Vida Terrestre | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais It's Over 9000!

Resultados da busca

Implantação De Safs-Sistemas Agroflorestais Para Composição De Reserva Legal

Associação dos Trabalhadores Rurais da Reforma Agrária.

SAFs-Sistemas Agroflorestais consiste em Plantar de forma integrada uma diversidade de plantas de porte rasteiro, baixo, médio, intermediário e alto com ciclos de vida diversos intercalados de forma que se possa aproveitar o espaço de plantio tanto na vertical quanto na horizontal em uma escala de tempo previamente planejada. O SAF imita as florestas naturais, produz hortaliças, grãos, tubérculos, frutos, madeiras, plantas capazes de fertilizar o solo.O sistema de SAF favorece a micro e macro fauna, promove a recuperação de solos degradados, infiltra água e estreita a relação do homem com a terra. Garante autonomia alimentar para os camponeses em quantidade, qualidade e diversidade.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta Em Propriedades De Agricultura Familiar

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

A integração lavoura-pecuária-floresta integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação. Os efeitos sinérgicos entre os componentes incluem a adequação ambiental e a viabilidade econômica da atividade agropecuária

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Investimento Em Serviços Ambientais Para A Conservação E Recuperação De Mananciais

Agência de Águas da Bacia Hidrográfica do rio Doce (AGEDOCE)

A tecnologia social envolve o incremento de serviços ambientais para a conservação e recuperação de mananciais de abastecimento público de água, a qual é realizada com extrema associação aos produtores rurais dessa bacia hidrográfica de vulnerabilidade hídrica. Nessa atividade, percebe-se que a demanda por recuperação ambiental quando aliada a práticas sustentáveis, deixa o processo mais dinâmico, contínuo e integrado. O contexto dessa tecnologia envolve o ciclo de implementação de 3 práticas sustentáveis conjuntamente na propriedade rural, o qual é considerada a unidade da Tecnologia Social. Sendo assim, visa-se ao empoderamento social, econômico e ambiental do proprietário rural por meio da i) implementação de sistema agroflorestal sucessional ou produtivo (SAF), ii) implementação de sistema de tratamento de efluente doméstico individual e iii) capacitação em 4 temas definidos em estreita participação com o(s) proprietário(s) rurais das unidades da Tecnologia Social. Por meio dessa metodologia, há a transformação social dos produtores rurais envolvidos e da comunidade afetada, bem como melhoria das condições ambientais e hídricas dos mananciais de abastecimento público de forma concentrada, remetendo a princípios de autogestão, protagonismo social, cuidado ambiental e solidariedade econômica.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Fale Conosco
Plataforma de Tecnologias Sociais It's Over 9000!
500

Ops, não foi possível acessar esta página neste momento. Por favor, tente novamente mais tarde.

Fale Conosco