Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Florestas
Sistema de produção da pupunha como alternativa para melhorar a renda do produtor rural. A não oxidação do palmito, torna-o adequado para venda in natura, e a formação de touceira, pereniza a sua exploração. O preço da pupunha in natura pode chegar a R$10,00/haste na venda direta ao consumidor. A idade de corte de 18 meses, enquanto a juçara é a partir de 7 anos e alta produtividade (chega a produzir 900 g por perfilho/colheita). Desenvolvimento de solução filmogênica para revestimento comestível do palmito de pupunha e embalagem para comercialização do palmito minimamente processado aumenta a sua vida útil de 10 para 22 dias, além de novos produtos derivados dos resíduos agro-industriai
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental
A Instalação de hortos e oficinas de manipulação de plantas medicinais nas comunidades quilombolas, ribeirinhas e carcerárias permitiu que a tecnologia trouxesse novas oportunidades de melhoria na qualidade de vida através do aumento de renda, contribuindo para a reintegração do preso à sociedade.
A produção sustentável de óleos vegetais e cosméticos naturais tornou-se uma alternativa econômica para as mulheres da cidade de Silves no Amazonas e parceiros comunitários, aplicando e preservando, assim, seus conhecimentos tradicionais e populares sobre o manejo de plantas nativas.
Instituto Paranaense de Assistencia Técnica e Extensão Rural- Emater
Estratégia metodológica para assistência técnica a famílias produtoras de leite, fundamentada na solução dos principais problemas da produção. Contempla ações visando o aumento da produção, produtividade e renda. Tem como diferencial a aplicação de tecnologias já validadas, sendo estas avaliadas in loco e difundidas para produtores de vizinhança, em processos de difusão grupal e massal. Tem resultado em melhorias na qualidade de vida aos agricultores, contribuído para o desenvolvimento econômico dos municípios e ainda na formação de profissionais especializados.