Recursos Hídricos | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Recursos Hídricos

De Olho Na Água

Fundação Brasil Cidadão para Educação Cultura Tecnologia e Meio Ambiente (FBC)

O Projeto De Olho na Água, norteado por indicadores a serem atingidos na década da biodiversidade (2011 a 2020), voltado para a gestão de corpos hídricos através da reversão de processos de degradação e promoção de práticas sustentáveis reunindo a implantação de tecnologias socais para uso racional da água, tendo em vista a segurança hídrica, conservação e preservação de ambientes e espécies, recuperação e ampliação de cobertura vegetal e fixação de carbono. Dentro de uma concepção sistêmica de território foram implantados canteiros bio-sépticos e cisternas de ferrocimento em 8 comunidades de Icapuí e 9 hectares de mangue recuperados com mais de 100 mil mudas produzidas e plantadas.

Temas: Educação Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Desinfecção Solar De Água

Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)

Equipamento portátil que utiliza a energia solar para desinfecção de água contaminada de lagos, rios e igarapés, tornando-a apta ao consumo humano para populações sem acesso à água potável e eletrificação. Possui capacidade de descontaminação de até 400 litros de água por hora, pesando apenas 15 kg.

Temas: Recursos Hídricos Energia Ver mais

Dessalinizadores Solar

APA - Associação de Profissionais em Agroecologia

O dessalinizador solar é uma tecnologia social de que tem proporcionado inúmeros benefícios socioeconômicos e ambientais: é uma tecnologia de baixo custo de implantação e manutenção; possibilita segurança hídrica através do fornecimento de água potável; promove a transformação social frente a gestão dos recursos hídricos locais; utiliza a energia solar (limpa e renovável) para a promoção de água potável; além de possibilitar a convivência com o semiárido. Resumidamente, o dessalinizador solar é uma tecnologia de fácil construção, o que favorece sua disseminação social; é de baixo custo, o que possibilita seu uso individual ou coletivo; e não causa impactos ambientais.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Dispositivo Automático Para Proteção Da Qualidade Da Água De Chuva Das Cisternas

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

O dispositivo automático, denominado DesviUFPE, foi desenvolvido para desvio das primeiras águas de chuva no início de eventos de precipitação. O DESVIUFPE é bastante simples, confeccionado em tubos de PVC, faz esse descarte de forma automática, permitindo que os moradores se isentem da preocupação de levantar, muitas vezes de madrugada, para desviar as águas que levariam impurezas às cisternas.

Temas: Recursos Hídricos Saúde Ver mais

Dispositivo De Urbanização Sustentável: Vala De Infiltração Com Uso De Rscc

Sociedade Mineira de Cultura

As valas de drenagem com entulho é uma TS aplicada em vilas, favelas, ocupações urbanas e assentamentos rurais, quando é necessário direcionar o caminho das águas da chuva em encostas e ruas de terra, de modo a evitar processos de erosão nesses territórios, provocados por enxurradas. Essa técnica também reduz o volume de sedimentos carregados pelo escoamento da água superficial, e evita o acúmulo desses sedimentos no fundo de vale. Ao diminuir os impactos do caminho das águas no terreno, as valas de drenagem reduzem a necessidade de manutenção das encostas. O uso de materiais, recursos locais e de ferramentas usuais tornam possível a produção das valas por meio de mutirões.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Fale Conosco