Vida Terrestre | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Carbono Neutro Idesam - Promovendo Renda E Conservação Na Rds Do Uatumã

Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia– Idesam

O Programa Carbono Neutro Idesam (PCN), visa à implantação de Sistemas Agroflorestais ( SAFs) em áreas degradadas e improdutivas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, para perenizar a produção agrícola e florestal por meio de um modelo de desenvolvimento social de “baixo-carbono” aliado à geração de renda para as poluções tradicionais que ali residem, compensando a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) de parceiros interessados e do próprio Idesam.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Catálogo Polínico E Inventário Florístico Para Apis Mellifera Em Marcelino Vieira-Rn

Embrapa Agroindústria Tropical

A Caatinga abriga 94 espécies de abelhas e 318 de espécies vegetais endêmicas, o que nos estimulou a construir, a várias mãos, um catálogo polínico, incluso o inventário florístico espécies nativas e introduzidas usadas como fonte de néctar e pólen pelas abelhas. O objetivo foi construir metodologias, ferramentas, informações e resultados do levantamento florístico com interesse apícola (Apis mellifera), realizado em parceria entre grupo de apicultores, pesquisadores e técnicos do município de Marcelino Vieira-RN, que possibilitem sua apropriação às demandas das famílias rurais, como forma de subsidiar uma proposta técnica de planejamento apícola no município. Construímos mapas georreferenciados das espécies e apiários para utilização no planejamento da atividade agrícola; elaboramos um calendário apícola por meio da catalogação das espécies; e produzimos informações sobre os impactos gerados pela metodologia junto às famílias. As atividades foram mediadas por 10 oficinas de temas de interesse dos apicultores. O texto do Catálogo é rico em detalhes sobre as condições socioambientais de Marcelino Vieira, destaque potiguar na produção de mel. As ilustrações de hábito, flores, e grãos de pólen, que têm abertura, ornamentação, estratificação e aspectos gerais com imagens de qualidade, contribuem para sua identificação botânica em amostras de produtos apícolas e geossedimentos. São descritas 79 espécies vegetais. Cada página apresenta um indivíduo, num mosaico de 29 famílias de importância regional na disponibilidade de néctar ou pólen para as abelhas. As 24 espécies de leguminosas (Fabaceae) são um terço da lista. Os indivíduos estão registrados no Herbário Prof. Francisco José de Abreu Matos, da Universidade Vale do Acaraú, com o respectivo número no acervo, e a palinoteca está depositada na coleção da Universidade Federal do Ceará. Isso dá confiabilidade aos estudos e possibilita dirimir dúvidas de identificação botânica ou mesmo descrição morfológica.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Centro De Compostagem - Fábrica De Solos

prefeitura municipal de picui

A Tecnologia Centro de Compostagem - Fábrica de Solos proporciona a intervenção no combate à desertificação que ocorre no semiárido brasileiro, através do processo de compostagem, que é uma forma de transformação dos resíduos orgânicos descartados pela população em fertilizante orgânico, proporcionando a redução de resíduos sólidos, garantindo a participação social e servindo como ferramenta para a educação ambiental através de aulas práticas e teóricas no município de Picuí.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Construindo Feiras De Base Agroecológica-Cultural

Universiade Federal do Piaui

A TS construção de feiras de base agroecológica-cultural articula iniciativas institucional/comunitárias para viabilizar a comercialização de produtos da agricultura sustentável e da arte/artesanato do município, cuidando em realçar a dimensão política, cultural, educativa e formativa da Agroecologia. Adota o pensamento complexo; metodologias horizontais de trabalho; diálogos com rurais e urbanos, com artesãs e artistas; instituições; com experts de cada área. Constitui equipes de alunos e docentes objetivando consolidar vias para a segurança alimentar, visibilidade da arte/artesanato, empoderamento de mulheres, melhoria da renda e dos cuidados ambientais.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Criação De Abelhas: Tecnologia Social De Base Comunitária Na Comunidade Kalunga

Associação Quilombo Kalunga

A Comunidade Kalunga, reconhecida como o maior Quilombo do Brasil, possui grande herança cultural e uma ligação profunda com a natureza. O início das atividades de criação de abelhas, começou com a meliponicultura, para a criação de abelhas Jataí (Tetragonisca angustula) e Uruçu-cinzenta (Melipona fasciculata). No ano de 2018, a comunidade começou a fabricar caixas para a criação de abelhas Apis, iniciando as atividades de Apicultura. Com o apoio da AQK e do CEPF/IEB, foi possível ampliar e implantar apiários, que proporcionaram benefícios socioeconômicos, a partir da comercialização dos produtos fabricados pelas abelhas, principalmente o mel. Atualmente, a comunidade conta com 10 apiários comunitários.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Curva De Nível Com Cochinhos

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Milho e Sorgo

Consiste em dotar áreas rurais degradadas em encostas (com declividade até 25%) com curvas de nível intercaladas com estruturas rasas (cochinhos) com o objetivo de aumentar a capacidade de retenção e infiltração de água de enxurradas. Atuam como as Barraginhas, porém entram em áreas com declividades acima de 12%, onde elas não são recomendadas. Os cochinhos são escavações lineares feitas com retroescavadeira, com prof. até 70 cm, largura até 80 cm e comp. de até 8 m, feitos dentro das curvas de nível em intervalos maciços de 3 m que são rebaixados em até 20 cm para transferir os excedentes entre os cochinhos. Foi desenvolvida com a participação ativa de agricultores familiares.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Fale Conosco