Resultados da busca
Manejo De Bacurizeiros Nativos
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental
Aproveitamento de rebrotamentos de bacurizeiros nativos em roçados degradados de antigas áreas onde havia ocorrência desta espécie que foram derrubados no passado. O manejo consiste em colocar estes rebrotamentos no espaçamento adequado e reduzir a competição com o mato e transformar em um pomar
Temas: Meio ambiente Renda Ver mais
Mulheres Empreendedoras: Vassouras Pet “Fortalecimento Da Autoestima E Do Gênero
Associação Beneficente Comunidade de Mãos Dadas - Alto do Fundão
A oficina de vassouras a base de garrafas pet, foi construída pela Associação Beneficente Comunidade de Mãos Dadas no ano de 2000, para proporcionar melhores condições de vida para um grupo de mulheres associadas. Batizada de PETIVARRE, as vassouras além de fazer muito sucesso pela sua durabilidade, são responsáveis pela ocupação e renda de mulheres de baixa renda e contribui para preservação do meio Ambiente, impedindo que milhares de garrafas tenham como destino final o leito do rio São Francisco.
Temas: Renda Meio ambiente Ver mais
Manejo Comunitário De Camarão De Água Doce
Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (ATAIC)
Adequação das armadilhas de captura (matapis) para reter apenas camarões grandes, liberando aqueles ainda não aptos ao consumo, permitindo que os estoques naturais da espécie se mantenham. Capacitação em produção, comercialização e gestão de empreendimentos associativos.
Temas: Renda Meio ambiente Ver mais
Monitoramento Mirim Costeiro
Instituto Monitoramento Mirim Costeiro
O Monitoramento Mirim Costeiro - MMC é um programa pioneiro de Educação Socioambiental que tem como objetivo transformar crianças em “Guardiãs dos Oceanos”. Reconhecido como exemplo de Inovação e Criatividade na Educação Básica no Brasil pelo MEC, o programa envolve as crianças com os atuais problemas socioambientais relacionados aos oceanos, fomentando experiências de aprendizagem prática no ambiente costeiro. As crianças se tornam pesquisadoras e monitoras mirins do litoral onde vivem, conhecendo sobre as características desse ecossistema, sobre a cultura local e as atividades socioeconômicas exercidas em sua comunidade.
Temas: Educação Meio ambiente Ver mais
Metodologia De Gestão De Redes De Feiras Agroecológicas Solidárias
Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá
A metodologia de Gestão de Redes de Feiras Agroecológicas Solidárias vem sendo aperfeiçoada há 19 anos de forma coletiva e participativa por agricultores e agricultoras familiares que são assessorados pelo Centro Sabiá cuja finalidade é o desenvolvimento de processos de gestão de feiras e redes de comercialização agroecológica que proporcionem a autonomia das famílias nos processos de comercialização, geração de renda e melhoria da qualidade de vida. Sua aplicação apresenta resultados concretos no que diz respeito ao incremento da renda e fortalecimento da autonomia das famílias agricultoras nos processos de gestão das feiras agroecológicas que compõem a Rede Espaço Agroecológico
Temas: Renda Meio ambiente Ver mais
Maravaia Da Aprendizagem
Fundação Tocaia
Maravalha segundo o dicionário da língua portuguesa é um substantivo feminino que significa pedacinho de madeira usado para atear ou acender fogo, graveto, garrancho, acendalha, apara ou lascas de madeira, que sozinhos quebram facilmente, mas que se reunidos se tornam difíceis de quebrar. Maravaia, pronúncia nordestina, tem o sentido do provérbio popular “a união faz a força”. Maravaia é a tecnologia social utilizada pela Fundação Tocaia para falar da estética metodológica de organização e fortalecimento de Redes de Coletivos de Educação - Cultura - Meio Ambiente - Saúde - Economia Solidária e Criativa - Direitos Humanos. Maravaia visa o protagonismo, a autonomia e o empoderamento social de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social para a gestão compartilhada e a sustentabilidade do Território TransXingu. Construída por artistas e educadoras populares da Fundação Tocaia junto às comunidades de agricultores familiares, pescadores, ribeirinhos, extrativistas, indígenas e quilombolas durante os eventos educativos promovidos pela Fundação Tocaia, a Maravaia define a arte como principal instrumento para o diálogo, a informação e a formação e propõe traduzir linguagens técnicas e científicas em linguagens acessíveis. Materializando essa prática pedagógica com o Coletivo de Educadores, Artistas e Mulheres, dentre suas principais experiências, a Maravaia completa em 2019 seus 21 anos de existência. Alguns princípios adotados pela Maravaia demonstram o seu potencial de replicabilidade, dentre os principais podemos citar: a Roda, a Gestão Compartilhada, o Diálogo, a Valorização da Identidade/Diversidade, a Valorização dos saberes independente da escolaridade e da área de conhecimento, o Protagonismo, autonomia e o empoderamento social, e a Construção Contínua do Projeto Político Pedagógico. A iniciativa da Maravaia da Aprendizagem, que começa em caráter experimental em 1998 até 2008, contou inicialmente com a parceria do IBAMA, Fundação Carlos Gomes, Instituto de Artes do Pará, Prefeituras de Altamira, Brasil Novo, Uruará, Vitória do Xingu, Souzel, Anapu e Pacajá, Movimento de Mulheres da Transamazônica e Xingu, Coletivo de Música da TransXingu, Coletivo de Arte-educadores, Casa Familiar Rural, Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Altamira(SEMAT), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Cultura (MinC).
Temas: Educação Meio ambiente Ver mais
Metodologia Educativa Para Redução De Vulnerabilidades A Riscos Socioambientais
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)
Refere-se a uma metodologia de trabalho voltada para a redução de vulnerabilidades socioambientais, focando três eixos: qualificação da percepção de riscos relacionados à ocupação do território; estímulo a ações e atitudes para aumentar a resiliência; fomento à participação social e organização
Temas: Educação Meio ambiente Ver mais
Manejo Sustentável De Dejetos Da Suinocultura
Universidade Federal de Santa Catarina
A Tecnologia de manejo de dejetos de suínos deve visar a sustentabilidade ambiental da propriedade rural, desde as unidades de criação, passando pelo tratamento, até a sua correta utilização, como biofertilizante na agricultura e como combustível (biogás) na geração de energia. A tecnologia deve adequar a propriedade à legislação ambiental, além de gerar economia financeira para o produtor rural e sua família. As etapas constituintes desse sistema são: coleta dos dejetos suínos na unidade de produção, biodigestor, lagoa de armazenamento de efluentes (biofertilizante), lagoa de lemnas, motogerador (à biogás) e, lavoura agrícola.
Temas: Meio ambiente Energia Ver mais
Minissistemas Ecológicos Para A Formação Socioambiental Nas Periferias Urbanas
Fundação Julita
Metodologia educativa para promover a formação socioambiental em áreas de periferia urbana, a partir da consolidação de valores e da criação coletiva de minissistemas ecológicos, baseados em princípios da permacultura, associados à água, alimentos, saneamento e resíduos sólidos, com foco na autonomia e criatividade na busca de soluções ambientais. O ciclo formativo beneficia crianças e jovens a partir dos sete anos e também prevê formação para seus educadores. A tecnologia social foi aplicada na Fundação Julita e, posteriormente, replicada na Fábrica de Cultura do Jardim São Luís; beneficiando mais de 1 mil pessoas de baixa renda, moradores da periferia do distrito do Jardim São Luís-SP.
Temas: Educação Meio ambiente Ver mais
Mureta De Pedras: Tecnologia Social De Combate Aos Efeitos Da Desertificação
Instituto Terraviva
A mureta de pedras consiste, basicamente, no empilhamento em nível de pedras, com intensidade, nas áreas agrícolas de comunidades, com o objetivo de promover a diminuição no carreamento de partículas dos solos em situação de enxurrada. Fenômeno de grande contribuição na degradação do solo e que implica na lixiviação de nutrientes e perda da camada fértil, devendo receber especial atenção em ações de conservação. Os benefícios são percebidos de médio em longo prazo viabilizando a agricultura familiar e contribuindo para o manejo sustentável da Caatinga. Conhecida há muito tempo em outras regiões, esta tecnologia era, desconhecida no estado de Alagoas, antes dessas ações.
Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais