Vida Terrestre | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Plantando Águas

Iniciativa Verde

Plantando Águas integra o saneamento básico, a recuperação florestal e a educação ambiental para proteger a água na zona rural. Une o plantio de agroflorestas, que aliam produção e proteção do solo, com a instalação de tecnologias sociais de tratamento de esgoto, como a fossa séptica biodigestora, o jardim filtrante, a cisterna de captação de águas de chuvas. O conjunto destas práticas se articula na promoção da autonomia técnica e produtiva, com ações de extensão rural e de educação ambiental, dentro e fora dos imóveis rurais. É orientado a pequenos agricultores familiares, assentados rurais, comunidades tradicionais e residentes de Unidades de Conservação.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Plataforma Produzindo Certo: Promovendo A Produção Rural Responsável

Aliança da Terra

A Plataforma Produzindo Certo (PPC) é um sistema de gestão e monitoramento socioambiental aplicável a propriedades rurais independente do seu tamanho, produção ou localização. Essa tecnologia oferece ferramentas que auxiliam o produtor a adotar práticas que levam a sua propriedade a evoluir sob a ótica da sustentabilidade: ambiental, social e produtiva. A PPC também serve outros elos da cadeia produtiva (varejo e indústria) para monitorar e dar transparência ao desempenho socioambiental de fornecedores e, ao mesmo tempo, valorizar aqueles comprometidos com a produção responsável. A PPC conta com 1.000 propriedades no Brasil e 300 em outros países da América Latina, ou 5 milhões de hectar

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

Poço De Carbono Juruena

Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena

Esta TS tem como objetivo central, demonstrar a viabilidade técnico-econômica de um projeto de Sequestro de carbono realizado através da implantação de sistemas agroflorestais – SAFs, que maximizem a geração de renda e a fixação do carbono no Município de Juruena, região noroeste do Estado.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Produção Sustentável De Óleos Vegetais Aromáticos E Medicinais E Produtos Afins

Associação Vida Verde da Amazônia

A produção sustentável de óleos vegetais e cosméticos naturais tornou-se uma alternativa econômica para as mulheres da cidade de Silves no Amazonas e parceiros comunitários, aplicando e preservando, assim, seus conhecimentos tradicionais e populares sobre o manejo de plantas nativas.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Programa Educacional De Apoio Ao Desenvolvimento Sustentável - Peads

Serviço de Tecnologia Alternativa

O PEADS nasceu como uma alternativa para a Educação Escolar do Campo. Depois de comprovada nas Escolas do Campo, em várias modalidades, foi sendo observado que o que serviu para a educação escolar, servia também para a educação popular, não formal. E mais ainda, servia para estimular processos comunitários de desenvolvimento local. O Serta foi sistematizando e aplicou na formação profissional no curso técnico de Agroecologia, que ministra em suas duas unidades de ensino. E também nos diversos públicos de atuação, principalmente para transição agroecológica para e com as mulheres, onde a realidade local é objeto de estudo e intervenção. É uma metodologia de desenvolvimento de pessoas.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Programa Produtor De Água - Projeto Conservador Das Águas

Agência Nacional de Águas (ANA)

O Programa Produtor de Água contempla o pagamento de serviços ambientais a proprietários que realizarem práticas de conservação de água e solo em sua propriedade. Para tanto, a ANA busca apoiar tecnicamente o projeto, financiar ações de conservação de água e solo, além de coordenar a execução.

Temas: Meio ambiente Ver mais

Projeto De Olho Nos Olhos - Proteção E Recuperação De Nascentes

Grupo Dispersores

O projeto “De Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes”, trata-se de um processo de recuperação da vegetação nativa em áreas de preservação permanente de nascentes, através do isolamento da área com cerca de arame farpado e o plantio de mudas nativas na área isolada. A restauração destas áreas busca proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos quantitativamente e qualitativamente, beneficiando diretamente os produtores rurais ao terem nascentes em sua propriedade recuperadas sem nenhum custo. Este processo ainda beneficia toda a população a jusante destas nascentes recuperadas, pois esta ação conserva e produz água para o abastecimento humano

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Projeto Ilhas Verdes

Instituto das Águas da Serra da Bodoquena

Ilhas Verdes também denominado Ilhas de Vegetação é uma metodologia de restauração florestal enquadrada na técnica de Nucleação que foi experimentada no município de Bonito/MS entre os anos de 2012 à 2016. Desde então, a instituição adotou essa forma de plantio em todos os seus projetos, pois diminui o custo da restauração, ao diminuir a quantidade de insumos e da manutenção do capim braquiária.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

Fale Conosco