Vida Terrestre | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Acordos Sustentáveis Em Uc

Instituto Pacto Amazônico

-Mapeamento e zoneamento do uso dos recursos naturais realizados de forma participativa pelas populações do interior e entorno nas Unidades de Conservação; -Cenário de uso passado, presente e planejamento futuro. - Banco das cadeias produtiva - Alternativas Participativas

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Agro-Infusor De Bio-Composto

Associação Sítio Escola Portão Grande

Trata-se de um equipamento agrícola a ser utilizado em sistemas de produção orgânica. O Agro-Infusor tem como produto final o Bio-Composto Aeróbio, que constitui-se em um caldo de micro-organismos altamente benéfico ao solo e às plantas. Seus componentes são os seguintes: - Um recipiente de preparo, o qual deve conter água, insumos orgânicos e uma (ou mais) matriz(es) de micro-organismos; - Um compressor de ar, responsável por fornecer oxigênio à mistura; - Uma bomba de água, para recirculação da mistura e abastecimento dos equipamentos de aplicação do produto final no solo e nas plantas; O compressor de ar e a bomba de água são ligados ao recipiente de preparo por tubos de pvc.

Temas: Meio ambiente Alimentação Ver mais

Aproveitamento Do Talo De Carnaúba Para Construção De Colmeias Para Abelhas Apis Mellifera

Associação de Educação e Cidadania Santos Dumont

A criação sustentável de abelhas Apis mellifera representa uma valiosa oportunidade para complementar a renda familiar na região oeste do Rio Grande do Norte. Os apicultores locais têm enfrentado desafios significativos devido à escassez de recursos para investir nessa atividade. A criação de abelhas exige um investimento inicial considerável, que inclui a aquisição de equipamentos como centrífugas, decantadores e mesas desoperculadoras, bem como as próprias colmeias. Surpreendentemente, o custo das colmeias corresponde a aproximadamente um terço do investimento total em um projeto apícola. Nesse contexto, foi desenvolvido um projeto que visa capacitar e orientar os interessados na fabricação de colmeias do tipo Langstroth. O diferencial desse projeto é o aproveitamento do talo de carnaúba (Copernicia cerifera), que é abundante nos municípios de Tibau, Grossos e Mossoró. Tradicionalmente, esse material costuma ser queimado, uma vez que não é utilizado na produção de peças artesanais, nas quais a palha é retirada para confeccionar itens como chapéus, bolsas, cestos e esteiras, e o pó é extraído para a fabricação de cera de carnaúba. No entanto, esse projeto inovador propõe o uso eficiente desse recurso natural na fabricação de colmeias, que se tornaram a base para o início da criação racional de abelhas Apis mellifera na região. Além de contribuir para a preservação da carnaúba e reduzir o desperdício, essa abordagem sustentável oferece uma oportunidade econômica importante para os apicultores locais, permitindo que eles iniciem ou ampliem suas atividades apícolas de forma mais acessível e consciente do meio ambiente.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Araucária+ | Ecossistema De Inovação Para A Criação De Valor Compartilhado

Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI)

A tecnologia consiste na estruturação de uma plataforma que conecta produtores rurais sustentáveis, mercado diferenciado, rede de Ciência & Tecnologia & Inovação, políticas públicas e investidores, resultando na geração de valor compartilhado para todos os envolvidos, incluindo incremento em renda para os produtores e em conservação do ecossistema de Floresta com Araucárias. No Araucária+, os produtores adotam práticas de produção sustentáveis de pinhão e de erva-mate. Estes são adquiridos por empresas inovadoras, articuladas pelo HUB (Agente Articulador do Projeto), dispostas a pagar um sobre-preço por produtos inovadores e sustentáveis.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Fale Conosco