O SAF usa a matéria orgânica como fonte de nutriente e consorcia de forma adensada espécies de diferentes ciclos de vida e que ocupam diferentes alturas. Esta tecnologia social de baixo impacto tem como resultados: colheita facilitada, aumento na produção e diminuição de mão de obra na capina.
Associação Estadual dos Pequenos Agricultores de Goiás - AEPAGO
A utilização das sementes crioulas visa resgatar a biodiversidade, cultura dos povos, garantir a soberania alimentar e gerar renda. O resgate, multiplicação e distribuição de sementes realizado pela AEPAGO possui 11 anos. Já se produziu 1500 ton de sementes de arroz, feijão e milho. Possui duas linhas: com as famílias guardiãs que são acompanhadas e capacitadas para reproduzir as sementes e outra com famílias produtoras orientadas para a condução da lavoura. O trabalho é acompanhado por pesquisadores da EMBRAPA que promovem capacitações através de tecnologias simples e apropriadas para produção e armazenamento das sementes.
A bacia rio Xingu está localizada no arco de desmatamento e consequentemente grandes áreas de preservação permanente degradadas e modelo tradicional de restauração, plantio de mudas, não tinha boas experiência na região, por ter custo elevado, escassez de viveiros produtores de mudas e baixa diversidade de espécies. Para poder atender essa demanda de restauração, pensou em uma solução que tivesse baixo custo, alta diversidade, envolvesse a comunidade local, sendo eles indígenas, assentados a reforma agrária, moradores urbanos e fazendeiros, para tal utiliza-se semeadura direta, que é composta por sementes de adubação verde e árvores nativas.