Vida Terrestre | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Semeando A Cabeceira Do Xingu

Instituto Socioambiental

A bacia rio Xingu está localizada no arco de desmatamento e consequentemente grandes áreas de preservação permanente degradadas e modelo tradicional de restauração, plantio de mudas, não tinha boas experiência na região, por ter custo elevado, escassez de viveiros produtores de mudas e baixa diversidade de espécies. Para poder atender essa demanda de restauração, pensou em uma solução que tivesse baixo custo, alta diversidade, envolvesse a comunidade local, sendo eles indígenas, assentados a reforma agrária, moradores urbanos e fazendeiros, para tal utiliza-se semeadura direta, que é composta por sementes de adubação verde e árvores nativas.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Sistema Miyawaki De Restauração De Ecossistemas Na Amazônia

Instituto Amigos da Floresta Amazônica - ASFLORA

Desenvolvido há mais de 50 anos, o sistema de recuperação florestal “Ecologia Criativa”, do prof. Akira Miyawaki, vem se tornando a base principal para o desenvolvimento do Sistema de Restauração de Ecossistemas na Amazônia, no qual nomeamos de Sistema Miyawaki. Dos anos de 2001 a 2019, realizaram-se 40 tecnologias sociais, totalizando mais de 200729 mudas de espécies da região amazônica plantadas. A tecnologia torna-se um instrumento que visa aproximar a sociedade e sensibilizar sobre a importância das florestas do ponto de vista da preservação e do desenvolvimento do ecossistema e, através do reflorestamento, promover o retorno da biodiversidade da região.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Sistema Tipitamba: Agricultura Familiar Sem Queimadas Na Amazônia

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental

A tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental propõe uma alternativa ao método tradicional de derruba e queima na agricultura familiar amazônica pelo preparo de área sem o uso do fogo, resgatando a sustentabilidade social, econômica e ecológica da unidade familiar rural.

Temas: Meio ambiente Alimentação Ver mais

Sistemas Agroflorestais (Saf): Geração De Renda E Conservação Socioambiental

Instituto de Pesquisas Ecológicas

O SAF usa a matéria orgânica como fonte de nutriente e consorcia de forma adensada espécies de diferentes ciclos de vida e que ocupam diferentes alturas. Esta tecnologia social de baixo impacto tem como resultados: colheita facilitada, aumento na produção e diminuição de mão de obra na capina.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Fale Conosco