A integração lavoura-pecuária-floresta integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação. Os efeitos sinérgicos entre os componentes incluem a adequação ambiental e a viabilidade econômica da atividade agropecuária
Esta tecnologia consiste na inclusão socioprodutiva de jovens agricultores familiares rurais na região do Baixo Sul da Bahia (CFAF), através da formação profissional técnica em florestas por alternância, com oportunidade de implantação de projetos educativos-produtivos (PEP´s) em suas propriedades visando geração de trabalho e renda para as unidades-família comprometidos com a produção sustentável, segurança alimentar, consciência ambiental, utilizando tecnologias de baixo impacto que viabilize a produção de alimentos saudáveis e, contudo, a melhoria da qualidade de vida das famílias e das comunidades nas quais estão inseridos permitindo o alcance da sustentabilidade.
A ISONOMA: Práticas de Cooperativismo e Desenvolvimento Humano é um conjunto de ações interligadas, destinadas a fomentar o desenvolvimento inclusivo e sustentável de micro e pequenos empreendedores de baixa renda. Direcionada a povos e comunidades tradicionais e periféricas, esta tecnologia social participativa e colaborativa apoia atividades de artesanato, agricultura familiar, ecoturismo de base comunitária, reciclagem e culinária.
Fiel aos valores da economia solidária e aos princípios da universalidade, a abordagem integradora da ISONOMA não apenas acolhe e capacita os indivíduos, ela também cultiva um ecossistema de colaboração e suporte mútuo. Uma vez implementada, esta rede torna-se um instrumento essencial para a construção de uma economia mais equitativa e sustentável, reunindo esforços de ONGs, universidades, iniciativa privada, sociedade civil e o poder público.