no meio urbano, tem trazido uma série de problemas ambientais e de saúde pública. A implantação do banheiro ecológico, saneamento descentralizado, em regiões com alagamentos sazonais necessitam de adaptações especiais, como a deposição de dejetos em recipientes impermeáveis instalados, acima do solo e fixo por hastes, de modo que o movimento das águas não permita o extravasamento dos dejetos. Nele não se utiliza água para diluição dos dejetos, apenas, para a higienização das mãos.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Barragem Subterrânea Transformando Vidas No Médio Sertão De Alagoas

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Solos UEP Recife

A barragem subterrânea é uma tecnologia de captação e armazenamento da água da chuva que está promovendo o redesenho de agroecossistemas no Médio Sertão do Estado de Alagoas por meio da valoração de metodologias que utilizam o saber popular em diálogo com o conhecimento científico.

Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais

Barraginhas De Captação De Águas Superficiais De Chuvas

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Milho e Sorgo

Trata-se de pequenos açudes construídos dispersos nas propriedades que, captam as enxurradas durante o ciclo de chuvas, infiltram (enchem e esvaziam várias vezes no ciclo) e recarregam o lençol freático, revitalizam os mananciais mantenedores dos córregos e rios. Proporcionam também áreas umedecidas favorecendo a agricultura, (ameniza veranicos), além de proporcionar melhores condições para as famílias do meio rural, aumentando a auto estima, diminuem os danos ambientais, principalmente a erosão, assoreamento e enchentes, reduz o êxodo rural, desenvolvido pela Embrapa Sorgo e Milho, de Sete Lagoas (MG).

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Bases Florestais Nos Presídios

CEDAE - Companhia Estadual de Águas e Esgotos

O projeto "Bases Florestais nos Presídios" é uma tecnologia social inovadora que visa à reintegração social de apenados enquanto contribui para a conservação e restauração dos mananciais de abastecimento público. A metodologia envolve a criação de viveiros de mudas florestais nativas da Mata Atlântica dentro de unidades prisionais, onde os detentos recebem oportunidade de trabalho, capacitação profissional e geração de renda. Enquanto os internos em regime fechado trabalham na produção das mudas florestais, aqueles em regime semiaberto saem diariamente da unidade prisional, para plantar e cuidar destas mudas até que as mesmas se tornem uma floresta. Além de fornecer habilidades profissionais, o projeto oferece aos apenados a oportunidade de contribuir positivamente para a sociedade, ajudando na restauração de áreas degradadas, na conservação da biodiversidade e na mitigação das mudanças climáticas. Essa tecnologia social não apenas proporciona benefícios ambientais, mas também tem um impacto transformador no aspecto social. Ao capacitar, empregar e remunerar os apenados em atividades específicas para empregos verdes, o projeto aumenta suas chances de emprego após o cumprimento da pena, reduzindo a reincidência prisional. Além disso, o envolvimento em atividades significativas e ambientalmente conscientes melhora a autoestima e autoconfiança dos detentos, promovendo sua reintegração bem-sucedida na sociedade. O Projeto "Bases Florestais nos Presídios" representa uma abordagem inovadora que unifica a reabilitação de apenados, a conservação ambiental e a conscientização social, criando um impacto positivo tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Berçário De Sementes Para A Regularização Ambiental De Propriedades Rurais

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Adotou-se o plantio de muvuca de sementes nativas e exóticas não invasoras, em unidades de restauração ecológica situadas em nascentes degradadas de Campo Verde, MT. Grandes e pequenos proprietários participam do trabalho. As técnicas são de baixo custo econômico e alta eficiência ambiental.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Bomba D'água Trampolim

Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS)

Certificada também em 2009, 2011 e 2013. A bomba trampolim tem uma estrutura fixa adequada e maior capacidade e qualidade na coleta de água das cisternas. A interação das famílias beneficiadas da tecnologia social bomba d’água bola de gude, cujo custo era alto, portanto, de difícil acesso por parte das famílias rurais, deu origem uma nova tecnologia social.

Temas: Recursos Hídricos Saúde Ver mais

Fale Conosco